Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo AMD equivalente à GTX 660 para Linux

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma GTX 660 que eu usava no Windows, mas agora que troquei pra Linux essa placa de vídeo tem vários problemas de drivers e compatibilidade(como o Wayland por exemplo), e pelo que pesquisei a AMD não tem esse problema de drivers com o Linux, porque os drivers aparentemente são de código aberto, eu realmente não preciso de uma gpu mais poderosa do que isso mas eu também não vou comprar algo inferior, o foco do meu PC é só pra ilustração digital e vez ou outra eu passo o tempo jogando alguma coisa, mas o foco mesmo é ilustração

• Solução
Postado

GTX 660 é uma placa bem antiga (2012), talvez você não teria esse tipo de problema se tivesse uma placa mais atual.

De qualquer forma, aqui estão algumas GPUs equivalentes a uma GTX 660 da AMD: RX 550, R7 360, R7 260X. A RX 550 seria a mais nova delas, você ainda encontra algumas a venda nas lojas, apesar da relação preço x desempenho não ser tão boa. 

Sugiro você pensar em placas de vídeo acima desse nível de desempenho, você acabará perdendo menos dinheiro.

• Curtir 3
  • KairanD alterou o título para Recomendação de placa de vídeo AMD equivalente à GTX 660 para Linux
  • Coordenador
Postado
Em 24/06/2025 às 22:47, GuilhermeGB disse:

GTX 660 é uma placa bem antiga (2012), talvez você não teria esse tipo de problema se tivesse uma placa mais atual.

Os drivers da Nvidia no Linux sempre foram polêmicos. Atualmente, a situação realmente melhorou bastante, especialmente agora que existe uma opção de driver parcialmente open source, o que reduziu os problemas de estabilidade (não é o caso do colega, pois a placa de vídeo dele não recebe atualizações desde a série de drivers 470, ou seja, a situação dele realmente é crítica).

Enquanto os drivers da AMD são open source, estão incluídos no kernel, funcionam bem e suportam o Wayland há anos, a Nvidia historicamente usa drivers proprietários que quebram em atualizações de kernel e que começaram a ter suporte decente (ainda com problemas, mas usável) para Wayland apenas recentemente, e isso somente porque o suporte ao X11 já está sendo encerrado por várias distros.

Eu tive a experiência de usar uma GTX 1070 Ti no Linux por muito tempo, é um trauma que infelizmente vou carregar pelo resto da vida. O desempenho dela ainda era bom, mas troquei pela AMD porque não aguentava mais as dores de cabeça causadas pelos drivers da Nvidia.

Eu penso o seguinte: a menos que uma pessoa dependa necessariamente da tecnologia CUDA da Nvidia, não há motivo racional para comprar Nvidia sendo usuário de Linux. A situação está melhorando, mas o ideal ainda é optar pela AMD sempre que possível para ter mais segurança. Enquanto muitos avanços do lado da AMD são feitos no Linux e acabam portados para o Windows, a Nvidia sempre tratou usuários de Linux como cidadãos de segunda (ou quem sabe terceira) classe.

Em 24/06/2025 às 21:29, Calebones disse:

...eu realmente não preciso de uma gpu mais poderosa do que isso mas eu também não vou comprar algo inferior, o foco do meu PC é só pra ilustração digital e vez ou outra eu passo o tempo jogando alguma coisa, mas o foco mesmo é ilustração

Qual a configuração completa do seu PC e quanto pretende gastar?

Desde que peguei a RX 7600 XT e me livrei da Nvidia, minha qualidade de vida no Linux aumentou absurdamente.

Recomendo pegar placas mais atuais, pelo menos RDNA2 (série RX 6000). Até porque, como o @GuilhermeGB muito bem comentou, essas placas de entrada no nível da GTX 660 não compensam.

Para ter a melhor experiência em termos de suporte, a partir da arquitetura Polaris (séries RX 400 e RX 500) já está okay (eu descartaria opções mais antigas). Mas aí você precisaria procurar no mercado de usados (não compre placas chinesas, pois, apesar de serem vendidas como "novas", são construídas a partir de sucata proveniente de mineração de criptomoedas).

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado
Em 26/06/2025 às 06:10, KairanD disse:

Eu tive a experiência de usar uma GTX 1070 Ti no Linux por muito tempo, é um trauma que infelizmente vou carregar pelo resto da vida. O desempenho dela ainda era bom, mas troquei pela AMD porque não aguentava mais as dores de cabeça causadas pelos drivers da Nvidia.

