Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu dei upgrade no meu computador e agora toda vez que eu ligo o computador pela primeira vez e abro um jogo, ele fica com FPS baixo e com o uso da GPU elevado. Porém se eu coloco para reiniciar o computador, quando eu tento abrir o jogo novamente ele fica com o FPS normal e com o uso da GPU mais leve. Já fiz o teste de colocar a opção de desligar o computador e ligar novamente após reiniciar ele (para desbugar o fps), porém quando uso a função de desligar e aperto o botão para ligar o computador ele buga novamente. Alguém já teve esse problema? Sabe alguma possível causa? Para fazer os testes eu usei o Path of Exile 2, quando ligo pela primeira vez ou mesmo depois de ligado eu colocar para desligar e ligar novamente o FPS no jogo não passa de 50 FPS, praticamente ele fica cravado em 50 sem oscilar. Testei em outros jogos e assim que abro eles é notável também a queda de desempenho. Vou deixar prints com o uso do hardware.

setup:

-placa-mãe ASRock B650 PG Lightning, Chipset B650, ATX, AMD AM5, DDR5

-memória RAM Kingston Fury Beast XMP, 32GB (2X16GB), 6000MT/s, DDR5, DIMM, CL30, Preto - KF560C30BBK2-32

-Processador AMD Ryzen 7 9800X3D, Cache 8MB, 8 Núcleos, 16 Threads, AM5 - 100-100001084WOF

- Placa de Vídeo RTX 4070 Super Gigabyte Eagle OC NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing - GV-N407SEAGLE OC-12GD

1° inicio gerenciador.jpg

1° unicio.jpg

2° inicio gerenciador.jpg

2° inicio.jpg

Postado

já tentou coisas simples?
1. desativar todos os programas em inicializar que ficam no gerenciador de tarefas?

2. desativar todos os serviços nas configurações do sisitema(msconfig) (windows + r → services.msc → serviços → ocultar serviços microsoft → desativar tudo → aplicar)

3. desativar tarefas agendadas para inicializar junto do pc? (windows + r → taskschd.msc → biblioteca do agendador de tarefas → desative tudo ao lado com botão direito.)

4. fazer um debloat na maquina?

• Zalgo alterou o título para Ryzen 9800X3D e RTX 4070 Super com FPS baixo e uso de GPU alto ao iniciar jogos
Postado

@Swalls Fiz tudo isso que mencionou e ainda continua do mesmo jeito. Eu só esqueci de mencionar também, aquela primeira linha do gráfico da GPU2: o ultimo valor em "%" é a porcentagem de energia da GPU. Curiosamente quando o fps esta "apresentando problemas" a % de energia fica menor do que quando não esta "apresentando problemas".

Postado

boa tarde,

qual a marca e o modelo da sua fonte?

marca e modelo do seu SSD?

Os drivers estão atualizados?

driver de audio da sua placa-mãe

driver do chipset da placa-mãe

driver de rede da placa-mãe

você sabe atualizar BIOS? saiu uma atualização agora dia 22/05/2025, se não tiver experiência nisso e quiser fazer, faça com cuidado e lembre-se que é arriscado! (faça só em ultimo caso)

se não me falha a memória esse processador tem vídeo dedicado, como você tem placa de vídeo, desative o Vídeo dedicado na BIOS.

aqui o driver da sua placa de vídeo pela nvidia. Pela gigabyte está muito atrasado com data de janeiro de 2024. Nas informações do driver diz "Este download inclui o driver gráfico da NVIDIA e uma opção para instalar adicionalmente o aplicativo GeForce Experience. ", instale somente o driver.

Antes de instalar o driver da placa de vídeo, use o DDU para remover o driver antigo, faça isso no modo de segurança do windows (windows + R → msconfig → inicialização do sistema → marque "inicialização segura" → marque "rede" → aplique → reinicie → use o ddu → faça os mesmos passos e desmarque "inialização segura" → instale o driver.)

Postado

@Swalls SSD 1 TB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMe

Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold

Os drives da placa-mãe eu não mexi em nada. Eu sei atualizar a BIOS, em ultimo caso eu vou ver se tento atualizar ou levar para a manutenção para tentarem descobrir o problema. O processador tem vídeo dedica, eu já liguei ele tirando a placa de vídeo do PCI-e e aparentemente o FPS ligando a promeira vez e reiniciando ficou igual usando a GPU integrada. O drive ta placa de vídeo eu baixei normal pela NVIDIA, versão 576.40, se não me engano saiu no começo do mês.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...