Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Ryzen 3 3200g, e desde ontem ele vem apresentando esse problema. Todo jogo (sem exceção) está utilizando mais do que deveria de cpu ocasionando na queda brusca de fps. Ontem estava editando um Vídeo em uma resolução maior do que meu monitor e o pc acabou apresentando problemas algumas vezes, depois desse ocorrido que começou o problema com a cpu.

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Bruno Torrisi disse:

Tenho um Ryzen 3 3200g, e desde ontem ele vem apresentando esse problema. Todo jogo (sem exceção) está utilizando mais do que deveria de cpu ocasionando na queda brusca de fps. Ontem estava editando um Vídeo em uma resolução maior do que meu monitor e o pc acabou apresentando problemas algumas vezes, depois desse ocorrido que começou o problema com a cpu.

Bom dia.

Por gentileza, nos diga também:
1. se você tem placa de vídeo dedicada (ou se usa apenas o vídeo integrado do processador);
2. quanto de memória RAM você usa atualmente;
3. qual sistema operacional está no seu computador (exemplo: Windows 10 Pro).

Postado
3 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Por gentileza, nos diga também:
1. se você tem placa de vídeo dedicada (ou se usa apenas o vídeo integrado do processador);
2. quanto de memória RAM você usa atualmente;
3. qual sistema operacional está no seu computador (exemplo: Windows 10 Pro).

Uso o Vídeo integrado do processador, tenho 8gb de ram e uso Windows 10 Pro

• Membro VIP
Postado

Quais jogos? Seu processador é fraco, nada incomum usar 100% dele. A solução é trocar de processador e/ou adicionar uma placa de vídeo.

• Membro VIP
Postado
agora, Bruno Torrisi disse:

Uso o Vídeo integrado do processador, tenho 8gb de ram e uso Windows 10 Pro

Perfeito.
Seus 8GB RAM estão em apenas um pente de memória (1x8GB) ou dois pentes (2x4GB)?

Postado
1 minuto atrás, Gabriel U disse:

Perfeito.
Seus 8GB RAM estão em apenas um pente de memória (1x8GB) ou dois pentes (2x4GB)?

Apenas um pente

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Quais jogos? Seu processador é fraco, nada incomum usar 100% dele. A solução é trocar de processador e/ou adicionar uma placa de vídeo.

Isso ta acontecendo com todos os meus jogos. Porém, antes não havia esse problema.

Postado

smogg.gif.3031418116120927bf9926451d941caa.gif

Cara, seu processador é um 3200G com 8 GB de RAM, isso vai acontecer mesmo... esse processador é um Zen+ equivalente a um I5 de 4 geração, extremamente fraco.

Meu processador é um 2200G com 16 GB, e isso também acontece, principalmente no Windows que é um sistema que não tem perdão no CPU.

12 minutos atrás, Bruno Torrisi disse:

Isso ta acontecendo com todos os meus jogos. Porém, antes não havia esse problema.

Isso tá acontecendo agora, ou você só percebeu agora? Quais são os jogos que você joga?

Por via das dúvidas, testar em Linux ou numa instalação limpa do Windows ajuda a identificar o problema. Teu CPU pode estar atingindo 100% nem por culpa do jogo, mas por você ter muitas coisas abertas no fundo, afinal, você tá num processador 4/4, qualquer coisa papoca o bichinho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Bruno Torrisi disse:

Apenas um pente

Tudo bem então.
Na parte de HARDWARE (isto é, componentes físicos do seu computador):
O melhor que você pode fazer é dar ao seu processador mais memória para trabalhar, e mais largura de banda pra essas informações transitarem, facilitando o trabalho dele. Para isso, usar memória RAM em pares é o melhor, seja em Dual Channel perfeito (2x8GB = 16GB, por exemplo), ou um Modo Flex (8+16GB = 24GB, sendo 16 em Dual, e 8 em Single, por exemplo).

Na parte de SOFTWARE (isto é, na parte do seu sistema em si):
Há maneiras de você diminuir o consumo de recursos em segundo plano, e restaurar parte da performance que você observava antes em jogos. Estes passos também servem como manutenção de rotina no seu sistema, já que a movimentação de arquivos, a criação de arquivos temporários, e até a instalação de atualizações pode degradar a performance do sistema com o tempo, mas esses efeitos podem ser diminuídos. A seguir, colocarei algumas dessas medidas, que podem te ajudar...

1. Pausando temporariamente os principais processos de escrita do sistema.

1.1 Pressione Windows + R (abre o Executar do Windows);
1.2 Digite services.msc, e pressione Enter;
1.3 Clique no topo da coluna Nome, duas vezes (e deixe os serviços do sistema em ordem alfabética invertida);

1.4 Ache os seguintes serviços: Windows Update, Windows Search, Sysmain.

1.5 Em cada um deles: clique duas vezes, altere o Tipo de Inicialização para Desativado, depois clique em Parar (quantas vezes necessário, até que o serviço pare, efetivamente), e clique em Ok.
1.6 Estes serviços são importantes e não podem ficar parados pra sempre. Mas, este ajuste só vai deixar a escrita do sistema livre para as outras verificações e depois você os ativa novamente.

2. Verifique a integridade dos seus arquivos de sistema, e do seu disco principal.

2.1 Abra o CMD, ou Prompt de Comando como Administrador;

2.2 Digite: sfc /scannow e pressione Enter, depois espere;
2.3 Digite: dism/ online /cleanup-image /restorehealth e pressione Enter, depois espere.
2.4 Digite: chkdsk /f /r /x e pressione Enter, depois pressione S maiúsculo, e Enter de novo;
2.5 Reinicie o seu computador e não faça nada (deixe a verificação começar).

3. Siga o tutorial abaixo:

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Gabriel U disse:

Na parte de SOFTWARE

Aqui você não faz nada, seu processador é fraco e não existe mágica.

O Ryzen 5 5600 que é consideravelmente superior chega em 100% de uso. Estar em 100% de uso não é necessariamente um problema. No seu caso o problema é falta de desempenho por limitação de hardware.

• guilherme_dr alterou o título para Ryzen 3 3200G ficando a 100% e gerando quedas de FPS em vários jogos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...