Ir ao conteúdo

Como distribuir internet via switch e melhorar o Wi-Fi em casa térrea?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou de mudança para um novo imóvel (casa térrea) e o sinal de wifi está funcionando bem até a primeira metade da casa. Já na outra parte o sinal fica fraco sendo necessário utilizar o pacote de dados do celular em alguns pontos. Os cabos de rede já estão passados nos pontos de TV e onde ficará os computadores, mas estou com algumas dúvidas para fazer essa interligação onde os cabos de rede se encontram (tipo uma central), bem como para melhorar o sinal de wifi na casa.

1) Nesta "central" onde chegam todos os cabos de rede poderia ser instalado um switch e então conectá-lo no modem da operadora (está instalada internet de 1 gb)? Se sim, qual o switch indicado?

2) Para melhorar o sinal de wifi na casa poderia ser instalada uma rede mesh com dois pontos para então conectar esses pontos no switch via cabo interligando os meshs? Se sim, qual o mesh indicado?

3) Há alguma outra forma de melhorar o sinal do wifi pela casa sem precisar ficar trocando de rede manualmente?

Essas são as dúvidas que tenho. Se puderem sugerir alguma forma de ligar essa rede doméstica, eu agradeço.

• GabrielLV alterou o título para Como distribuir internet via switch e melhorar o Wi-Fi em casa térrea?
Postado
6 horas atrás, SkaterGirl disse:

1) Nesta "central" onde chegam todos os cabos de rede poderia ser instalado um switch e então conectá-lo no modem da operadora (está instalada internet de 1 gb)? Se sim, qual o switch indicado?

Você precisa comprar um switch que seja Gigabit, dado que tem internet de 1gb, ele precisa gerenciar essa internet e repassar para o que estiver ligado.

Para pegar o mais indicado seria melhor começar calculando quantas portas vai precisar, se precisar colocar 10 dispositivos conectados, considerando ligar o mesh no switch, considere então um switch de 12 ou 16 portas, eu sugiro 16.

Existem vários modelos no mercado, com vários preços.

Eu sempre vi falar bem da TP-link, acho uma boa esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/73613/switch-16-portas-tp-link-gigabit-10-100-1000-mbps-rack-desk-tl-sg1016d (16 portas apenas), se quiser, pode partir para 24 também, https://www.kabum.com.br/produto/129456/switch-tp-link-10-100-1000-mbps-gigabit-ethernet-24-portas-tl-sg1024d

6 horas atrás, SkaterGirl disse:

2) Para melhorar o sinal de wifi na casa poderia ser instalada uma rede mesh com dois pontos para então conectar esses pontos no switch via cabo interligando os meshs? Se sim, qual o mesh indicado?

3) Há alguma outra forma de melhorar o sinal do wifi pela casa sem precisar ficar trocando de rede manualmente?

Essas duas questões praticamente leva para a mesma respostas.

A melhor forma de melhorar a conexão e fazer cobertura na casa toda é o mesh mesmo, e aqui volta a mesma marca citada antes, TP-link mesmo.

Eu já vi falar um pouco sobre a linha Deco, na kabum achei o AC1300 https://www.kabum.com.br/produto/175297/roteador-tp-link-deco-mesh-m5-dual-band-ac1300-2-4-GHz-wan-lan-gigabit-4-antenas-internas-2-pecas-branco-deco-m5-2-pack e o AC1200 https://www.kabum.com.br/produto/479069/roteador-mesh-tp-link-deco-m4-ac1200-gigabit-dual-band-2-portas-deco-m4-2-pack-br

O mesh você poderia colocar um mais perto do modem da internet ou do switch, e interligar o segundo mesh com o primeiro via cabo de rede e puxar ele para meio/fundo da casa.

Com o mesh configurado, você teria cobertura de Wi-Fi na casa toda sem precisar mexer nas configurações do celular para mudar a conexão.

Aguarde mais respostas de outros usuários para ver outras opiniões diferentes, pode ocorrer de alguém recomendar algo melhor que os itens citados aqui ou discordar da minha recomendação, de qualquer forma, espero ter dado alguma direção.

• Curtir 2
Postado

Obrigada pelas respostas encaminhadas, mas ainda tenho algumas dúvidas de como montar a rede entre os equipamentos: Modem operadora (Huwaei), Switch Tp Link 10/100/1000 e Deco Tp Link S7. 

Seria possível montar a rede da seguinte forma?

1) Modem da operadora em modo bridge, conectado via cabo ao switch.
2) Modem da operadora em modo bridge, conectado via cabo ao primeiro Deco.
3) Segundo Deco conectado ao switch via cabo.
4) Computadores/TVs conectados ao switch via cabo.

Os Decos iriam funcionar se ligar o primeiro ao modem da operadora e o segundo ao switch?

Postado

pode deixar o modem da operadora da forma que esta, conecta um cabo de rede de rede no switch e em seguida o cabos do switch nos deco.

no deco use a configuração AP e não Router para não criar uma segunda rede.

dependendo da operadora eles oferecem equipamento mesh extra sem custo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...