Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Nelson Matavelli Junior disse:

são 2 TIP120 que devo colocar ?

Mígo é 1 só mesmo. Tip120 é tipo darlington

darlington-transistor.jpg

São 2 em 1.. pra dar maior HFE - ganho de corrente

E se me permite ir 1 pouco além.. pra controlar motor por pwm é melhor com mosfet que esquenta menos... ou nem...

26 minutos atrás, Nelson Matavelli Junior disse:

vou usar como acelerador de autorama da estrela em substituição aos tradicionais reostatos.

ok de nada amigo.. Não use este esquema, ok? Só deixei aqui pra alguém de verdade ver que está digamos.. "atípico"..

mec0099_01.png

https://www.newtoncbraga.com.br/robotica-e-mecatronica/4707-mec099.html

Vi agora.. Perturbadoramente o esquema  do N.C.Braga *. está diferente - ou errado - do tradicional...

circuit.png

Este daqui tá + certo, ok?

off .. *alguém sabe se N.C. Braga ainda vive além das minhas memórias de infância?. 

abç

• Amei 1
Postado

O colega super valeu as dicas esse esquema que mandei vou usar como acelerador de autorama da estrela em substituição aos tradicionais reostatos.

Obrigadão  

21 minutos atrás, .if disse:

E se me permite ir 1 pouco além.. pra controlar motor por pwm é melhor com mosfet que esquenta menos... ou nem...

mec0099_01.png

Vi agora.. Perturbadoramente o esquema  do N.C.B. está diferente do tradicional...

circuit.png

abç

22 minutos atrás, .if disse:

mec0099_01.png

Vi agora.. Perturbadoramente o esquema  do N.C.B. está diferente do tradicional...

circuit.png

abç

O colega super valeu as dicas esse esquema que mandei vou usar como acelerador de autorama da estrela em substituição aos tradicionais reostatos.

Obrigadão  

Top as respostas. Valeu mesmo. 

Postado
8 horas atrás, .if disse:

Vi agora.. Perturbadoramente o esquema  do N.C.Braga *. está diferente - ou errado - do tradicional...

Eu gosto desse jeito esquisito aí com a saída no potenciômetro. Montei assim e funciona bem. 

O esquema que está estranho e não entendi algumas coisas, é o postado pelo colega @Nelson Matavelli Junior

E pela serigrafia dele também se nota que veio de um dos livros e revistas do Newton, li tantas que reconheço até o estilo dos símbolos. 

8 horas atrás, .if disse:

off .. *alguém sabe se N.C. Braga ainda vive além das minhas memórias de infância?

Sim, no site/canal do YouTube dele é desse jeito. 

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

jeito esquisito aí com a saída no potenciômetro. Montei assim e funciona bem. 

Boa..

Nem sei se vale muito a pena se debruçar sobre o assunto mas colher o sinal pwm do pino 7 é que não me (me) parece muito "normal".. afinal ele é coletor aberto e contar com o pullup pra chavear o mosfet... tipo .. assim.. sei lá.. entende?  mas enfim.. cada mania com seu lôko. Além do+ você ja montou e funcionou. No entanto permita-me manter a observação, ok? 

• Curtir 2
Postado

Para PWM o circuito abaixo é bem simples e testado por muitos.

Sem título.png

Sobre a escolha do capacitor. Altas frequências limitam o torque do motor. Caso sinta esse problema aumente o capacitor para reduzir a frequência.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!