Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Tenho um pendrive kingston datatraveler. Quando uso o Win10, eu conecto o pendrive, o ícone de disposito conectado aparece ao lado do relógio, mas o pendrive não é listado no menu que abre quando clico nele.

O pendrive também não aparece no Explorador de Arquivos. Usei o Gerenciador de Discos do win10 pra tentar atribuir uma letra ao pendrive, mas dá a mensagem de erro "nenhum dispositivo foi especificado", ou algo parecido, quando tento fazer isso. Usei o comando diskpart no powershell em modo administrador, e quando tento selecionar o pendrive com ele dá o erro "o dispositivo selecionado não é válido".

Agora a parte mais esquisita é que esse pendrive funciona no Linux que tenho instalado no mesmo pc. Esse SO detecta o pendrive e consigo gravar dados nele aparentemente sem erros.

O que mais posso fazer pra consertar o pendrive no win10?

Obrigado desde já.

• Seu M4drug4 alterou o título para Pendrive kingston datatreveler inutilizável no Win10, mas funciona no Linux
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Boa tarde

Tenho um pendrive kingston datatraveler. Quando uso o Win10, eu conecto o pendrive, o ícone de disposito conectado aparece ao lado do relógio, mas o pendrive não é listado no menu que abre quando clico nele.

O pendrive também não aparece no Explorador de Arquivos. Usei o Gerenciador de Discos do win10 pra tentar atribuir uma letra ao pendrive, mas dá a mensagem de erro "nenhum dispositivo foi especificado", ou algo parecido, quando tento fazer isso. Usei o comando diskpart no powershell em modo administrador, e quando tento selecionar o pendrive com ele dá o erro "o dispositivo selecionado não é válido".

Agora a parte mais esquisita é que esse pendrive funciona no Linux que tenho instalado no mesmo pc. Esse SO detecta o pendrive e consigo gravar dados nele aparentemente sem erros.

O que mais posso fazer pra consertar o pendrive no win10?

Obrigado desde já.

Boa tarde.

Use o Diskpart do Windows, pelo CMD, para analisar seu pendrive. Sabe como fazer isso?

OBS.: vi agora a parte da descrição em que você diz que usou o Diskpart pelo PowerShell. O Diskpart conseguiu pelo menos listar as partições do seu pendrive? Talvez seja necessário reescrever a tabela de partições dele depois.

• Curtir 1
Postado

Antes mesmo de criar o tópico eu já tinha formatado em exfat, fat32 e ntfs no Linux. Só esqueci de dizer.

Também usei um programa de particionamento chamado Aomei Partition no Win10, e nada.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Antes mesmo de criar o tópico eu já tinha formatado em exfat, fat32 e ntfs no Linux. Só esqueci de dizer.

Também usei um programa de particionamento chamado Aomei Partition no Win10, e nada.

Consegue usar o Diskpart para converter o pendrive em disco dinâmico?

Isso pode resetar o controle de partições do driver, e torná-las acessíveis de novo.

• Curtir 1
Postado

Não faço a menor ideia de como transformar em disco dinâmico com o diskpart. Numa pesquisa rápida não achei nada.

Mas o pendrive foi testado em outros dois pcs com SO win e neles também não fumcionou, então acho que não tem nada a ver com driver.

Pelo jeito foi danificado mesmo. Só não entendo porque no Linux funciona. Neste exato momento estou copiando 15 GiB de dados pro pendrive, sem erros.

Postado
11 horas atrás, FoxBlack disse:

Esse pendrive foi conectado a outros computadores ?

Foi testado em outros dois pcs depois que eu já tinha notado o problema ao tentar usar o pendrive com o Win10 do meu pc. Eu perdebi o problema do pendrive com o Win10 depois que o pendrive foi conectado numa smart tv que estava com problema de reiniciar sozinha a cada poucos minutos. Mas não sei se foi a tv mesmo que estragou o pendrive porque o meu SO principal é o Linux. Uso o outro muito de vez em quando, pra fazer algumas coisas mais específicas, e possivelmente o pendrive já não estava funcionando com o Win10 antes mesmo de eu conectá-lo na tv.

Postado

Muito estranho isso. Eu já tive problema com dois pendrives desse mesmo modelo, que a garantia trocou.

Aqueles ficaram protegidos contra gravação depois que eu gravei uma grande quantidade de dados neles de uma vez só (desconfiio que foram danificados pela porta usb do laptop que usei na época, cuja porta era usb 3.0 mas funcionava com velocidade de usb 2.0).

Agora esse que tenho atualmente tá com esse problema esquisito.

Postado

Pessoal, consegui arrumar o pendrive meio sem querer.

Um tempo atrás eu tornei o pendrive bootável com um software chamado Ventoy.

Quando eu não quis mais usar o pendrive como dispositivo bootável, eu usei o software Gnome Disks no Linux para apagar as partições criadas no pendrive pelo Ventoy e criar uma única partição, para que assim eu pudesse voltar a usar o pendrive para armazenamento de dados em geral.

Agora eu tornei o pendrive bootável de novo com o Ventoy e para a minha supresa ele voltou a aparecer no Windows 10.

Então fui ver se no próprio Ventoy havia alguma opção para removê-lo do pendrive corretamente. Aí encontrei no menu "Option" a opção "Clear Ventoy". Com ela removi o Ventoy do pendrive e depois usei o já citado anteriormente Gnome Disks para criar uma partição no pendrive e formatá-la em exfat. Agora o pendrive está sendo reconhecido corretamente no Windows 10. \o/

Obrigado a todos que postaram no tópico.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!