Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Fiz backup do notebook que uso atualmente para um novo e alguns arquivos excel não abrem.
A mensagem de erro é: "Não foi possível encontrar <nome do arquivo>. É possível que ele tenha sido movido, renomeado ou excluído?"

Tentei abrir o arquivo que está no HD externo por onde fiz o backup/transferência e também apresenta a mesma mensagem.
Copiei o arquivo pra um pendrive e ao abrir pelo pendrive, abre normal. Quando jogo no HDD do notebook ele volta a não abrir e me mostra a mesma mensagem. Quando salvo no SSD do notebook ele abre normal.

Informações que talvez possam ser relevantes:
1) O notebook atual uso um único SSD (sata) pra sistema, programas e arquivos. No novo estou colocando meus arquivos no HDD e deixando o SSD (M.2) para o sistema e programas.
2) Notebook atual com Windows 10 e novo com Windows 11.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Edit: Tentei abrir o arquivo que está no HD Externo em outro notebook e recebi a mensagem: "Não é possível abrir o arquivo porque o caminho do arquivo é maior que 259 caracteres. Tente encurtar o caminho ou nome do arquivo."

Seria só isso o problema? Existe alguma forma de não mexer na quantidade de caracteres e manter o arquivo funcional?

Postado
53 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Fiz backup do notebook que uso atualmente para um novo e alguns arquivos excel não abrem.
Tentei abrir o arquivo que está no HD externo por onde fiz o backup/transferência e também apresenta a mesma mensagem.

O backup fez os arquivos originais (sem ser a copia) não abrir mais?

Se você jogou em um pendrive e funcionou vou assumir que não é o caso acima.

Se o arquivo abre quando copiado para o SSD e para o pendrive e não abre o HDD, pela lógica então provavelmente o problema está no HDD, no case, ou no USB/sata que você usou.

coloque o HDD, baixe o crystaldiskinfo e veja como está a saúde dele.

Se estiver saldável, verifique se o tamanho dele é real, use o victoria ssh/hdd e mande analisar bloco a bloco.

Postado

@Gustavo Ceron Lombardi abre o powershell como administrador e digita os seguinte comando:

New-ItemProperty -Path "HKLM:\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem" -Name "LongPathsEnabled" -Value 1 -PropertyType DWORD -Force

Se o powershell não permitir, faça pelo cmd como administrador:

reg add "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem" /v LongPathsEnabled /t REG_DWORD /d 1 /f

reinicie e veja se resolveu.

Lembrando que, se você está fazendo "backup" usando o explorer (windows explorer), ou seja, só copiando, ele realmente não vai lidar bem com arquivos com nome maior que 259 caracteres.

e porque diabos você colocou um nome tão grande no arquivo?

siga sempre essa convenção ao nomear arquivos:

1. não use espaços, troque por _
  2. não use acentuação.
  3. não use o cedilha ("ç")
  4. não use simbolos ou afins.
  5. evite nomes de arquivo muito grandes, mas também evite abreviar nomes.
  • Obrigado 1
Postado

@Swalls 

10 minutos atrás, Swalls disse:

e porque diabos você colocou um nome tão grande no arquivo?

Na realidade eu acho que a soma do caminho para o arquivo + o nome dele é que estão gerando esses problemas.
Enfim, o procedimento que você passou resolveu.

9 minutos atrás, Swalls disse:

Lembrando que, se você está fazendo "backup" usando o explorer (windows explorer), ou seja, só copiando, ele realmente não vai lidar bem com arquivos com nome maior que 259 caracteres.

Sim, estou realizando o backup dessa forma. Teria alguma outra maneira pra evitar problemas desse tipo?

• Curtir 1
Postado

@Swalls
Desmarquei a solução, pois não deu certo.
O caminho pro arquivo que apresenta o erro é longo, várias pastas até chegar nele.
Ao diminuir o nome do arquivo excel ele abre normalmente. Só acontece com arquivo do Excel.

A questão é que o caminho não bate os 260 caracteres máximos, logo não faz sentido esse erro.
No windows 10 o caminho é o mesmo e não ocorre o problema.

Pesquisei em fórum da Microsoft e aparentemente isso não tem solução, é um "problema" crônico do Windows 11.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!