Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou cogitando um upgrade de processador e num futuro próximo um upgrade de GPU (provavelmente uma 9070 XT). Estou querendo trocar meu R5 3600 velho de guerra (já sinto gargalo em alguns jogos mais CPU bound, um caso recente foi o Avowed que não passava de 40 FPS na cidade).
Olhando o mercado no momento o 5700X3D ficou muito caro, chegando a quase R$1700, enquanto tem o 5700X por volta de R$1200. 

Eu costumo jogar na maior parte de o tempo jogos de campanha AAA na TV em 4K ou em 1440p a 60hz. Então meu processador não precisa cuspir FPS, mas de vez em quando eu gosto de jogar uns joguinhos competitivos como um Marvel Rivals, mas atingindo 144 FPS estáveis em 1080p, já está bom para mim (meu monitor é 144hz e não pretendo trocar tão cedo).

Pelo que pesquisei, o 5700X3D costuma ter de 20%-30% mais performance que o não 3D, mas está custando quase 40% mais caro. Sei que quando vai para 2k ou 4k a diferença entre eles fica inexistente, porque a limitação vai para a GPU. A questão que fica é:

Visando um último upgrade na plataforma AM4, para durar um bom tempo ainda, vale a pena esses quase 500 reais a mais para ficar mais tempo com o processador não sendo o limitante ou vale a pena economizar essa grana pegando um 5700X e guardá-la para pegar um kit AM5 quando sentir essa necessidade (já que ela vai chegar mais cedo provavelmente)? 

Enfim, gostaria de saber também se vocês acham que vale a pena esperar uma black-friday talvez e ver se consigo um preço melhor no 5700X3D (sei que teve quem comprou ele por 1000 ano passado). 
Devo salientar que a questão aqui não é falta de orçamento, eu poderia comprar o 5700X3D nesse preço, a questão é se vale a pena mesmo o custo mais elevado.

Desde já agradeço.

• guilherme_dr alterou o título para Ryzen 7 5700X ou Ryzen 7 5700X3D por R$ 500,00 a mais?
Postado
39 minutos atrás, J.Augusto F disse:

Tudo bem? Em jogos o X3D vai fazer boa diferença.

Diferença eu sei que vai fazer, mas tá valendo essa diferença a diferença de preço?

Postado

Infelizmente é assim mesmo, o aumento de preço dos CPUs nunca é linear com o ganho de desempenho. A diferença atual é R$ 430,00  - 5700X3D - R$ 1.600,00

x 5700X R$ 1.185,00 (Pichau) ~35%.

Se é para jogar a 4K invista mais na GPU ao invés de no CPU.

• Curtir 4
Postado

@floxx Eu investiria na GPU, porque com certeza ela seria compatível com o kit AM5 que você pretende comprar. Se for comprar uma nova CPU para a arquitetura atual, você vai perder a CPU em um futuro upgrade de arquitetura.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para AMD Ryzen 7 5700X ou AMD Ryzen 7 5700X3D por R$ 500,00 a mais?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!