Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC a 2 anos e meio mais ou menos e pretendo trocar algumas peças, atualmente ele possui:

• placa-mãe: Gigabyte H51 0M H, M-ATX, 1200
• Processador: Core 15-10400f
• Placa de vídeo: RTX 2060 SUPER da MLLSE
. 2 slots memória RAM de 8 GB 3200MHZ
. Fonte: Corsair CX550F
• Cooler: Cooler Master hyper 212 ARGB
• SSD Kingston 1T

E pretendo trocar a placa-mãe, processador e placa de Vídeo para:

‣ placa-mãe: Gigabyte B760 AORUS ELITE AX, ATX,
1700 (Pretendo ter uma placa-mãe ATX)
• Processador: Core 17-12700KF /F /K
Placa de vídeo: RTX 3060 TI ou super/ 3090 TI ou
SUPER

Basicamente é isso, vejo lugares falando bem de umas peças e outros falando mal, e isso acaba me gerando dúvida, não tenho preferência de preço, apenas quero
componentes confiáveis e que vão durar bastante tempo e que não me deem dores de cabeça, ja pesquisei sobre essas peças em específico, vi que são todas compatíveis mas ainda tenho minhas duvidas, minha preferência não é peças que suportem 4K, Ray tracing no talo essas coisas, pra mim um full HD, com um fps que não de engasgos e que não estraguem a experiência, normalmente eu jogo jogos AAA, the last of us 2, spider man, esse tipo de jogos. Vejo muitos lugares falando mal da AORUS por exemplo porque da muito problema, A 3060 TI ou SUPER tem a mesma eficiência que a 2060 SUPER e não vale a pena pegar uma peça dessas sendo que a minha ja é melhor, que o processador é muito forte ou muito fraco pra essa placa de vídeo e isso me gera dúvidas, agradeço quem puder me ajudar.

• Curtir 1
Postado

Nada contra as peças, mas pontos a serem observados:

- LGA 1700 está numa situação dúbia: por um lado pode ser considerado "Fim de Vida", por outro aparentemente ainda existe uma chance de lançarem os tais Bartlet lake pra ele. Não confiaria muito no entanto. Mas segue tendo processadores potentes pra plataforma. A recomendação do fórum é normalmente ir para a plataforma AM5 visando possíveis upgrades futuros, mas se você não pensa em ter muitos upgrades num período curto, a depender da situação LGA 1700 pode ser interessante se souber combinar direito os produtos. 

- Pessoalmente eu considero ir pra uma placa DDR5 melhor, porque com DDR4 há uma leve ou média perda de desempenho dependendo de n fatores. NO ENTANTO, você já tem as memórias DDR4, e fica a seu critério reaproveitar elas ou não na build, e reaproveitar elas é perfeitamente válido. Assim como vender o Pc atual ou partes dele para recuperar parte do valor investido no novo conjunto.

- Não acho que o i7 12700 vale o que estão pedindo. Eu iria com um i5 14600k/kf, que é significativamente mais potente no mesmo valor, ou com um i9 12900KS, que é um pouco mais caro, mas mais potente e com um chip oriundo de uma leva com melhor garantia de funcionamento prolongado ( a série KS é pensada em overclocks mais pesados afinal ).

- 3060ti está custando absurdos pro que ela oferece, mesmo usada, e a 3090 ainda mais. 4060/B580 ( aprox 2.2k ) te dá desempenho um pouco superior no mesmo valor da 3060, 5060/9060xt ( aprox 2.6k ) te dá "bastante" desempenho bruto a mais por um valor pouco acima, e se você estiver disposto a gastar o que você gastaria com uma 3090 hoje, é melhor pular pra pelo menos uma 4070 super/5070 ( aprox 4.X k ) , ou então dar mais um salto e procurar uma 5070ti/9070XT ( 5k+ ).

- É quase certo que você VAI ter que trocar sua fonte. 700W provavelmente são mais do que suficientes pra quase todas as opções, mas é bom calcular certinho a combinação que você fizer, a depender do caso pode não ser necessário. 

- Sobre os problemas da Aorus, a maioria que vi eram sobre compatibilidade de memória nas placas de plataforma AM5, mas pesquise em sites e forums especializados antes de decidir pela compra. Um fator importante é que apesar de existirem malefícios em alguns produtos da linha, e da queda de qualidade recente da Gigabyte, as placas Aorus normalmente são ricas em recursos extras.

- Outro complicador é que são upgrades muito caros e que são praticamente montar um novo sistema.

