Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho um AX73 e um EX511 da tplink.

Configurei o AX73 como mestre e o EX511 como secundário, configurei o tal do Onemesh no principal e ele configurou o EX511.

Não importa se esta via cabo ou via Wifi, distância de 10 metros de um para o outro.

Não tenho a mesma velocidade quando estou perto do EX511 e se eu me desloco do principal para o secundário e vice-versa a conexão com a VPN da empresa cai.

No EX511 eu tenho um pc ligado na porta lan e o pc via cabo bate a velocidade total contratada, agora tanto o celular como o notebook só bate a velocidade contratada perto do AX73.

Posso ter errado em alguma configuração?

Zigbee da interferência em rede Wifi?

• Membro VIP
Postado

Está com rede 2.4Ghz e 5Ghz configurada em ambos AX73 e EX511? A velocidade reduzida no roaming entre eles do seus dispositivos móveis sugere que em um (EX511) estariam provavelmente conectados em rede 2.4Ghz e na rede 5Ghz no WiFi do AX73.

Caso o EX511 tenha ele também rede 5Ghz, verifique se não tem algum outro dispositivo conectado em velocidade baixa mesmo em 5Ghz, um dispositivo com WiFi mais lento ou inferior pode forçar o AP à nivelar o throughput máximo geral do WiFi pelo device mais lento.

Quanto às desconexões na sua VPN sugere porém que possa estar ocorrendo a troca não apenas da portadora Ethernet como também de camadas superiores, TCP/IP, forçando o reinicio da sessão L2TP ou equivalente, ou mesmo essa troca hipotética entre 2.4Ghz e 5Ghz abrupta, mesmo sem a troca de IP, acarretaria em degradação severa do tráfego IP e, por consequência, ambos os lados da conexão VPN geralmente forçam o reinicio da sessão L2TP ou similar para restabelecimento da qualidade conexão, mesmo sem haver a troca de IP, é um comportamento esperado nesses casos.

• Curtir 1
Postado
Em 28/06/2025 às 20:50, Linio Alan disse:

Está com rede 2.4Ghz e 5Ghz configurada em ambos AX73 e EX511? A velocidade reduzida no roaming entre eles do seus dispositivos móveis sugere que em um (EX511) estariam provavelmente conectados em rede 2.4Ghz e na rede 5Ghz no WiFi do AX73.

Caso o EX511 tenha ele também rede 5Ghz, verifique se não tem algum outro dispositivo conectado em velocidade baixa mesmo em 5Ghz, um dispositivo com WiFi mais lento ou inferior pode forçar o AP à nivelar o throughput máximo geral do WiFi pelo device mais lento.

Quanto às desconexões na sua VPN sugere porém que possa estar ocorrendo a troca não apenas da portadora Ethernet como também de camadas superiores, TCP/IP, forçando o reinicio da sessão L2TP ou equivalente, ou mesmo essa troca hipotética entre 2.4Ghz e 5Ghz abrupta, mesmo sem a troca de IP, acarretaria em degradação severa do tráfego IP e, por consequência, ambos os lados da conexão VPN geralmente forçam o reinicio da sessão L2TP ou similar para restabelecimento da qualidade conexão, mesmo sem haver a troca de IP, é um comportamento esperado nesses casos.

Rapaz tu manja dos Paranaue essa linguagem esta muito avançada pra mim.

Mas vamos lá, minha sogra tem o mesmo plano de internet na mesma empresa, modem dela fica a 12 metros da minha casa, consigo conectar, acessei a VPN pela internet dela e mudei de um cômodo para o outro, andei pela casa e nada de cair a VPN, o modem dela é o emprestado da empresa, o modem da empresa na minha casa esta em bridge, PPPOE no AX73, estou pensando em vender os dois e pegar um TPlink Deco mesmo, já procurei vídeos sobre configuração de roteadores mas, só ensinam o básico. A principio o Onemash esta funcionando.

E outro problema sério é a lentidão na VPN. A TI da empresa onde trabalho pode limitar a velocidade da VPN?

Me pediram para traçar uma rota usando o tracert, tracei e levei 12 passos para chegar num determinado IP, o pessoal na empresa onde trabalho levou 6 passos. Liguei na empresa de internet e disseram que podia ser meu roteador, estão me enganando né?

• Membro VIP
Postado

A operadora de internet da casa da sua sogra é a mesma ou diferente da sua casa?

Empresas eventualmente podem sim limitar a banda no servidor VPN mas é improvável que esse "shapping" de velocidade seja a causa raiz do problema, isso se ocorrer de fato.

Se a sua própria operadora acham que pode ser o seu roteador, deixe eles investigarem isso e até realizar a substituição do equipamento caso achem pode bem fazê-lo, preservando o "modo bridge" se possível, que é muito desejado por muitas razões.

Postado

@Linio Alan Sim a mesma operadora da minha sogra e mesmo plano.

Eles acham que é as configurações que eu fiz no meu roteador particular não o deles pois o deles esta em bridge.

Vou ter algum problema em postar o resultado do tracert aqui?

A noite vou mexer nas configurações do meu roteador, deixar os Sonoff na rede de convidados, tenho também sensores Zigbee não sei se interferem na rede de 2,4G, vou deixar na rede principal só o notebook, rede de convidados vou desligar o 5G.

• Membro VIP
Postado

Zigbee estando devidamente configurado não vejo razão para interferência direta na sua VPN, salvo se esse device estiver lotando a sua rede LAN com eventual tráfego broadcast, que pode estar chegando em todos os devices na rede e, por consequência interferindo na banda utilizável prática da rede e gerando ainda colisões, mas isso somente com um Wireshark para se averiguar, fora isso não vejo correlação entre um e outro.

Quanto a diferença no número e saltos na comparação com a internet da sua sogra, se estiver realmente ocorrendo, é bem estranho, muito mesmo. Sua operadora deveria investigar isso pois, em teoria, deve haver o mesmo número de saltos, mas existem outros elementos que podem interferir na qualidade de rede para além do número de saltos, como a forma que a rede LAN está estruturada e como se dá o uso desse link internet.

Uma forma de se investigar essa questão, ao meu ver, seria o de fechar uma outra VPN em outro host na sua rede, e deixar rodando um teste de ping ou MTR para se determinar questões como perda de pacote, latência e jitter. Um teste rodando dentro da VPN e outro rodando contra o IP de gateway padrão que aparece nas informações de rede na interface PPPoE que o seu AX73 adquiriu via sessão PPPoE, para confirmar se as perdas ocorrem dentro do backbone da operadora ou fora dela.

• Curtir 1
Postado

Digamos que eu venda esses equipamentos que tenho hoje e pegar uma coisa mais dedicada tipo os Deco da tplink.

Com uma internet de 500mb vou de X10 ou X50?

Não pretendo ter mais do que 500mb  de internet.

• Membro VIP
Postado

Se você chega à cogitar o X50 e se por acaso a sua planta for considerável -- dezenas de metros quadrados para cobrir com sinal WiFi -- vai de X50.

Mas se economia e uma planta modesta/mediana for a sua realidade, o X10 vai te atender bem também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!