Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho um gabinete Corsair 4000D Airflow, o mesmo vem com 2 baias para HDs e 2 para SSD. Tenho 2 HDs que permaneceram do meu PC anterior e estava pensando em adquirir mais um, de grande capacidade para armazenar arquivos, mas não há mais baias. Dei uma pesquisada e vi referências a suporte adaptadores, mas o que achei são aqueles para instalar um drive 2.5 numa baia 3.5. Existe alguma maneira de instalar esse HD extra de maneira segura, sem precisar remover um dos antigos ou ter que adquirir um SSD?

Também não quero instalá-lo externamente ou comprar um externo, já tenho um para backups, mas queria algo interno agora.

• Curtir 1
Postado

opa 
uso e hds um em cima do outro, fazendo raid 0, ate hoje ta sossegado, não deixando encostar as placas pra não dar curto claro.

Postado

Jeito e espaço tem, por exemplo, colocando sobre o PSU cover, aparafusando por baixo ou usando fita dupla face para fixar, mas você pode não gostar da "estética". 😜 

7efynketnnn61.jpg?width=640&crop=smart&a

Ou veja se tem mais de 10 cm de altura no lugar do suporte para 2 HD 3.5", talvez consiga colocar este suporte empilhável para 3 discos rígidos no lugar, tem 10 cm de altura.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4800403624-suporte-rack-HD-35-modular-empilhavel-p-5-hds-_JM

Esse é fixo para 3 HD 3.5" e como é plástico as pontas podem ser aparadas, do jeito que esta requer 10 CM de espaço vertical. Cada HD tem 2,6 cm de altura, mas deixaram um espaço entre um e outro.

ac4c7751c24ce77627087d4aa4d08fe9.webp

https://shopee.com.br/product/530027510/11759048042

• Membro VIP
Postado

@juhniu e como tu fixou os HDs no lugar? E quanto a barulho?

@PedraX não queria externo nesse caso

@1lokos estética seria de menos, mas é seguro prender assim, ainda mais diretamente acima da fonte? Quanto ao suporte, teria que ver a altura da gaiola e também não sei se o suporte ficaria firme no lugar, pelo que olhei, são suportes externos.

• Curtir 1
Postado

Note que em cima da fonte - no PSU cover; tem furos para prender dois SSD 2.5" , então não teria maior problema em usar um HD ali.

Inclusive se tiver habilidade com programa 3D pode desenhar um suporte para prender nos dois parafusos (para SSD), mas inteiriço para para suportar o HD no meio e mandar imprimir em serviço de impressão 3D.

Por exemplo, pode usar este arquivo, que já tem as medidas dos parafusos, como base.

https://www.printables.com/model/570821-corsair-4000d-SSD-tray-SSD-holder

system-ssd-inside-1fixed.jpg

Somente vai ter que fazer a fixação do HD de modo diferente, acho que aparafusando por baixo (todo HD tem furos para prender na parte de baixo),*  fica firme.

Se precisar use arruelas grandes - pode fazer de plástico, para o parafuso não passar pelos triângulos.

No Reddit sugeriram para um usuário de Corsair 4000D com problema semelhante - no caso teve que tirar o suporte de HD em baixo do PSU cover devido ao uso de uma fonte muito comprida; para usar estes parafusos com ilhós de borracha para prender no PSU cover, o problema é achar por aqui. Esses aí são de um kit da Fractal Design para prender HD sobre o PSU cover.

s-l1600.jpg

* No meu gabinete "Frankenstein" (de ~2010 reformado), que originalmente tinha aquelas "estantes" para HD, DVD... que removi e joguei fora, prendi o HD no fundo, aparafusado por baixo, claro depois de medir e furar ali.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@gandalfnho Bom dia

Claro que é possível.

Um amigo meu comprou um Gabinete Gamer Rise Mode Wave Black, Mid Tower, Lateral em Vidro Fumê, ARGB, ATX, 3 Cooler Fan ARGB, Preto - RM-WA-FB-ARGB

E nele só veio com espaço para 2 HD e consegui instalar 3 🤣, ficou o segundo HD em cima do primeiro e o terceiro HD eu usei cinta perfurada.

akhdr-mk15x-dual-3-5inch-hdd-bracket-for

Cortei 4 pedaços da cinta perfurada e aparafusei o terceiro HD no segundo.

No gabinete não foi feito nem um furo.

No seu gabinete creio que da pra fazer algo semelhante.

D_NQ_NP_934801-MLU74859053476_032024-O.w

Prender HD com dupla face não sou a favor por conta do peso, se fosse um SSD tudo bem?

ImagemdoWhatsAppde2024-11-26(s)23_19.36_ec1a15e8.thumb.jpg.de14dbee4e48ec99fd68074cce1686ec.jpg

4000D_AF_WHITE_31.webp

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, 1lokos disse:

ac4c7751c24ce77627087d4aa4d08fe9.webp

No caso de usar um suporte destes, use fita dupla face (3M) para colar a base no gabinete - após fixada nos discos rígidos.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@1lokos interessante, mas não tenho nenhum conhecimento de modelagem 3D ou conheço alguém com impressora 3D (e o modelo do link não seria apenas para HDs 2.5?).

Estava procurando os parafusos citados, mas só achei no e-bay alguma coisa, mas não sei se são confiáveis.

Pesquisando, achei que existem adaptadores que permitem aparafusar um HD a um slot de ventoinha de gabinete, tipo esse da Fractal Design, mas não acho site brasileiro com isso: https://www.fractal-design.com/products/accessories/mounting/universal-multibracket-type-a-2-pack/black/

@Edvaldo J. Frederico ficou meio confuso visualmente como foi feito.

• Curtir 2
Postado

Sim, o modelo 3D do link é para SSD 2.5 - o cara queria usar 4 SSD SATA e veio só 2 suportes no gabinete.

No caso a ideia seria usar o modelo 3D para expandir para suportar o HD - evitando ter que medir novamente a posição do parafuso, etc; mas isso é mais pela aparência, facilidade de instalação, na prática, não precisa de suporte para colocar HD sobre o PSU cover.  

Solução simples é usar "enforca-gato" (abraçadeira de Nylon/zip-tie) para fixar.

• Curtir 1
Postado

Quanto às gambiarras citadas, nada contra, desde que não impeçam de alguma forma o fluxo de ar de resfriamento. 

Antes de mais nada convém verificar a real necessidade dos discos rígidos conectados,  eu mesmo já tive as 5 baias de discos rígidos ocupados.

Pode dizer a MB?

• Curtir 1
Postado

@gandalfnho usei dupla face e inverti eles, um de costas pro outro, colado com dupla face 
e um na baia do HD mesmo
não da barulho, fica bem de boa 
agora comprei um nv3 1tb 
vou tirar todos esses hds e deixar so SSD e dois NVMe 
minha net é 1gb de velocidade e baixar no HD baixa no máximo a 600mb/700mb aqui, quando uso no meu NVMe da lexar ele usa os 1gb de velocidade
sem contar q não roda nem jogos mais nesse HD, trava tudo mesmo em raid com 3 HD, pra mim não vale mais a pena 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!