Ir ao conteúdo

Possível conflito de sinal entre roteador principal e ponto de acesso?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Olá!

Recentemente adquiri um novo roteador afim de expandir o sinal wifi na minha casa. Até então uso o modem/roteador da operadora, um Sagemcom Fast 5670, para distribuir os ips e rotear o sinal no primeiro andar de casa. O segundo roteador e mais novo, um tp-link ax3000, fica no segundo andar no modo ponto de acesso. Porém, após a configuração, notei que quando troco de andar o melhor sinal não é automaticamente conectado ao meu celular e a intensidade fica fraquíssima (de 433mbits no 5ghz, não passa de 15). Gostaria de um direcionamento técnico nesse sentido, pois acho que configurei tudo corretamente, inclusive me certificando de deixar os sinais de ambos os roteadores em canais diferentes, e a intensidade dos 2.4ghz em 40mhz e o 5g em 160. Também passou pela minha mente deixar apenas o segundo roteador com wifi ativado e dhcp desligado em função mesh(?), porém seria minha última opção. Enfim, sugestões? Obrigado.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, vanderleipt disse:

Porém, após a configuração, notei que quando troco de andar o melhor sinal não é automaticamente conectado ao meu celular e a intensidade fica fraquíssima (de 433mbits no 5ghz, não passa de 15).

A troca de andar vai causar um sério prejuízo na rede de 5GHz mesmo, pois apesar da velocidade máxima teórica dessa frequência ser maior, o alcance é muito menor do que na rede 2.4GHz. Para andares diferentes, certifique-se de conectar o seu aparelho a rede de 2.4GHz e não 5GHz.

2 horas atrás, vanderleipt disse:

2.4ghz em 40mhz

O uso de canais de 40MHz na faixa de frequência de 2.4GHz deve ser evitado, pois essa faixa de frequência está extremamente saturada hoje em dia, e ao aumentar para 40MHz, você estará praticamente dobrando o nível de interferência em vez de melhorar o desempenho. Mude para 20MHz e faça o teste.

Verifique nos roteadores se existe opção para Fast Roaming (802.11r/k/v) e ative‑a

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GabrielLV disse:

A troca de andar vai causar um sério prejuízo na rede de 5GHz mesmo

Sim, de acordo, estou ciente desse problema, porém me refiro a alternância entre o 2.4 e 5ghz do primeiro roteador e o do segundo. Gostaria que quando tivesse no andar de baixo, o celular se conectasse ao roteador de baixo devido a melhor intensidade de sinal e vice-versa.

essa faixa de frequência está extremamente saturada hoje em dia, e ao aumentar para 40MHz, você estará praticamente dobrando o nível de interferência em vez de melhorar o desempenho. Mude para 20MHz e faça o teste.

Interessante, não sabia. Vou fazer o teste.

Fast Roaming (802.11r/k/v) e ative‑a

Me parece que o roteador do provedor não tem esssa opção e o tp-link no modo ponto de acesso também não aparece nada também.

802ax.png.3e4b25a6af9d21c2913a95a2613a9010.png

Será que se eu voltar o tp-link ao modo router e desligar o dhcp terei resultados melhores? Teria também conflito de sinal? O modo bridge no modem é bloqueado pela operadora, me parece...

• Moderador
Postado
12 minutos atrás, vanderleipt disse:

Será que se eu voltar o tp-link ao modo router e desligar o dhcp terei resultados melhores?

Não. Vai piorar ainda mais pois cada roteador vai criar uma sub-rede diferente, gerando NAT duplo. Mantenha como está.

Uma dúvida, o roteador secundário está conectado ao primário via cabo, correto?

Certifique-se de que a rede WIFI (SSD) está com o mesmo nome, o mesmo protocolo de segurança (WPA3 se suportado por ambos. Do contrário, use WPA2 em ambos), além dos canais na faixa de 2.4GHz estarem separados entre os canais 1, 6 e 11 (não use outros além desses).

18 minutos atrás, vanderleipt disse:

Me parece que o roteador do provedor não tem esssa opção e o tp-link no modo ponto de acesso também não aparece nada também.

No caso, não é ai onde você mexe na opção que mencionei.

Pesquisei em mais detalhes sobre os dois roteadores que você possui, e parece que o Sagemcom Fast 5670 não tem suporte a roaming inteligente (sair do alcance de um roteador/ponto de acesso e automaticamente se conectar no outro). Isso seria facilmente possível com roteadores preferencialmente de um mesmo fabricante com suporte aos protocolos de roaming (802.11r/k/v) para permitir a reconexão automática, sendo que o roteador TPLink consegue fazer isso através dos recursos EasyMesh ou OneMesh.

O site da Sagemcom está fora do ar aparentemente, e não consegui acessar os manuais para ter mais certeza. Vamos aguardar algum usuário mais entendido do assunto para sanar esta dúvida @arfneto

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
6 horas atrás, vanderleipt disse:

Olá!

Recentemente adquiri um novo roteador afim de expandir o sinal wifi na minha casa. Até então uso o modem/roteador da operadora, um Sagemcom Fast 5670, para distribuir os ips e rotear o sinal no primeiro andar de casa. O segundo roteador e mais novo, um tp-link ax3000, fica no segundo andar no modo ponto de acesso. Porém, após a configuração, notei que quando troco de andar o melhor sinal não é automaticamente conectado ao meu celular e a intensidade fica fraquíssima (de 433mbits no 5ghz, não passa de 15). Gostaria de um direcionamento técnico nesse sentido, pois acho que configurei tudo corretamente, inclusive me certificando de deixar os sinais de ambos os roteadores em canais diferentes, e a intensidade dos 2.4ghz em 40mhz e o 5g em 160. Também passou pela minha mente deixar apenas o segundo roteador com wifi ativado e dhcp desligado em função mesh(?), porém seria minha última opção. Enfim, sugestões? Obrigado.

