Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo bem?

Fiz um upgrade recentemente, e de lá pra cá venho tendo algumas telas azuis aleatórias e depois de muita pesquisa, cheguei a conclusão que se trata do superaquecimento do meu processador. Porém mesmo com o water cooler, ele não fica muito estável, apenas em baixíssimo uso, que consigo manter entre 50-60º.

Em jogos ele trava em 92º e as vezes oscila até os 89º, nunca menos.

Enviei ele cerca de 3x para o técnico, desde a montagem até revisão do hardware para tentar solucionar o problema e não consegui resolver. Ele disse que testou tudo e o hardware está sem nenhum defeito, chegamos até a formatar e reinstalar o windows, o que ajudou com a recorrência das telas azuis, mas não resolveu 100%.

Gostaria de algumas sugestões do que fazer para tentar controlar essa temperatura e evitar as telas azuis.

A configuração é:

- Ryzen 7 5800XT

- B550m Aorus Elite

- WC Rise Mode Aura 240mm

Demais

- Fonte 650w MSI

- 4060ti ASUS

- RAM 2x16gb Rise Mode

Desde já, muito obrigada!

• Moderador
Postado

@misaki_ Olá, seja bem-vinda ao Fórum!!

Por favor, nos informe o modelo do seu gabinete.

Por acaso foi checado se o Water Cooler está instalado corretamente com contato adequado com o processador, assim como se a pasta térmica foi aplicada direitinho?

• Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 7 5800XT alcançando 92ºC com Water Cooler Rise Mode Aura 240mm
Postado

Oii!

O gabinete é aquário, modelo CV100 da Pichau, referente a instalação, ela foi feita por um profissional, então acredito que esteja correta, infelizmente sou um pouco leiga pra dizer isso com 100% de certeza.

• Moderador
Postado

@misaki_ O Ryzen 7 5800XT é um processador esquentadinho mesmo, mas ficar direto em 92ºC durante jogos já é demais. Quantas ventoinhas você tem no seu gabinete? (Se puder informar também a posição que elas estão).

Por acaso o técnico tentou realizar undervolt no processador? Pode ser uma forma bem efetiva de reduzir o consumo e consequentemente as temperaturas. Você também pode fazer por conta própria caso deseje, existem tutoriais no YouTube, como por exemplo esse daqui: LINK

Outra coisa, essas telas azuis você tem alguma foto para podermos ver qual mensagem de erro aparecia?

Postado

Claro, são 3 fans + o WC, deixei uma foto de como está a disposição atual.

Sobre o undervolt, ele não sugeriu em nenhum momento, e até pensei em fazer por minha conta, mas fiquei com um pouco de receio. Vi o Vídeo e tentei entrar na BIOS agora pouco e o processador bateu 111° e desligou o PC, e agora não está ficando ligado mais 😞 

IMG_1767.jpg

• Moderador
Postado
31 minutos atrás, misaki_ disse:

tentei entrar na BIOS agora pouco e o processador bateu 111° e desligou o PC

Então você não conseguiu entrar na BIOS? O processador alcançou essa temperatura enquanto ainda estava ligando? Isso é bem estranho, é como se nem tivesse um cooler resfriando ele, o que pode indicar que de alguma forma não tá tendo um contato adequado entre o water block e o processador e/ou que a pasta térmica está aplicada incorretamente ou faltando.

31 minutos atrás, misaki_ disse:

agora não está ficando ligado mais

Então ele liga, mas desliga logo depois, é isso? Se for, provavelmente é o seu PC tentando evitar danos decorrentes de manter o sistema em funcionamento por muito tempo com temperaturas como essa aí. Ou seja, não é seguro ficar tentando ligar enquanto não conferir se as coisas que eu citei acima estão adequadas.

E supondo que esteja tudo perfeito com a instalação do Water Cooler e aplicação da pasta térmica eu já cogitaria algum defeito de fabricação, talvez com o Water Cooler ou o processador, por exemplo. Você disse que fez um upgrade recente, certo? Quais foram as peças novas?

Postado

Sim, quase tudo é novo com exceção da placa-mãe e SSDs, processador, cooler, placa de Vídeo, Memória ram, tudo com menos de 2 meses de comprado.

O que aconteceu agora pouco foi o seguinte, a BIOS abriu, mas travando muito e a temperatura foi lá no alto e desligou. Depois disso ele entrou em modo de recuperação, e no meio da instalação do windows desligou novamente. Desliguei a fonte por uns minutos e tirei a tampa do gabinete, ele ligou normalmente e segue funcionando, porém ainda não abri nenhum jogo pra dizer se ele vai voltar a desligar ou não.

Sobre as telas azuis que acabei não respondendo, vou deixar aqui o print do BlueScreen com a leitura do erro, toda vez que desliga com tela azul apresenta o mesmo erro.

Captura de tela 2025-05-29 115556.png

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@misaki_ Acho que é plausível que as telas azuis são devido à temperatura muito alta do processador, então resolvendo isso acredito que não vão mais ocorrer.

Então, sobre a temperatura eu reitero o que eu disse, recomendo checar a solução de refrigeração, reinstalar e reaplicar a pasta térmica.

• Amei 1
Postado

Pode ser que a bomba desse WC "bomba" não esteja circulando o líquido, ou o bloco com aperto errado.

Os fans do gabinete estão na orientação correta, mas o logo denuncia que são aqueles de "50 CFM" fake - real uns 35-40.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!