Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, dando uma olhada pela internet achei uma placa que despertou minha curiosidade (não penso em comprar e usar, apenas debater sobre o assunto)

Achei essa P106-090, pelo que vi, é basicamente uma GTX 1060 6GB, porém usada pra mineração, tem algumas limitações como não ter saída pra vídeo

Pensei comigo mesmo, faria algum sentido usar ela pra jogos em um Pc com gráfico integrado, ou até em um notebook? considerando que das limitações dela, a principal é a questão de não dar vídeo? ou teria mais algo que impedisse de usar?

Inclusive vi gente falando sobre usar como dual gpu, uma maneira de gerar quadros por IA, enfim, não entendo muito sobre dual gpu

Seria uma alternativa pra ter uma placa de vídeo BEM barata nessa época de crise?

No Aliexpress ela tá saindo por menos de 400 pila

• KairanD alterou o título para Faria sentido usar placa de vídeo de mineração (P106-090) para jogar?
Postado
1 hora atrás, felzeed disse:

P106-090

Além de ter menos shaders que uma GTX 1060 normal, ter só  3GB de memória e operar em PCI 1.0 x1 - detalhes que a tornam horrível para jogos; essa P106-090 não tem saída para monitor. Então usaria como para jogar?

Não dá para processar os gráficos do jogo nesta GPU e enviar para o vídeo integrado de algum CPU enviar para o monitor. Além do que, o vídeo integrado de um Ryzen 5600G/GT deve ser mais capaz. 

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, 1lokos disse:

Não dá para processar os gráficos do jogo nesta GPU e enviar para o vídeo integrado de algum CPU enviar para o monitor.

Acho que existe, só não sei como fazer. Alguns anos atrás vi o Linus testando uma dessas GPUs próprias de mineração, ele usou o gráfico integrado para intermediar a saída de imagem, igual acontece nos notebooks que tem GPU dedicada.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, 1lokos disse:

Além de ter menos shaders que uma GTX 1060 normal, ter só  3GB de memória e operar em PCI 1.0 x1 - detalhes que a tornam horrível para jogos

Esqueci de mencionar, existe um modelo com 3 e um com 6gb, apesar de pra atualidade 6gb de VRAM ainda serem pouco, já é o dobro

59 minutos atrás, 1lokos disse:

Essa P106-090 não tem saída para monitor. Então usaria como para jogar?

Existe uma maneira, não vou saber te dar exatamente a maneira de fazer, mas tendo um processador com gráfico integrado pra gerar vídeo, você consegue configurar pra placa de vídeo (P106-090) processar os aplicativos da sua escolha, o vídeo desse maninho engraçado mostra como

1 hora atrás, 1lokos disse:

Além do que, o vídeo integrado de um Ryzen 5600G/GT deve ser mais capaz. 

Cara, uma GTX 1060 é mais forte que o gráfico integrado dos 5000G, não?

Não sei se devido as diferenças que você citou (Shaders, PCIEx) faria essa placa ser mais fraca 

Postado

@felzeed fui pesquisar melhor e vi que essa tal P106-090 tem apenas 768 CUDA cores enquanto uma GTX 1060 6GB tem 1280 e a GTX 1060 3GB tem 1152. 768 CUDA cores é a mesma quantidade que tem uma GTX 1050 Ti, e essa GPU não chega nem perto do desempenho de uma GTX 1060 3GB. Se você pesquisar bem, deve achar GTX 1050 Ti valendo mais a pena que uma GPU chinesa surrada de mineração. Outra GPU popular com desempenho próximo da GTX 1050 Ti é a GTX 960, mas opte pela versão de 4GB pra não sofrer tanto (ela tem versão de 2GB e 4GB).

Specs da P106-090: https://www.techpowerup.com/gpu-specs/p106-090.c2999

Specs da GTX 1050 Ti: https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-GTX-1050-ti.c2885

Postado

Até é possível usar um vídeo integrado com uma GPU dedicada e combinar o processamento de ambas usando um software chamado "Lossless Scaling".

O Adrenaline fez um vídeo demonstrando.

Mas já aviso que é uma baita de uma gambiarra.

A parte que te interessa começa aos 13:45 do vídeo, embora eu recomende ver ele inteiro para um melhor contexto.

Ele usou uma RTX 4060 com um Ryzen 5 5600G, usando a saída de vídeo integrado para o monitor.

Postado

@GuilhermeGB é, aparentemente não vale a pena mesmo, obrigado!

cara, aproveitando aqui, normalmente uso aquele technicalcity pra medir a diferença entre as placas, mas vi que os resultados nesse site que você usa são diferentes, consegue me explicar qual a diferença?

e aproveitando a deixa, uso um gráfico integrado (Radeon 760m) aqui que no site que você mandou, diz ser 8% mais "fraco" que uma GTX 1050, e eu tenho uma GTX 1050 2gb encostada aqui nas tralhas, eu colocar a GTX e consequentemente tirar os 8gb que tô dedicando ao gráfico integrado seria mais benéfico de modo geral pro PC ou os 2gb de VRAM da placa não compensariam?

Postado

@felzeed eu tenho costume de usar o TechPowerUp como base, a maioria usa ele por ter uma boa confiabilidade. Apesar dele não ser 100% preciso, é sempre bom se atualizar pelos reviews toda vez que saem placas novas, já que eles comparam o desempenho da nova placa com outras que já existem.

Com base nesse teste do Tom's Hardware, por exemplo, dá pra ver que a Readon 760M com um pequeno overclock e combinada com RAMs de 6400MHz consegue rivalizar com a GTX 1650 no Cyberpunk 2077. Mas veja que o desempenho dela fica bem abaixo quando usado com memórias mais lentas (5200MHz) e sem overclock (37 FPS vs 50 FPS). Ainda assim, melhor do que uma GTX 1050, que não conseuge nem 30 FPS nessa configuração (1080p Low), fica entre 20-25 FPS.

Os 2GB de VRAM da GTX 1050 é um grande gargalo, você quase sempre vai precisar usar RAM do sistema pra complementar e vai acabar sendo punido por isso, resultando em perda de desempenho e instabilidade. Ela também usa uma arquitetura antiga que não tem otimizações para recursos que engines atuais usam, o que faz a diferença de desempenho aumentar em relação a GPUs mais novas. Por outro lado, gráfico integrado é bastante dependente da configuração de RAM que você tem, já que ele não tem VRAM própria, mas ele não sofre penalização por usar RAM acima do que foi pré-defindo, se você tiver RAM suficiente, ele vai usar o que precisar. E nem é muito recomendado você deixar uma parte muito grande da sua RAM reservada pro gráfico integrado, pois você acaba perdendo acesso a essa porção para o restante do sistema quando precisar.

u5Y7g3gTqHUcTK4AJ5mnHF-970-80.png.webp

Fonte: https://www.tomshardware.com/pc-components/cpus/amd-Ryzen-5-8600g-cpu-review/3

Postado

@felzeed não sei se seria possível, mas se for, só valeria se você fosse usar a GTX 1050 como a GPU secundária que seria usada para dobra os quadros, já que ela tende a ser mais fraca que a 760M. A 760M seria a GPU principal, mas acho que vai ser meio complicado pra configurar isso dentro do Windows, a tendência é ele dar preferência pra GPU dedicada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...