Conectou os roteadores via cabo? Se sim, qual categoria?

Essa troca automática de rede pode não estar ocorrendo por alguns motivos, principalmente em se tratando de equipamentos tão diferentes -- um sendo uma ONT parruda com função de roteador sem Mesh e o outro um MESH nativo -- apesar de o AX3000 estar em modo AP, esta pode não ser realmente a melhor configuração devido à essa discrepância, o ideal seria ao menos um par MEsh atuando síncronizados em ambos os andares.

1 hora atrás, vanderleipt disse:

Sim, de acordo, estou ciente desse problema, porém me refiro a alternância entre o 2.4 e 5ghz do primeiro roteador e o do segundo. Gostaria que quando tivesse no andar de baixo, o celular se conectasse ao roteador de baixo devido a melhor intensidade de sinal e vice-versa.

Interessante, não sabia. Vou fazer o teste.

Será que se eu voltar o tp-link ao modo router e desligar o dhcp terei resultados melhores? Teria também conflito de sinal? O modo bridge no modem é bloqueado pela operadora, me parece...

Como esses equipamentos atualmente são otimizados para alocação dinâmica de canais de operação, não necessariamente você fixar um canal em ambos é a melhor opção, pode ser até o contrário, quanto ao suporte de compatibilidade o .11ax sempre que possível, porém tenha em mente que, caso algum dispositivo que não tenha suporte à essa versão de WiFi terá problemas para achar seu SSID.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
17 horas atrás, GabrielLV disse:

Uma dúvida, o roteador secundário está conectado ao primário via cabo, correto?

Sim, CAT6e UTP 24AWG.

além dos canais na faixa de 2.4GHz estarem separados entre os canais 1, 6 e 11 (não use outros além desses).

Sim, feito. O Sagemcom deixa os canais no automático mesmo configurando manualmente. Já no tp-link é possível.

Pesquisei em mais detalhes sobre os dois roteadores que você possui, e parece que o Sagemcom Fast 5670 não tem suporte a roaming inteligente (sair do alcance de um roteador/ponto de acesso e automaticamente se conectar no outro). Isso seria facilmente possível com roteadores preferencialmente de um mesmo fabricante com suporte aos protocolos de roaming (802.11r/k/v) para permitir a reconexão automática, sendo que o roteador TPLink consegue fazer isso através dos recursos EasyMesh ou OneMesh.

Entendo. O ideal seria então adquirir mais um tp-link de mesmo modelo e deixar o sagemcom apenas como modem ao seu lado, correto?

17 horas atrás, Linio Alan disse:

Essa troca automática de rede pode não estar ocorrendo por alguns motivos, principalmente em se tratando de equipamentos tão diferentes -- um sendo uma ONT parruda com função de roteador sem Mesh e o outro um MESH nativo -- apesar de o AX3000 estar em modo AP, esta pode não ser realmente a melhor configuração devido à essa discrepância, o ideal seria ao menos um par MEsh atuando síncronizados em ambos os andares.

Somente 1 tp-link roteando no segundo andar poderia me satisfazer em partes? Nesse caso, eu desligaria o wifi do sagemcom e o dhcp do tp-link, correto?

17 horas atrás, Linio Alan disse:

não necessariamente você fixar um canal em ambos é a melhor opção

Sim, deixo no auto. Li na internet que os roteadores mais recentes sintonizam com o melhor canal disponível naquele momento.

• Membro VIP
Postado

1 hora atrás, vanderleipt disse:

Somente 1 tp-link roteando no segundo andar poderia me satisfazer em partes? Nesse caso, eu desligaria o wifi do sagemcom e o dhcp do tp-link, correto?

Se sua intenção for a de deixar apenas o TP-Link atuando na cobertura WiFi do segundo andar, apenas o fato de ele estar fisicamente lá já seria o suficiente, pois o sinal dele será o mais forte independente se estiver no modo AP ou router.

Desligar o WiFi do Sagemcom e o DHCP no TP-Link não faz muito sentido pra mim, o que você exatamente estaria tentando fazer com essa mudança?

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Linio Alan disse:

Desligar o WiFi do Sagemcom e o DHCP no TP-Link não faz muito sentido pra mim, o que você exatamente estaria tentando fazer com essa mudança?

Em relação ao wifi, um possível conflito de sinal. Quanto a dhcp, evitar nat duplo, procede?

• Membro VIP
Postado

"conflito de sinal" não, mas o "NAT Duplo" isso já existe na maioria dos cenários por padrão e muitos nem perceberam ainda, sim o NAT do provedor (CGNAT) com o NAT da sua rede LAN já configura tecnicamente "NAT Duplo", mas você pode seguir com essa configuração alternativa e ver qual mais te agrada, podendo revertê-la quando quiser se precisar.

• Curtir 1
Postado

se o sinal do tplink suprir a sua necessidade em todos os ambientes, ligue o cabo de rede na wan do tplink e deixe ele gerenciar WIFI, DHCP. ai você pode ignorar a wifi do Sagemcom.

caso o tplink não de conta, talvez seja melhor você comprar tplink deco, desde que tenha uma boa distancia entre os aparelhos(ele so vai mudar de aparelho quando o sinal ficar fraco). ele vai fazer o que você quer, mudar de forma automatica, ter apenas 1 wifi

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 04/07/2025 às 11:05, thiago.jj disse:

ligue o cabo de rede na wan do tplink e deixe ele gerenciar WIFI, DHCP

Tanto faz Wan quanto Lan? Está na lan e atualmente funcionando. Eu deixei o wifi ligado e o dhcp desativado, tem problema? E o inverso no sagemcom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...