Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Você está querendo saber quais são as frequências que compõem este pulso? Se for isso, é um pouco complicado.

Pode envolver a Série de Fourier, caso ela seja cíclica, ou a Integral de Fourier, caso o pulso seja único.

MOR_AL

• Curtir 3
Postado

@MOR_AL @Jão386 na  verdade a minha intenção era reproduzir esse gráfico na vida real 😅.

Pela fórmula  f=1/t realmente chega em 25khz.O problema é que tentar simular um período de +/- 40u/s com o time div de 5u/s (situação igual a imagem) o sinal de 25khz não ocupa os tais 40u/s...

25khz.jpeg

• Confuso 1
Postado

Veja se entendi direito...

Você tem o amplificador operacional (AO) NE5532 e quer obter o gráfico mostrado no manual montando o circuito, mas está obtendo o gráfico mostrado no osciloscópio?

Mostre o seu diagrama esquemático e o do manual.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

5u/s (situação igual a imagem) o sinal de 25khz não ocupa os tais 40u/s...

A imagem mostra sim seus 25Khz. Acho que você está se confundindo pela posição dos cursores. Coloque na mesma posição onde a onda começa a se repetir seu "desenho" ou forma. No caso o da direita CurA deve ser posicionado naquele "biquinho" pra baixo..

de fato, se entendo de alguma coisa, nem sei se entendi direito sua inquietação.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
22 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

@MOR_AL Exatamente isso, segue o esquema, infelizmente

Bom.

1 - Deveria aparecer (no osciloscópio) o traço indicado no manual.

Você usou um circuito que te fornece um ganho unitário, o que significa que o produto "Ganho x Banda passante" teria a máxima banda passante. Ou seja. Teria que aparecer o traço do manual no osciloscópio.

2 - Verifique se o seu osciloscópio está em uma condição de limitação da frequência. Às vezes a gente inclui esta condição, para retirar o ruído no sinal e facilitar o seu trigger na tela.

3 - Verifique se a sua ponteira do osciloscópio está limitando a frequência. Troque a ponteira, ou mesmo faça um cabo (blindado) com a saída BNC e a entrada com jumper.

4 - Mesmo que o circuito esteja montado em uma Protoboard, deveria mostrar um traço com comutação mais rápida.

5 - Verifique a fonte de aquisição do seu operacional. Se foi da China, é grande a possibilidade de ser falso, mesmo que o vendedor informe que é novo. Eu já respondi "É novo, mas é falso" a um vendedor. 

6 - Quando você PRECISA que um operacional funcione até os limites de sua característica, é IMPERATIVO importar de lojas honestas. Google... "Mouser Electronics, conhecida por sua vasta seleção e estoque global de semicondutores e componentes eletrônicos, e a Digi-Key, também um grande distribuidor com foco em componentes eletrônicos."

7 - EU (eu mesmo), como diria o @.if , tive que fazer um circuito de testes para amplificadores operacionais (AO).

Coloquei em dois vídeos no YouTube. Se você assistir (com paciência), você estará apto a saber se o seu AO é falso ou não.

Seguem os vídeos.

Bons projetos!

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!