- Mais uma observação é que olhando um pouco acima da faixa de preço dos processadores LGA1700 citados temos um Core Ultra 245k ( 18XX reais ) e um Ryzen 9700X ( 21XX ) por ali, que oferecem performance similar numa plataforma mais moderna. Pro core ultra as placas ainda estão meio caras, mas para o Ryzen é possível encontrar placas de bom valor, então é legal manter um olho.

• Curtir 3
Postado

@atakkj Concordo com o @NStão em grande parte.

O I9 12900KS é um excelente processador para multitarefas, mas para jogos, não é o mais recomendado.

Eu venderia o computador completo e investiria em uma nova configuração já na plataforma AM5.

Qual seria seu orçamento para o upgrade ou para a nova montagem?

Fico a disposição.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Upgrade em PC, vale a pena AORUS Elite B760, i7-12700KF e RTX 3060 Ti?
Postado

@ArthurCabral Esqueci de colocar um preço em média, perdão,  mas seria mais ou menos uns 6k pra 7k nada mais que isso, sobre essa configuração AM5, particularmente eu prefiro ter uma configuração mais pegado pra Intel, e placas de Vídeo pra Nvidia, Gigabyte etc. sempre usei Intel e estou mais familiarizado do que com GPUs da AMD ou placas de vídeo da AMD também, apenas uma preferência minha mesmo, sei que AMD é mais puxado pra jogos, mas por conta da familiaridade eu prefiro e gosto bastante a Intel, sobre as peças, fora a fonte que provavelmente eu teria que trocar, pelo menos minha ideia por agora é trocar essas 3 peças que citei no texto mesmo, não queria um upgrade muito extenso digamos assim das peças que eu ja tenho aqui, mas quero ainda que seja um upgrade, igual o @NStão citou, um i5 14600k ou kf, pode ser mais forte ou pode ainda ser um upgrade do que esse i7 que falei no texto, um upgrade pequeno mas ainda sim um upgrade, o que mais tenho duvida nessa questão de ser um upgrade pequeno porém é um upgrade, seria na placa de vídeo, detalhe, minha placa de Vídeo é da MLLSE, não sei se muda alguma coisa a fabricante ou não, mas é uma marca da China, comprei na aliexpress na época

Postado

Com 6-7 mil, e contando que de 1500 a 1900 você investirá em um processador, e 1400-1500 na placa-mãe ( dá pra ser menos, uns 400 a menos por uma placa boa ), você fica com 3 a 3.4k já em gasto, e sobra uns 2.6-4k, dependendo das escolhas. Sinceramente RX 9060XT 16gb é a melhor opção nos seus 3000 reais a mais barata. Se quiser gastar o mais próximo dos 4k possível seria a 7800XT mais barata, ela apesar do fraco desempenho em RT e da falta no momento de FSR4 ( pode vir a ganhar depois, um conjunto pequeno de pessoas fez funcionar no Linux, veremos no windows se a AMD o fará) é a mais forte placa dentro da faixa de preço ( aprox 3700-3800 ). A opção menos custosa de upgrade de GPU seria uma B580, mas ela é relativamente instável e chata de achar a bons preços ( 2200 é o melhor preço hoje ). Pessoalmente eu tentaria dar um upgrade pra um sistema DDR5 como eu disse, então um processador da plataforma AM5 ou lga1851 ( pro primeiro um Ryzen 7 7700 ou 9700 que ficam respectivamente por 1800 e 2100, uma b650/b840/b850 de baixo médio custo, por uns 700-900 e um conjunto de memória DDR5 de até 450 reais, que é possível de achar com esforço. Pro segundo um Core Ultra 5 245k por 1850, uma b860 por 1100 e memória pelo valor já dito antes. Pelo valor atual, ou seja, nesse momento, o 245 é bem interessante por N fatores apesar de muita gente torcer o nariz. A eficiência um pouco melhorada é bem vinda relativa a parte das outras opções, evita a troca imediata da fonte, assim como as opções de GPU que listei antes [ evitei opção da Nvidia por questão de preço performance, por questão das que estão no nosso orçamento não serem ideias e das que saem um pouco mas que dá pra forçar terem o problema de necessitarem de adaptador no conector. Sim, fiz os cálculos pra ficar +- na faixa da fonte. ). Também tem a opção de pegar, a placa que você escolheu + um dos processadores que sugeri pra LGA 1700 ( com talvez um processador ou GPU melhor, aí a melhor opção de GPU seria uma 5070 [ 4400 as mais baratas ], lembrando do problema de ter que usar a placa com o adaptador deles que vem ) e seguir com o DDR4, ou pegar uma placa DDR5 desse sistema por um valor interessante e um conjunto de memória.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!