Ir ao conteúdo

Tela azul ao instalar drivers gráficos AMD

Ir à solução Resolvido por abyss0,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal, boa tarde. Bom, meu notebook seria um Hp pavilion dv6-6150BH AMD A8-3500M 1.50GHz 8gb ram com windows 8.1, no momento.

Como pode ver na colagem que mandei, tentei instalar os drivers gráficos da AMD, sendo meu primeiro contato com a mesma. Tentei de tudo para que os drivers funcionarem, porém, no processo de instalação, a maioria acabava parando em uma tela preta, com um som estranho, seguido de uma tela azul.

Alguns poucos que instalei conseguiram concluir o processo, porém os drivers sempre ficavam com um ícone de alerta. Fiz o mesmo processo em vários sistemas operacionais, e, até o momento, nada do que tentei funcionou. Gostaria de saber se há alguém que saiba como resolver; agradeço desde já.

20250705_160746-COLLAGE.jpg

Postado
5 horas atrás, GabrielLV disse:

Obrigado por sua atenção, meu caro. Segui suas instruções com windows 8.1 e 7, porém, da mesma forma, tive o mesmo problema. Já tentei procurar todos os drivers disponíveis no site oficial, porém nenhum conseguiu resolver meu problema, até mesmo no windows 10, que, de uma forma ou de outra, terei de voltar.

• Moderador
Postado

@abyss0 Por onde exatamente você baixou a ISO dos Windows que você tentou usar?

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

OBS: Caso o ultimo comando apresente o erro "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado", apenas ignore, e nos envie os demais arquivos normalmente.

Postado
Em 05/07/2025 às 23:15, GabrielLV disse:

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

OBS: Caso o ultimo comando apresente o erro "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado", apenas ignore, e nos envie os demais arquivos normalmente.

@GabrielLVBoa tarde. Desculpe o atraso, pois acabei ficando offline por algum tempo. Desde a última vez em que relatei este problema, acabei voltando com o notebook para o windows 10, retornando ao mesmo problema de outros testes. Estes são os logs do win10

pastalogs.zip

• Moderador
Postado

@abyss0 Você não respondeu a pergunta que foi feita anteriormente.

Em 05/07/2025 às 23:15, GabrielLV disse:

Em 05/07/2025 às 16:17, abyss0 disse:

Fiz o mesmo processo em vários sistemas operacionais, e, até o momento, nada do que tentei funcionou.

46 minutos atrás, abyss0 disse:

Desde a última vez em que relatei este problema, acabei voltando com o notebook para o windows 10, retornando ao mesmo problema de outros testes. Estes são os logs do win10

Não acho necessário você ficar testando em sistemas operacionais diferentes, pois este problema não é para ocorrer em nenhum sistema operacional. Só o fato de ter acontecido em mais de um, mesmo após uma formatação para troca de S.O., já indica que o notebook está com uma falha de hardware, portanto, não adianta mexer no software.

Analisei os logs e não encontrei nada conclusivo, apenas o que já sabemos: Erros apontando para os drivers de vídeo.

Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Vá em Pre-Configured tests > Selecione "24 hour test" > Clique em "Cancel". > Ajuste todos os itens ali para 100% (exceto CPU: deixe em 80%) > Inicie.

Apesar do nome, o teste durará apenas 15 minutos devido a limitação da versão gratuita do software. Execute esse teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de testes, e veja se algum erro será detectado.

• Moderador
Postado

@abyss0 

Por gentileza, remova essa ISO modificada e utilize a ISO oficial da Microsoft. Jamais utilize esse tipo de ISO, pois ela tem recursos importantes removidos sob o falso argumento de que “vai deixar o Sistema/jogos mais rápidos”. Além disso, essas versões costumam ser instáveis justamente por essas modificações e muitas carregam malwares embutidos.

Como você está usando uma versão modificada do Windows, que viola os termos de uso da Microsoft, não sabemos exatamente o que foi removido ou alterado. Dessa forma, não temos como identificar até que ponto os problemas relatados estão sendo causados por essas alterações, já que essa versão não funciona como foi originalmente projetada.

De acordo com as regras do fórum, não é permitido prestar suporte a computadores que utilizem essas versões não oficiais. Poderei retomar o auxílio assim que você confirmar que instalou a versão oficial da Microsoft no lugar desta.

