Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero sair da AMD (Plataforma AM4) por conta das suas motherboards com defeito crônico e também por querer trocar de processador pra tirar o gargalo da placa de vídeo. Quero rodar melhor os jogos sem stuttering, em 1080p, pelo menos com desempenho a mais do que atualmente, subindo uns 15FPS, por exemplo.
Ou seja, aceito sugestões para processador e placa-mãe da Intel que sejam custo-benefício, bom e "barato", suficiente para a configuração atual do meu PC:
Diria que seria até R$1.500 que eu posso gastar, pensei em uma I5 10400F (mas não sei qual a placa-mãe)
Ah, e quero adicionar mais um SSD futuramente, pelo menos SATA que é mais fácil kkk
Meu PC atual é este:

Processador AMD Ryzen 5 3400G Quad-Core 3.7GHz (4.2GHz Turbo) 6MB Cache AM4

Placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2, AMD B450, mATX, DDR4, (rev. 1.0)

Memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8) DDR4 2666Mhz 

Fonte MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, Entrada Bivolt

Gabinete Gamer Redragon Wheel Jack, Mid Tower, Lateral e Frontal em Vidro - GC-606BK
Placa de vídeo GTX ASUS Phoenix 1660 6GB OC

SSD Kingston 120GB

HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s

Postado

@saito Por que ao invés de mudar de plataforma, você não faz um upgrade no seu processador?

Sua placa-mãe suporta de boa um Ryzen 5 5600X, ou até mesmo um Ryzen 7 5700X.

Isso já vai melhorar muito a performance em jogos.

18 minutos atrás, saito disse:

Quero sair da AMD (Plataforma AM4) por conta das suas motherboards com defeito crônico

Qual defeito crônico?

Você procura sempre verificar se tem atualizações de BIOS?

• Curtir 1
Postado
agora, Rafael Tuco disse:

@saito Por que ao invés de mudar de plataforma, você não faz um upgrade no seu processador?

Sua placa-mãe suporta de boa um Ryzen 5 5600X, ou até mesmo um Ryzen 7 5700X.

Isso já vai melhorar muito a performance em jogos.

Qual defeito crônico?

Você procura sempre verificar se tem atualizações de BIOS?

Atualizei a BIOS da F64 pra F66 recentemente, o defeito é que todas as placas que eu tive paravam de pegar quando chovia (Umidade) e precisa esquentar com o secador de cabelo. Por isso quero migrar, juro que queria continuar na AMD, mas é a quarta placa que eu tenho que trocar.

(Sei que o defeito só vai acontecer com a AMD porque minha irmã teve um PC da Intel na mesma época que eu e nunca aconteceu com ela)

• Coordenador
Postado

Não existe qualquer histórico de defeito crônico nas placas-mãe da AMD. Na realidade, AM4 é a plataforma mais estável do mercado atualmente. Quem tem histórico de problemas crônicos é a plataforma LGA 1700 da Intel: https://www.pcbuilder.com.br/post/como-resolver-problemas-intel-LGA-1700-guia-de-rma

Existem, contudo, críticas de qualidade às placas-mãe da Gigabyte, como esta que você possui, que ainda por cima é classificada como tier E (muito ruim): https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

Não sei quais outras placas você teve, mas essa da Gigabyte foi má escolha. O problema nesse caso não foi a plataforma AM4, mas a escolha específica de placa-mãe (que também poderia ocorrer em qualquer outra plataforma, já que toda plataforma tem opções ruins). Além disso, dada a recorrência do problema, eu já teria suspeitado de algum outro componente.

• Curtir 3
Postado
35 minutos atrás, KairanD disse:

Não existe qualquer histórico de defeito crônico nas placas-mãe da AMD. Na realidade, AM4 é a plataforma mais estável do mercado atualmente. Quem tem histórico de problemas crônicos é a plataforma LGA 1700 da Intel: https://www.pcbuilder.com.br/post/como-resolver-problemas-intel-LGA-1700-guia-de-rma

Existem, contudo, críticas de qualidade às placas-mãe da Gigabyte, como esta que você possui, que ainda por cima é classificada como tier E (muito ruim): https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

Não sei quais outras placas você teve, mas essa da Gigabyte foi má escolha. O problema nesse caso não foi a plataforma AM4, mas a escolha específica de placa-mãe (que também poderia ocorrer em qualquer outra plataforma, já que toda plataforma tem opções ruins). Além disso, dada a recorrência do problema, eu já teria suspeitado de algum outro componente.

