Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se uma tomada no novo padrão estiver com fase e neutro invertido com fase a esquerda e neutro a direita e sem aterramento o uso de aparelhos eletronicos nessa tomada vai causar danos em seus componentes? e se eu uso filtro de linha com varistor ele não protegerá? o aterramento eu sei q é fundamental mas o neutro e o fase invertidos mesmo se tivesse aterramento?

  • guilherme_dr alterou o título para Tomada com fase e neutro invertidos causa danos a eletrônicos mesmo com filtro?
Postado

@nogueira87 seja bem vindo ao Clube do Hardware. 

 

A principio, não terá muito problema. Os equipamentos funcionarão. Prova que se o macho for de 2 pinos, qualquer direção que você inserir, "invertendo" a polaridade, ele funciona. É uma característica da corrente alternada. Agora se o equipamento tiver o macho de 3 pinos, poderão ocorrer choques no manuseio, principalmente ao tocar partes metálicas. 

Postado

sim quase todos os meus aparelhos tem 3 pinos por isso fiz a pergunta, os choques eu atew entendo e é aceitavel ate eu colocar o aterramento mas me refiro a danos causados nos componentes dos aparelhos capacitores, resistores, chips, transistors, varistores, etc se isso inversao fase neutro vai minando esses componentes

Postado
6 horas atrás, nogueira87 disse:

se eu uso filtro de linha com varistor ele não protegerá?

Caso a fase e o neutro estejam invertidos a proteção não será efetiva, mas efetuar o ajuste é bem simples de fazer, basta desligar o medidor de energia geral e efetuar a correção dos cabos na tomada.

Postado

eu não sou eletricista e não tenho conhecimento, aqui na minh cidade difícil aparecer eletricista para serviço simples como esse e ainda moro de aluguel, funcionaria usar algum tipo de benjamim T q invertesse e corrigisse a tomada com fase neutro trocados?

Postado
7 horas atrás, nogueira87 disse:

eu não sou eletricista e não tenho conhecimento, aqui na minh cidade difícil aparecer eletricista para serviço simples como esse e ainda moro de aluguel, funcionaria usar algum tipo de benjamim T q invertesse e corrigisse a tomada com fase neutro trocados?

 

Olha, experiência própria, já queimou um pente de memória de uma máquina que tive por simples oscilação da corrente elétrica por alguém na rua estar usando máquina elétrica pesada e o meu no-break ficar acionando os relés a todo o instante.

 

Esse no-break é do tipo short-break desses baratos mas percebi, a pouco tempo, que ele tem uma razoável proteção nas saídas das tomadas com varistor, capacitores x e y e bobina. 

 

O local onde eu estava tinha fase e neutro invertidos e não tinha aterramento. Se tudo estivesse regular, acredito que não teria queimado a memória da máquina porque esses componentes eletrônicos de proteção, alguns deles, só funcionam com tudo direitinho pelo conhecimento que tenho acumulado na internet.

 

Na época, eu deveria ter desligado o PC pois os relés do no-break estavam comutando loucamente ( tlec tlec tlec tlec que eu ouvia ) o que poderia causar o defeito neles e esperar a corrente elétrica estabilizar.

 

Faça assim, com cuidado, se possível, solte o espelho da tomada onde fica o PC e inverta os pólos. Só isso já melhora a proteção até da fonte do PC caso ela tenha, o que a faz fazer o papel de filtro de linha. Vai precisar de um teste de neon ( uma chave tipo de fendas com led ) para saber qual é a fase ( o fio que tem a corrente ) e o neutro dessa tomada.

Postado

sim eu ja fiz o teste da chavede teste na tomada novo padrão esta invertido eu moro de aluguel em duplex moroem cima e difícil conseguir nesse momento eletricista, pensei em comprar um benjamim de 2 pinos com entrada de 3 e inverter para corrigir

Postado
1 minuto atrás, nogueira87 disse:

sim eu ja fiz o teste da chavede teste na tomada novo padrão esta invertido eu moro de aluguel em duplex moroem cima e difícil conseguir nesse momento eletricista, pensei em comprar um benjamim de 2 pinos com entrada de 3 e inverter para corrigir

 

Faz conforme escrevi acima com a tomada da parede que é muito fácil e não precisa gastar dinheiro com eletricista. Só tem que tomar cuidado ao manusear os fios desencapados pra não causar curto.

 

Sabe que fonte o teu PC tem ?

 

Postado

@Henrique - RJ uma duvida, sabe se um iclamper pocket resolve isso?
tomada invertida → iclamper pocket (dps pocket) → filtro de linha → pc

 

a função dele é um pouco diferente de um no-break, correto? principalmente aqueles que não tem aterramento.

Postado
35 minutos atrás, Swalls disse:

@Henrique - RJ uma duvida, sabe se um iclamper pocket resolve isso?
tomada invertida → iclamper pocket (dps pocket) → filtro de linha → pc

 

a função dele é um pouco diferente de um no-break, correto? principalmente aqueles que não tem aterramento.

 

Olha, eu não sou especialista ou profissional nesse assunto mas, pelo que aprendi até hoje e se não estiver eu enganado pelo menos em parte, a instalação elétrica tem que estar inicialmente regular como nessa questão dos polos e do aterramento senão, a proteção pode ficar prejudicada. Vai depender do arranjo dos componentes de proteção no circuito e quais são eles.

 

É complicado para mim te responder sobre isso pois são várias coisas a considerar. Eu não confiaria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...