Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom amigos, estou com um relato interessante para os universitários me ajudarem!! 

Tenho um SETUP absurdo que não me problemas geralmente!! Mais de um tempo para ca reparei 2 erros que nunca tinha visto e ja tentei algumas coisas e não deu jeito!

Ao ligar o PC as vezes, tipo 1 a cada 6 vezes ele da aprenseta o seguinte quadro.. 

Water cooler ligar e gira normalmente mas ele fica na temperatura de 80 graus cravados e não abaixa, mesmo eu não tendo nada aberto, o que e incomum, pois o maximo normal ao usar ele de 65 graus no maximo. e tambem meu monitor secundario não da vídeo, somente o primario. 
Ao perceber este erro, eu simplesmente delisgo ele e ligo novamente, e pronto! tudo volta ao normal, as temperaturas no maximo ate 65 graus e não passa disso por nada..

Pensei que poderia ser 3 coisas. 

1-Hardware pode esta com defeito 

2-placa-mãe alguma configuração 

3-Instalado errado. 

-Acredito que não possa ser hardware, porque quando delisgo e ligo novamente, ele não aprenseta nenhum defeito e funciona tudo normal e não sobe temperatura por mais pesado que seja o jogo ou a tafera.

-Instalação esta assim, um fio de 4 pinos na CPU Fan e outro de 3 pinos na Sys Fan 1

Segue anexo.

Configuração Setup:

-Ryzen 7 5700X3D

-placa-mãe B550M ASUS Aorus Elite

-Water Cooler RiseMode 360MM Frost White

WhatsApp Image 2025-05-24 at 11.51.50 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-05-24 at 11.51.50.jpeg

• Zalgo alterou o título para Water Cooler Rise Mode Frost 360mm com alta temperatura
Postado
40 minutos atrás, Jonas Kenpachi disse:

-Instalação esta assim, um fio de 4 pinos na CPU Fan e outro de 3 pinos na Sys Fan 1

-placa-mãe B550M ASUS Aorus Elite

Aparentemente é o clássico erro de usuário de placa-mãe Gigabyte de achar que tudo é "Plug-n-Play", conectar os fios do cooler e ir jogar.

O erro é não ajustar no BIOS o conector SYS_FAN para gerenciar a bomba, pois por padrão vem configurado para usar a temperatura do System1 - algum ponto da placa-mãe ou interior do gabinete; como referência para ligar a ventoinha ou no caso a bomba ligado no conector.

Com isso quando liga a primeira vez a bomba não gira, pois a temperatura do System1 é baixa, só depois que dá uma boa "cozinhada" 🔥 no CPU e esquenta tudo dentro do gabinete é que a bomba liga ao reiniciar, pois o System1 registra uma temperatura maior.

Configure o SYS_FAN em que está conectado a bomba (cabo de 3 pinos) deste jeito:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

BTW - Como na configuração acima o "SYS_FAN1 Fail Warning" esta habilitado, se for defeito da bomba o BIOS emitira um aviso... vai saber, afinal Rise Mode é Rise Mode. 😛 

• Curtir 2
Postado

@1lokos Ola amigo, primeiramente! Grato por tirar um tempo e me responder!!

realmente!! Como não tenho muito costume com essa placa-mãe, estranhei um pouco! Pois adquiri esse setup recentemente!! 

Fiz do mesmo jeito que voce aconselhou a cima, e coloquei essas configurações em SYS-FAN 1 a gerenciar a CPU! Irei acompanhar o desempenho dele nos proximos dias e analisar!! por hora segue normal, mas tambem ja tentar providenciar uma troca de pasta terminca!! 
Aconselha alguma??

Rise sendo Rise, como diz você. 

Sem título.png

Postado

@1lokos Perfeito! Existe alguma outra configuração dessa placa que seria mais interessante fazer? 

Única coisa mexida nela foi ativar o XMP das memória e habilitar o ErP pra os Periféricos não ficarem ligados!! 

E outra dúvida o temperatura máxima que seria aceitável para esse processador em uso de 100% seria 80graus? 

Postado

O limite (do 5700X3D) é 90 graus - acima disso o clock é reduzido para baixar a temperatura, o "thermal throttling".

Mas, na prática, mantenha abaixo dos 80 graus, porque acima o PC vira aquecedor de ambiente, tornando desconfortável ficar perto dele se não usar ar condicionado.

Também, não crie neura de "PC geladinho" não vai ganhar desempenho se manter o CPU a 50 graus. BTW - O meu i5-12400F no momento esta a ~28º, mas é porque ele quer, não porque eu quiz. 😛 

• guilherme_dr alterou o título para Altas temperaturas no Ryzen 7 5700X3D com Water Cooler Rise Mode Frost 360mm

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!