Já mandei A320M e outras B450M para assistência e o problema simplesmente é exatamente que eu disse, elas são constatadas com defeitos, já acionei RMA várias vezes e é a mesma coisa sempre, não liga durante dias mais úmidos. Ao pesquisar, não só a Gigabyte, a ASUS também ocorre esse problema e não é um problema exclusivo. 

Mas o assunto do tópico é recomendação da Intel, não consigo ficar na AMD sem ficar com receio que vai acontecer de novo independente da marca ou modelo.

Postado

Com esse orçamento o Intel que dá para encarar - e até certo ponto vale a pena;  é o i5-12400F - R$ 680,00 + placa-mãe ASUS Prime H610M-A - R$ 660,00= R$ 1.340,00.

O equivalente da AMD sai mais barato se usar uma placa-mãe básica(mas com bom VRM) - Ryzen 5600 R$ 820,00 + MSI A520M-A PRO - R$ 450,00 = 1.270,00.

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, saito disse:

pensei em uma I5 10400F

Uma verdadeira viagem ao passado, um suicídio financeiro. 
E quanto ao SSD, Sata e NVMe custam o mesmo preço.

O  i5-12400F indicado por 1lokos é o custo-benefício da intel, e tem dias em que aparece por 600 reais em oferta. 
Se acompanhar grupos de promoções no Telegram dos canais de YT Guiga Tech Games e TJ Gaming achará boas ofertas diárias

Mas comprar tudo de novo é realmente complicado, principalmente porque algumas placas mãe básicas andam passando dos 500, custando quase o preço de algumas AM5.
Precisa ver que tanto problema é esse que anda tendo nas placas mãe. As gigabytes apresentam histórico de problemas, como foi dito. Você se recorda dos modelos que já teve?

Postado
42 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Precisa ver que tanto problema é esse que anda tendo nas placas mãe. As gigabytes apresentam histórico de problemas, como foi dito. Você se recorda dos modelos que já teve?

Eram todas Gigabyte e acontecia de todas pararem de funcionar em dias mais úmidos, aí tive que optar por um secador de cabelo para ligá-las. Já vi de acontecer com a marca ASUS, também em B450M 

1 hora atrás, 1lokos disse:

Com esse orçamento o Intel que dá para encarar - e até certo ponto vale a pena;  é o i5-12400F - R$ 680,00 + placa-mãe ASUS Prime H610M-A - R$ 660,00= R$ 1.340,00.

O equivalente da AMD sai mais barato se usar uma placa-mãe básica(mas com bom VRM) - Ryzen 5600 R$ 820,00 + MSI A520M-A PRO - R$ 450,00 = 1.270,00.

Obrigada pela sugestão, vou ver direitinho entre essas opções.

Postado

Como já disseram os colegas, as placas da gigabyte tem uma tendência de darem problema no low end, e a ASUS, apesar de ter um histórico menor nesse quesito, tem também sua lista de modelos problemáticos nas placas mães mais básicas, incluindo algumas b450 ( quase toda empresa tem, umas mais , outras menos, e é por isso que tem a famosa frase "não compre por marca mas por modelo", que normalmente é usada pra fonte, mas cabe pra placa-mãe também. Se não me engano a série Prime na plataforma AM4 dá própria ASUS, por exemplo, tem produtos bons e ruins numa mesma linha. Não posso opinar sobre ela em outras plataformas, nunca verifiquei ). Deixando agora só um pouco de experiência anedotica, na minha experiência com montagem de computadores, eu já vi bem mais produtos com problemas do lado da Intel do que da AMD ( inclusive em termos de recuperar produto sucateado, as chances de você conseguir fazer algo sobre o da AMD são razoavelmente maiores na minha experiência ). 

• Curtir 1
Postado

Por comentários de outros usuários que enfrentaram o problema de ligar devido a umidade com placa AM4, parece que a causa é relacionada a um cristal usando nas placas-mãe B450, talvez solda fria.

