Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, tenho a seguinte config:
RTX 3070TI
i5 13400f
32gb 2400(infelizmente um dos pentes puxa pra baixo).

Meu foco é 144fps nos games, o que acham que seria o melhor upgrade? pegar uma 3080ti ou trocar o processador?

Postado

@Middoken 3070ti é da galax, a 3080ti seria da zotac.
minha placa-mãe é xingling, da Maxsun se não me engano.
as memórias são uma da Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2400mhz e outra xingling de 16gb também a 3600mhz. (não me lembro a marca).
tenho 2nvme e um hdd.
fonte msi de 750w.
então, surgiu a oportunidade de pagar 1600 na volta pra pegar a 3080ti, mas com esse valor eu imagino que da pra pegar um processador melhor também, ai surgiu a dúvida.

Postado

@darktohits se você usa o PC apenas para jogos, vai ter ganhos menores trocando de CPU por outro modelo dentro do mesmo soquete, ainda mais que sua placa-mãe é de entrada e provavelmente não aguentaria CPUs superiores ao 13400F. Observe que só existem ganhos mais significativos (20% +) de desempenho em relação ao seu CPU com modelos "K", que exigem placas-mãe mais robustas para funcionarem direito.

OBS: O desempenho abaixo também leva em conta RAM DDR5, você estar usando RAM DDR4 numa frequência mais baixa também pode acabar sendo um gargalo para o processador.

relative-performance-games-2560-1440.png

Por outro lado, sair de uma RTX 3070 Ti para uma RTX 3080 Ti aumentaria seu desempenho em quase 50%, principalmente considerando que a RTX 3070 Ti tem pouca RAM, apenas 8GB, a RTX 3080 Ti tem uma quantidade mais razoável de 12GB. Os 8GB da 3070 Ti já podem estar sendo gargalo em vários games atuais, o que aumenta a diferença entre ela e a 3080 Ti. Mas vai depender do que você joga, porque se seu foco for mais em jogos eSports em resolução 1080p, talvez a própria RTX 3070 Ti já esteja sendo subutilizada na sua máquina.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Core i5 13400F, 32GB e GeForce RTX 3070Ti: Mudar para RTX 3080Ti ou trocar CPU?
Postado

Eu tenho uma forma de definir o que está limitando o desempenho: diminuir a resolução e qualidade gráfica do jogo. Se aumentar a taxa de quadros, é a GPU que, normalmente, está limitando o desempenho. Se não aumentar, é a CPU que está limitando o desempenho. 

No caso da dúvida da troca entre a 70Ti e a 80Ti, a diferença de performance é bem grande. Tenho quase certeza que sua CPU seria a peça a limitar o desempenho. 

• Curtir 1
Postado

Concordo com a questão dos tipos de games que ele vai jogar...

Ultimamente, na questão dos games eSports, eu percebo que a gama de pessoas está investindo muito mais em processador do que em placa de vídeo, acredito que um dos únicos mesmo que não se aplica tanto nesse caso, é o COD Warzone, que uma placa de vídeo da AMD com um diferencial maior em DirectX12, parece compensar bem mais, fora a questão do peso para fazer live ( considerando que seja um streamer, por mais que eu acho que os recursos NVENC são melhores, mas não fui muito atrás de saber depois do lançamento das novas GPUs ).

O pessoal utiliza bastante o Ryzen 7 7800X3D e o Ryzen 7 9800X3D com uma RTX 3060 12GB, RTX 4060/Ti 8GB, mas só reforçando, isso em games competitivos que usam muito o processador. No caso do autor do tópico, realmente é fundamental sabermos quais os tipos de games ele quer rodar nessa máquina, e a resolução também.

Postado

Eu jogo mais jogos online, usando como exemplo o warzone, com minha config mesmo no mínimo as vezes mal consigo 80fps, e pra quem usa monitor 144 essa diferença da uma pesada.
pelos comentários vi que a gpu seria uma melhor troca, correto?

levando em consideração que pra mudar pra um processador melhor, eu teria que mudar a placa-mãe.
eu penso no futuro, caso eu mude pra DDR5, pelo menos a gpu é garantido.

@Kleber Peters faz sentido, usando novamente o warzone como exemplo, tanto no ultra quanto no baixo, o FPS parece não mudar, seria indícios do processador estar meia bomba? ou até a ram de 2400

@GuilhermeGB obrigado pela resposta, acha que trocar a ram iria melhor algo significativo? eu não iria pra menos de 32gb, recomenda alguma marca?

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, darktohits disse:

usando como exemplo o warzone, com minha config mesmo no mínimo as vezes mal consigo 80fps

Então tem algo errado no seu PC. O Ryzen 5 5600 e RX 7600 mantém a média de 100fps.

Pode ser temperatura, alguma coisa aí está causando o problema. É bom saber sua configuração certinha, inclusive modelo do gabinete.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, darktohits disse:

com minha config mesmo no mínimo as vezes mal consigo 80fps

Como dito acima, aparentemente tem algo errado no seu PC, melhor resolver antes de pensar em upgrade.

5 horas atrás, darktohits disse:

@GuilhermeGB obrigado pela resposta, acha que trocar a ram iria melhor algo significativo? eu não iria pra menos de 32gb, recomenda alguma marca?

Pra trocar RAM DDR4 por DDR5 você tem que trocar placa-mãe, aí já acho que não vale a pena.

Postado

@Pedroou meu gabinete é sem marca kkkk, mas as temperaturas estão sempre boas, gpu normalmente não passa de 70c e o processador já por volta de 80c

@GuilhermeGB e como eu descobriria o que tem de errado? ele está recém formatado, atualizei drivers.

Postado

@darktohits

Porta conta do pente de 2400Mhz, sua frequência é limitada a essa taxa, e esse é um dos motivos da baixa de FPS (claro que não todo, mas um pouquinho é), pois 2400Mhz para 3200Mhz, tem um ganho interessante, ainda mais em dual channel e se tratando de um game que toda migalha de FPS faz diferença.

Olha, eu não considero 80° uma boa temperatura para sua CPU, ainda mais se o uso dela estiver baixo... (reforçando, não considero se o uso estiver baixo, antes que venha o fiscal) Nas especificações a temperatura limite dela é de 100°, menos mal, visto que se fosse um Ryzen atingindo os 80°, sua temperatura limite seria 90°, mas claro, isso varia, pois alguns Ryzen tem temperatura limite de 89° - 90° - 95° e por ai vai. Recomendo verificar se a frontal do seu gabinete é fechada, sem ser "mesh" ou ter "furinhos" para a entrada de ar.

Dito isso, como está posicionadas as fans do seu gabinete?

Seria interessante também fazer um pequeno Vídeo utilizando o MSI Afterburner jogando o COD Warzone para a gente dar uma analisada, ou uma print também já ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...