A minha GTX 1070ti está ainda funcionando perfeitamente no Linux Fedora KDE, que por sinal é uma distro muito estável e roda aqui perfeitamente todos os meus jogos da steam via proton, mas uma vez ou outra acontece de após atualizar o kernel ou driver de vídeo do sistema ficar instável.

O que tem me salvado é o programa Macrium Reflect Free 8.0 pra fazer as imagens das partições Linux, e quando dá um problema aqui eu faço uma restauração do sistema.

Em 26/06/2025 às 06:10, KairanD disse:

Desde que peguei a RX 7600 XT e me livrei da Nvidia, minha qualidade de vida no Linux aumentou absurdamente.

Qual distro você usa?

• Coordenador
Postado
Em 26/01/2026 às 15:25, Tiberio disse:

...uma vez ou outra acontece de após atualizar o kernel ou driver de vídeo do sistema ficar instável.

Esse era o principal problema que eu tinha. Eu penso o seguinte: se ficamos receosos toda vez que ocorre uma simples atualização de kernel ou driver de vídeo, porque as instabilidades e quebras são frequentes a ponto de ter que usar um software para restauração de sistema, então a placa não funciona direito no Linux. Comigo isso ocorreu tantas vezes que perdi a conta, em distros diversas.

Além desse problema, o Wayland não funcionava direito com a placa na época (hoje parece que melhorou), o que me obrigava a usar o X11, e o G-Sync só funcionava quando estava de boa vontade. Tive problemas até mesmo com o modo noturno, que não funcionava de forma consistente com o driver proprietário da Nvidia. Por fim, o desempenho em jogos DirectX 12 ficava muito abaixo quando comparado com o Windows, já que as placas Pascal não têm a implementação completa do Vulkan que o VKD3D necessita para extrair o máximo potencial.

Por fim, como a Nvidia encerrou o suporte de drivers para as Pascal, logo vão começar a haver problemas de compilação graves com kernel atualizado, até o momento em que o driver vai ser removido dos repositórios, como já ocorreu com as versões mais antigas.

Quando comprei a RX 7600 XT, todos esses problemas no Linux desapareceram. A experiência de uso é bem mais tranquila, super recomendo.

Em 26/01/2026 às 15:25, Tiberio disse:

Qual distro você usa?

Atualmente, Debian Stable com kernel dos backports e foco em pacotes Flatpak. Assim tenho uma base extremamente estável, mas com drivers e bibliotecas atualizados e programas atualizados e isolados do sistema.

Já usei várias distros ao longo dos anos. Ubuntu, Debian, Arch Linux, Manjaro, Zorin OS, Pop!_OS, Linux Mint, KDE Neon, Kubuntu, Lubuntu, Orange Pi OS e outras. O Fedora eu nunca consegui usar, porque não funcionava direito nas minhas máquinas (contudo, não cheguei a testar com o hardware AMD).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Atualmente, Debian Stable com kernel dos backports e foco em pacotes Flatpak. Assim tenho uma base extremamente estável, mas com drivers e bibliotecas atualizados e programas atualizados e isolados do sistema.

Tenho o Debian instalado aqui também junto ao Fedora, mas nesse ultimo pra jogar é bem melhor já que os drivers no Fedora são recentes ao contrario do Debian que são bem antigos.

Não faço uso dos backports e não sei se esse repositório faz uso dos drivers de Vídeo mais recentes.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Tiberio Os drivers atualizados da Nvidia não são oferecidos via backports no Debian. Para quem usa hardware Nvidia, o Debian infelizmente acaba sendo pouco interessante para jogar mesmo. Distros baseadas em Fedora e Arch acabam entregando uma situação mais confortável, embora exista um risco maior de instabilidades causadas pelos drivers da Nvidia.

Com hardware da AMD é possível usar o Debian Stable sem ter qualquer perda de desempenho em relação às distros mais atualizadas, porque o kernel atualizado via backports e os pacotes do MESA atualizados via Flatpak possibilitam sempre ter o melhor desempenho em jogos. Com o hardware da Nvidia isso não é possível devido aos drivers e bibliotecas fechados (mesmo o tal driver "open" é apenas parcialmente aberto e não possibilita isso).

• 4 semanas depois...
Postado
Em 28/01/2026 às 17:14, KairanD disse:

Os drivers atualizados da Nvidia não são oferecidos via backports no Debian.

Atualizei o driver proprietário da nvidia para o 580 via arquivo .run, também ativei os  backports no Debian 13 e assim consegui atualizar o kernel para a versão mais recente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...