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, NStão disse:

Como já disseram os colegas, as placas da gigabyte tem uma tendência de darem problema no low end, e a ASUS, apesar de ter um histórico menor nesse quesito, tem também sua lista de modelos problemáticos nas placas mães mais básicas, incluindo algumas b450 ( quase toda empresa tem, umas mais , outras menos, e é por isso que tem a famosa frase "não compre por marca mas por modelo", que normalmente é usada pra fonte, mas cabe pra placa-mãe também. Se não me engano a série Prime na plataforma AM4 dá própria ASUS, por exemplo, tem produtos bons e ruins numa mesma linha. Não posso opinar sobre ela em outras plataformas, nunca verifiquei ). Deixando agora só um pouco de experiência anedotica, na minha experiência com montagem de computadores, eu já vi bem mais produtos com problemas do lado da Intel do que da AMD ( inclusive em termos de recuperar produto sucateado, as chances de você conseguir fazer algo sobre o da AMD são razoavelmente maiores na minha experiência ). 

Entendo, até então não sabia que Gigabyte não era tão bem nesse quesito, obrigada por dar sua explicação

@1lokos o que você acha de um Ryzen 5 5500 que está R$ 549,99 na promoção?
 sobre uma TUF Gaming B550M-PLUS que também está R$ 945,91 na promoção, também é uma boa essas opções?
Pode passar um pouco do meu orçamento em alguns casos, mas estou pesquisando mais

Postado
37 minutos atrás, saito disse:

o que você acha de um Ryzen 5 5500 que está R$ 549,99 na promoção?

Será um belo salto em relação ao seu 3400G.

39 minutos atrás, saito disse:

sobre uma TUF Gaming B550M-PLUS que também está R$ 945,91 na promoção

A qualidade da linha TUF é absurda. É uma excelente opção.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, saito disse:

...uma TUF Gaming B550M-PLUS que também está R$ 945,91 na promoção

Não tem nada de "promoção" neste preço, que, aliás, é venda no marketplace da Kabum, o que, em geral, é mais caro.

Na Pichau a mesma placa-mãe é R$ 890,00

É mais "jogo" (no sentido literal) pegar o Reyzen 5600 + MSI A520M-A PRO - cujo VRM suporta um eventual Ryzen 5700X3D, caso apareça com preço interessante, atualmente ficou caro demais, já "não vale o que custa".

Também, a esta altura do "campeonato" não faz muito sentido investir tanto - quase R$ 1.000,00/ numa placa-mãe AM4, é mais sensato gastar tal valor com placa-mãe AM5, embora as opções de CPU e memória sejam mais caras, não encaixando no seu orçamento.

• Curtir 2
Postado

24 minutos atrás, 1lokos disse:

Não tem nada de "promoção" neste preço, que, aliás, é venda no marketplace da Kabum, o que, em geral, é mais caro.

Na Pichau a mesma placa-mãe é R$ 890,00

É mais "jogo" (no sentido literal) pegar o Reyzen 5600 + MSI A520M-A PRO - cujo VRM suporta um eventual Ryzen 5700X3D, caso apareça com preço interessante, atualmente ficou caro demais, já "não vale o que custa".

Também, a esta altura do "campeonato" não faz muito sentido investir tanto - quase R$ 1.000,00/ numa placa-mãe AM4, é mais sensato gastar tal valor com placa-mãe AM5, embora as opções de CPU e memória sejam mais caras, não encaixando no seu orçamento.

ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II ou MSI A520M-A PRO
Questão de qualidade e durabilidade mesmo, só pra saber mesmo. Vou na que cabe no orçamento ^^

Postado

A  TUF Gaming B550M-PLUS em promoção deve custar 800 ou menos, e não os 945 que estavam pedindo no link acima.
E ainda há a reflexão de que se vale a pena pagar caro em AM4 nesse momento, pois boas placas mãe AM5 já aparecem nessa mesma faixa de preço.

A A520M TUF é excelente, suporta qualquer processador AM4. O preço não é ruim, porém na última terça apareceu por 509 na loja oficial Inpower na Shopee.

Se quiser acompanhar boas promoções precisará fazer o que eu disse na postagem anterior.

Nesse momento o i5-12400F está por R$ 589 LINIK  (claro que nesse caso a placa-mãe precisaria ser outra)
Logo acabará a promoção, mas sempre voltam, seja em loja X ou loja Y.
image.png.2d4ae1647490883fd010f5989da5c313.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!