Postado

@GabrielLV Boa noite. Como disse anteriormente, instalei a versão oficial do windows, a partir do link, e fiz todos os demais passos, chegando, de certo modo, no mesmo erro em que aqui estamos. Fiz os 4 testes pedidos, e, como pode ver na colagem, dois deles deram 5 erros ao todo + 4 erros de outros dois testes. Meu conhecimento no quesito de hardware e, até mesmo, de S.O. não é tão amplo, por isso, gostaria que analisasse tais erros, se puder.

20250711_230147-COLLAGE.jpg

• Moderador
Postado

@abyss0 Os erros mencionados dizem que ele não encontrou uma GPU para fazer o teste, nada que indique (infelizmente) uma falha de hardware até então.

Tente verificar, primeiramente, se existe uma atualização de BIOS para o seu notebook diretamente no site da HP. Se houver, instale e, após isso, instale os drivers diretamente pelo site.

https://support.hp.com/br-pt/drivers/laptops

Este site pede para você inserir o número de série. Você deve conseguir este número em alguma das etiquetas coladas no seu notebook, ou usando o comando abaixo no CMD:

wmic BIOS get serialnumber

Postado

@GabrielLV Boa tarde. Eu tentei procurar a atualização da BIOS no site oficial, porém, nem mesmo a página dos drivers aparecia. Fiz a busca a partir do número de série e, por ser um modelo antigo, não havia nenhum driver ou qualquer outro conteúdo na página, apenas estava em branco.

• Triste 1
  • Moderador
Postado

@abyss0 Uma pena. O site da HP deixa muito a desejar as vezes....

Com relação ao notebook, o problema ocorre apenas quando você tenta atualizar os drivers? Não ocorre em nenhum outro cenário?

Verifique também no Windows Update se ele aplicou todas as atualizações e se existem ali drivers de vídeo recomendados.

Postado

@GabrielLV @GabrielLV 

10 minutos atrás, GabrielLV disse:

Uma pena. O site da HP deixa muito a desejar as vezes....

De fato, não encontrei nada.

Com relação ao notebook, atualmente com o windows 10, algumas vezes quando eu tento instalar os drivers gráficos, a tela acaba ficando azul (erro). Isso não acontece quando instalo outros drivers do sistema. No momento, instalei uma versão dos drivers da AMD, porém, há dois drivers na seção de adaptadores de vídeo, com o driver do AMD em alerta e o outro driver desativado. Geralmente, se eu tentasse instalar o driver desativado, que na lista seria o AMD Radeon HD 6620G, a tela azul ficaria constantemente, e até mesmo não seria possível iniciar o sistema, pois a tela azul sempre apareceria. Gostaria de dizer algo, pois talvez seja conveniente. A BIOS deste aqui não possui boot por UEFI, apenas por legacy; talvez isso seja importante.

20250712_140443-COLLAGE.jpg

• Moderador
Postado

@abyss0 Bom, as informações mencionadas não nos ajudam em muita coisa..

A minha teoria é de que a placa gráfica integrada do notebook (ela é integrada ao processador) está com defeito, e neste caso não há o que fazer a não ser usar o adaptador de vídeo básico da Microsoft, que é fornecido pelo próprio Windows. Sempre que tentamos instalar um driver, ele tenta habilitar os demais recursos do controlador de vídeo, e como não está conseguindo por conta de um possível defeito, ele trava e gera a tela azul.

O seu processador é a APU AMD A8-3500, e a placa gráfica inegrada é a AMD Radeon HD 6620G, sendo que nas prints do começo do tópico, existiam 2 versões diferentes que são compatíveis com esta APU, e ambas apresentaram a falha.

Uma ultima tentativa é recorrer a alguma outra versão do driver. infelizmente, não encontrei o download nos canais oficiais (Site da HP nem da AMD), então para esta ultima tentativa, tentaremos recorrer a drivers disponíveis nos sites de atualização de drivers.

https://pt.drvhub.net/devices/Vídeo-cards/amd/radeon-HD-6620g

Tente instalar uma das duas versões disponíveis ali e veja se dará algum resultado. Mas se ocorrer a mesma coisa, eu pessoalmente já considero como solução inviável devido a uma falha de hardware.

