Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, to com um problema que está me irritando muito, desde que virou CS 2, minha placa de vídeo não consegue nunca utilizar mais que 30% de sua capacidade, o processador em contra partida utiliza 90-100% e o fps jogando sozinho oscila entre 130-170, mas em um DM, fica sempre entre 70-96fps. Tenho 16gb de ram dual channel DDR4 2500MHz, Processador Core i5 9400F; Placa-mãe Gigabyte 360m GamingHD, SSD M.2 1tb; placa de vídeo Aorus  RTX 3070;

Já fiz todas as otimizações no Windows e no Nvidia APP possíveis e nada resolve, se alguém puder me ajudar serei eternamente grato, apenas preciso de alguma informação se posso resolver com o que tenho ou e preciso fazer um upgrade de processador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Horacio Junior disse:

Eai pessoal, to com um problema que está me irritando muito, desde que virou CS 2, minha placa de vídeo não consegue nunca utilizar mais que 30% de sua capacidade, o processador em contra partida utiliza 90-100% e o fps jogando sozinho oscila entre 130-170, mas em um DM, fica sempre entre 70-96fps. Tenho 16gb de ram dual channel DDR4 2500MHz, Processador Core i5 9400F; Placa-mãe Gigabyte 360m GamingHD, SSD M.2 1tb; placa de vídeo Aorus  RTX 3070;

Já fiz todas as otimizações no Windows e no Nvidia APP possíveis e nada resolve, se alguém puder me ajudar serei eternamente grato, apenas preciso de alguma informação se posso resolver com o que tenho ou e preciso fazer um upgrade de processador.

Bom dia.

Qual a resolução do seu monitor? E em qual resolução você está jogando no momento?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Qual a resolução do seu monitor? E em qual resolução você está jogando no momento?

Bom dia, eu tenho um AOC G2 24’ 144hz 1ms, e jogo em 1920x1080

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Horacio Junior disse:

Eai pessoal, to com um problema que está me irritando muito, desde que virou CS 2, minha placa de vídeo não consegue nunca utilizar mais que 30% de sua capacidade, o processador em contra partida utiliza 90-100% e o fps jogando sozinho oscila entre 130-170, mas em um DM, fica sempre entre 70-96fps. Tenho 16gb de ram dual channel DDR4 2500MHz, Processador Core i5 9400F

Creio que você esteja com gargalo de processador, nesse caso.

O Counter Strike 2 é um jogo especialmente dependente de potência de núcleo único na CPU. Sugiro que você faça um upgrade, quando possível, para um Intel Core i9-9900 ou um Intel Core i7-9700F. Ambos têm o mesmo TDP, então resfriamento não deve ser problema. O outro jeito de contornar isso, e por isso perguntei do monitor, é reduzir o gargalo de CPU, deixando o trabalho da GPU um pouco mais difícil, ou seja, aumentando a resolução.

Por incrível que pareça, jogar em ajustes gráficos mais exigentes poderia te ajudar a ter mais FPS, ou pelo menos mais estabilidade...

• Curtir 1
Postado

Esse tipo de game eSports é pensado para ser amigável para a maioria dos hardwares, possuem gráficos simples por isso, então acabem exigindo menos da placa de vídeo, porém acabam sendo mais exigentes para o processador, pois quanto mais FPS você quer atingir, mais poder da CPU você vai precisar. Como você geralmente não roda games de campanha em FPS tão elevados, então o uso de CPU fica mais baixo. O seu caso é claramente um gargalo de CPU, e a única forma de melhorar é pegando um CPU mais moderno (pegar um outro CPU da mesma geração não vai resolver).

• Curtir 3
Postado

opa 
tenho uma 3070 
com um i5 13400
mas ja tive o i5 9400 com esse RTX 3070 

e uso cs2 em 1080 tudo no ultra sempre 
ativo o vsync, assim ele crava em 144hz do monitor 
fica top pra jogar, bem liso 
testa ae ve se da boa, assim ele não forca tanto o processador e joga o trabalho pesado pra placa de vídeo 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
agora, juhniu disse:

opa 
tenho uma 3070 
com um i5 13400

uso cs2 em 1080 tudo no ultra 
ativo o vsync, assim ele crava em 144hz do monitor 
fica top pra jogar, bem liso 
testa ae ve se da boa, não adianta querer mais q 144 fps se o seu monitor não suporta 

Este aqui é um bom exemplo: mesma placa de vídeo, mesmo jogo, com ajustes gráficos no Ultra.
Tá legal que o processador é bem melhor, mas seguir este exemplo aqui pode aumentar um pouco a estabilidade, e reduzir o gargalo. Faça o teste...

• Curtir 1
Postado

@Horacio Junior

Assim como os colegas disseram, é gargalo no processador.

No seu caso, se o seu monitor não permitir resoluções acima de 1920x1080, provavelmente aumentar alguns gráficos pode salvar um pouco do seu FPS, visto que é uma boa diferença na balança, levando em consideração um game que prioriza o processador, isso pode tirar um pouco o peso dele.

Faço uma ressalva sobre limitar o FPS ( fps_max ), isso aumenta o inputlag e em alguns casos pode passar uma sensação de '' peso '' no seu jogo. Ainda existe uma certa " pesquisa '' feita pela comunidade para entender se isso pode reduzir os sttuterings frequentes que o jogo anda tendo, inclusive, eu mesmo utilizo meu FPS limitado nos 400 afins de testar essa probabilidade, mas ultimamente não vejo um progresso significativo nisso, fora o que eu comentei, sobre a sensação de peso e o inputlag, acaba que usar meios externos de programas de configuração (que otimiza o jogo, não tem nada a ver com algo ilegal) se encaixa mais... Só falta a coragem de baixar algo do tipo.

Se mesmo mudando os gráficos ou limitando o FPS sua gameplay acabar ficando sem a coerência que você busca, recomendo trocar o processador.

Priorize algum com um bom desenvolvimento single thread e bastante L3 Cache ( isso consta bastante em games do tipo ).

Minha recomendação fica nos seguintes processadores:

Ryzen 5 5600 - AM4 - DDR4

Ryzen 5 7600 - AM5 - DDR5

Ryzen 7 5700X3D - AM4 - DDR4

• Curtir 1
Postado

Um tempo atrás eu vi esse vídeo aqui onde o cara realmente mede o input lag e compara os resultados, e ele mostra que jogar com FPS destravado não necessariamente garante o menor input lag, existe uma "configuração otimizada" usando G-Sync que resulta em input lag ainda menor.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB 

O pior é que diversos pro-players deixam o G-SYNC desligado justamente por conta de inputlag. Tentei ver alguns vários vídeos de otimização, alguns vários na verdade... E todos eles também mantem desligado.

Inclusive, me chamaram de doido numa partida quando eu disse que deixava o G-SYNC ligado 🤣, fui desligar ele e senti o meu jogo um pouco mais fluido ( ou pode ser algum tipo de placebo ).

Mas sobre a configuração otimizada que você cita, pode ser que ela combe com o G-SYNC então, por que até onde eu sei o pessoal recomenda não deixar ativado.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 3070 utilizando apenas 20-30% no CS 2 com Core i5-9400F
  • Coordenador
Postado

Você realmente vai precisar trocar o processador, e não compensaria pegar algo na mesma plataforma.

A única solução é trocar o kit por algo mais moderno. Melhor partir logo para uma plataforma AM5 com RAM DDR5 e processador X3D (se puder). Se não puder, o Ryzen 5 7600 já atenderá bem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...