Ir ao conteúdo

Barulho no Air Cooler DeepCool AG400 ao ligar PC em dias frios

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera beleza?

Há mais ou menos 9 meses eu coloquei um air cooler no meu pc no lugar do cooler box (possuo um Ryzen 5 5600 e uma a320 prime).

Ele funciona perfeitamente, mas por volta de Abril eu comecei a reparar que em dias mais frios a fan do cooler apresentava um barulho agudo no primeiro minuto ao ligar o PC, achei que seria algum problema com a fan já que havia feito testes e não achei o problema, então acabei trocando a mesma noo mês passado porém o mesmo problema continua até hoje mesmo com a fan nova, e o mais específico é que esse barulho só ocorre em dias mais frios, se a temperatura esta amena ou é um dia quente o barulho simplesmente não aparece.

alguém sabe o quê pode ser? desde já, obrigado.

Postado

@BIELMITO753 Quando voce fez a troca do air cooler (não cooler box) para esse outro que voce tem atualmente, os 2 coolers são iguais? Mesma marca e modelo?

Esse som agudo que voce está ouvindo está mesmo vindo do cooler?

Estou perguntando por que esses sons agudos vindos do interior do gabinete geralmente podem ser da fonte ou até mesmo um componente da placa-mãe que possa estar com algum defeito.

• Curtir 1
Postado

@Fause No caso são de marcas diferentes, o primeiro foi o quê veio junto ao ag 400 e o segundo é da artic.

o barulho vem do cooler da cpu, já testei até com gravador de som para ter certeza e é sempre em dias mais frios isso que é o mais estranho.

O barulho é o mesmo barulho padrão do cooler, porém mais agudo e dura 1 minuto após ligar o pc.

• guilherme_dr alterou o título para Barulho no Air Cooler DeepCool AG400 ao ligar PC em dias frios
Postado

Não tem muita lógica dois fans de marcas e modelos diferentes fazerem o mesmo ruído. 

Não é as pás da fan raspando numa aleta? Verifique se tem marca na traseira das pás, se for o caso faça um calço com recortes de EVA, afastando a fan das aletas alguns milímetros.

• Curtir 2
Postado

@opuss Eu estou começando a acreditar que sim viu kkkkk

@1lokos Mas no caso se fosse, era pra acontecer todos os dias certo? por exemplo hoje que é um dia mais quente esse barulho não ocorreu isso que eu estranho. Parece que o rolamento dessas fans mais potentes em dias mais frios demoram um pouco mais para esquentar e isso ocasiona o ruído, mas posso estar falando bobagem também.

@Tiberio E acontece só em dias mais frios ou todos os dias?

@RodrigoJP Cara, pior que eu já confirmei e vem da cpu fan... cheguei a desconfiar da fan de cima do gabinete mas troquei ela e o barulho continuou, e usando medidor de som o barulho vem direto da fan do gabinete

• Solução
Postado

Pode ser, o rolamento é tipo fluido hidráulico, óleo é sujeito a variações na consistência conforme a temperatura.

Tipo de rolamento: Rolamento Hidráulico

A Comprehensive Guide to Different Types of Fan Bearings

O Hydraulic Bearing é o melhor compromisso para uso em fans (ventoinhas) de PC, principalmente no quesito de nível de ruído.

• Vantagens: Menores níveis de ruído, maior vida útil do que os rolamentos de deslizamento (sleeve bearing - rolamento de mancal)
  • Desvantagens: Custo mais alto em comparação com os rolamentos de deslizamento (sleeve bearing - rolamento de mancal).

O rolamento de bolas (ball baring) dura mais, sendo apropriando para alta rotação, mas produz mais ruido. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos Cara, agora que vvocê me passou a explicação dos rolamentos ficou claro que o "problema" é esse... eu deveria ter pesquisado melhor antes de comprar outra fan, de toda forma muito obrigado a todos que me ajudaram! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...