Você provavelmente irá continuar tentando encontrar alguma solução. Caso encontre, por favor, retorne aqui e a compartilhe conosco 👍

• Membro VIP
Postado

Você viu que tem um BIOS F.43 (o seu é F.21), de 6 de abril de 2010, para o modelo Pavilion dv6150br no site da HP? Contudo, achei suspeito, na hora de pedir para escolher a versão do Windows, o site oferecer apenas XP e Vista como opções, visto que seu notebook veio com o Windows 7 de fábrica (ali no BIOS diz em "Factory Installed OS")... 🤔

• Curtir 2
Postado

@Marcos FRM Não fazia ideia, meu caro. Acredito que a versão do windows 7 instalada esteja mais perto de versões do vista, algumas possuem certas semelhanças e, também, são compatíveis, porém, é apenas um uma hipótese, não tenho certeza. Onde você encontrou essa versão? Não consegui achar nada para o modelo citado; caso possa mandar o link, seria interessante.

@GabrielLV Muito obrigado, mas, infelizmente, nenhuma dessas opções funcionou. Tentei instalar utilizando ambas opções disponíveis neste site, porém as duas levaram ao erro. Tentarei falar com terceiros, responsáveis pela configuração quando vendido, para ter alguma noção mais profunda do que de fato fazer, mas talvez, muito provavelmente, seja algo relacionado ao que me falou neste tópico. Voltarei quando encontrar uma solução.

• Amei 1
Postado

@Marcos FRM Boa tarde. Pela foto do notebook, parece ser bem diferente do design do notebook em questão. Eu posso tentar essa versão da BIOS, para ver no que dará, já que ambas versões do notebook possuem o mesmo nome; agradeço por disponibilizar 👍

@Marcos FRM Verifiquei aqui e, como você disse, a versão seria muito antiga para este modelo. Com relação aos números de ambas as versões (f.43 e f.21), foi curioso que a versão atual da minha BIOS é mais recente que a versão f.43, talvez por ser um modelo um pouco mais novo, em comparação com a data dos notebooks.

20250713_150650-COLLAGE.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
56 minutos atrás, abyss0 disse:

Eu posso tentar essa versão da BIOS, para ver no que dará

Não tente, pois vai transformar o notebook num tijolo. Em qual página deles você está baixando os drivers?

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM Realmente, não quero explodir meu notebook. Com relação aos drivers, infelizmente nem mesmo a página do modelo carregou. Utilizei o programa da Hp que reconhece o modelo automaticamente, quando ele ficou carregando e, no final, não chegou em nenhuma página; não tinha as informações do modelo, nem a foto do modelo e muito menos os drivers, uma tela branca; depois disso, a tela ficou carregando e, depois, chegou em uma página de erro.

@Marcos FRM Alguns poucos drivers que estavam faltando no windows 10, acabei pegando o id do hardware e buscando em sites de drivers antigos.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
  • Solução
Postado

@Marcos FRM @GabrielLV  Boa tarde, pessoal. Depois de algum tempo, em que esqueci totalmente da existência deste problema, decidi, portanto, voltar ao X da questão, mesmo pensando que se tratava de um caso perdido. Fiz mais alguns testes quanto à compatibilidade gráfica, mas sem sucesso. Pesquisei - ainda mais a fundo - sobre as especificações do notebook, modelo, ano de lançamento e tudo o que diz respeito ao hardware; descobri, então, que os dois drivers gráficos que aparecem na imagem abaixo - que, na minha visão amadora, eram duas GPUs integradas - na verdade se tratavam da GPU integrada (AMD Radeon HD 6620G), que estava funcionando, e da GPU dedicada discreta (AMD Radeon 6600M/6700M), sendo esta um tipo de GPU dedicada móvel que fica em um chip separado na placa-mãe.

Enfim, ainda não sei qual seria o real problema disso tudo, mas provavelmente seja o que os senhores sugeriram logo acima. No final, descobri que existe um menu oculto da BIOS chamado ADVANCED, e nele - a partir de algumas orientações que li a respeito - fiz algumas alterações na área de vídeo para que apenas a GPU integrada fosse ativada, o que explica o fato de a GPU que estava dando vídeo ser a defeituosa. Foi mal pelo texto longo, mas foi isso o que descobri aqui, e agradeço por todas as instruções dadas; não resolvi o problema, mas tentei contorná-lo.

20357.jpg

20358.jpg

20359.jpg

texte1.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...