Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica Para ganhar desempenho no HD....


trindadedavi

Posts recomendados

Postado Originalmente por Coisinha@25 de fevereiro de 2005, 12:11

E a respeito da pergunta que fiz em relação a abertura de arquivos que estarão na unidade que está particionada com NTFS? não vai ficar lento?

obs, já fiz a mudança do maximo e minino para a partição FAT 16, mas não tive tempo de fazer nenhum teste, vou aproveitar o fim de semana pra manda bala,

fuiiiiiii

A sim....

Desculpas...

Olha, na verdade eu nunca reparei diferença nisto não e também não tenho testes, mas como e meus arquivos mais importantes, todos meus ISO meus programas eu prescizo de proteção, não que eu esteja falando que FAT-32 e ruim, mas não e um 100%, mas como posso formatar meu PC a qualquer hora não ligo.....

FAT-32 e muito boa sim, mas pode acontecer acidentes....

Abrassos amigo

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@24 de fevereiro de 2005, 19:06

Não são todas configurações para o bom desempenho especifico de jogos, mas tem alguns que sao.....

Estes ai so são alguns que eu achei interessante....

Abrassos

Davi

valeu pelas dicas, mas tive tempo para fazer nenhuma delas...

mas, ontem fui testar uma placa de video de amigo uma GF2 MX400 64mb, e ela tava dando pau ao rodar NFSUnder2, pensando que o jogo não tinha reconhecido a placa e tal, reinstalei o jogo, o erro continuou. troquei a placa, coloquei a minha novamente e tudo voltou ao normal. estranho ter dado pau com a a outra PV.

ao jogar, como tinha reinstalado o jogo (desinstalei e instalei novamente) senti uma diferença monstra!! aumentei a config gráfica do jogo 800x600, o jogo ta rodando muito melhor!!!!

depois coloquei a GF2, não entra no jogo! sinistro! hehhe

o importante que senti diferença no jogo agora!!

Valeu!!!

:-BEER

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MetalKill@26 de fevereiro de 2005, 08:20

valeu pelas dicas, mas tive tempo para fazer nenhuma delas...

mas, ontem fui testar uma placa de video de amigo uma GF2 MX400 64mb, e ela tava dando pau ao rodar NFSUnder2, pensando que o jogo não tinha reconhecido a placa e tal, reinstalei o jogo, o erro continuou. troquei a placa, coloquei a minha novamente e tudo voltou ao normal. estranho ter dado pau com a a outra PV.

ao jogar, como tinha reinstalado o jogo (desinstalei e instalei novamente) senti uma diferença monstra!! aumentei a config gráfica do jogo 800x600, o jogo ta rodando muito melhor!!!!

depois coloquei a GF2, não entra no jogo! sinistro! hehhe

o importante que senti diferença no jogo agora!!

Valeu!!!

:-BEER

:bandeira:

Eheueheu

Q bom cara...

Brigadao pela força....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu fiz assim: tirei todo uso da partição c:, nem cheguei a configurar o inicio em 80MB e fim em 80MB, simplesmente passei todo o swap para a fat16 e ai deu pau. O pc agora nem mesmo abre o windows XP por eu ter mexido nisso ai, eu acho que perdí a minha instalação do windows XP, por ter tirado por completo o swap da partição c: e ter botado na partição de fat 16.

Será que alguém pode me ajudar a reverter esse problema? Eu gostaria de deixar C: com os 80MB no início e fim.

Detalhe, não tenho nem como abrir meu windows XP pelo modo de segurança, pois ele não está funcionando. Será que alguém pode me ajudar a reverter o problema sem precisar iniciar meu windows XP, ou seja, tentar curar o windows XP a partir do linux, ou outra versão de windows? Pois o XP agora entrou em coma... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-psYco@11 de março de 2005, 21:11

eu fiz assim: tirei todo uso da partição c:, nem cheguei a configurar o inicio em 80MB e fim em 80MB, simplesmente passei todo o swap para a fat16 e ai deu pau. O pc agora nem mesmo abre o windows XP por eu ter mexido nisso ai, eu acho que perdí a minha instalação do windows XP, por ter tirado por completo o swap da partição c: e ter botado na partição de fat 16.

Será que alguém pode me ajudar a reverter esse problema? Eu gostaria de deixar C: com os 80MB no início e fim.

Detalhe, não tenho nem como abrir meu windows XP pelo modo de segurança, pois ele não está funcionando. Será que alguém pode me ajudar a reverter o problema sem precisar iniciar meu windows XP, ou seja, tentar curar o windows XP a partir do linux, ou outra versão de windows? Pois o XP agora entrou em coma... :cry:

Será que alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara...

Foi colocado ate bem perceptivel que era realmente prescizo colocar pelo menos 80MB na partição do windows, mas isso não vem ao caso...

Olha, nunca aconteceu isso comigo pois nunca deixei o win sem swap, sendo assim não vou poder te ajudar cara...

Poxa sinto muito....

Desculpe a demora pra responder, foi porque acabei d mudar d casa e a Velox demorou uma semana pra vir aqui instalar o telefone e a velox....

Abrassao

Experimente procurar no forum do baboo cara, la deve ter algo disso....

Abrassos amigo

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@17 de março de 2005, 19:27

Olha cara...

Foi colocado ate bem perceptivel que era realmente prescizo colocar pelo menos 80MB na partição do windows, mas isso não vem ao caso...

Olha, nunca aconteceu isso comigo pois nunca deixei o win sem swap, sendo assim não vou poder te ajudar cara...

Poxa sinto muito....

Desculpe a demora pra responder, foi porque acabei d mudar d casa e a Velox demorou uma semana pra vir aqui instalar o telefone e a velox....

Abrassao

Experimente procurar no forum do baboo cara, la deve ter algo disso....

Abrassos amigo

Davi

Você não teve culpa. O culpado foi eu que inventei de fazer uma coisa que você não falou.

Tudo bem, irei resolver, nem que seja preciso um format c:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por e-psYco@17 de março de 2005, 20:37

Você não teve culpa. O culpado foi eu que inventei de fazer uma coisa que você não falou.

Tudo bem, irei resolver, nem que seja preciso um format c:

Td bem cara...

Se de todo jeito não ceonseguir poste aqui que pesquizo pra voce caso queira....

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

excelente.

1) Como crio uma partição em FAT 16?

2) O CD do Windows XP faz isso?

3) Tenho dois HD´s: (Maxtor 20G ATA 133 e Maxtor 40G ATA 133). O que vocês recomendam?

Estou pensando em fazer assim:

C: HD 20G com FAT 32 instalado o sistema operacional Windows XP usando 20G (total) master do IDE primario

D: HD 40G com NTFS para arquivos dos usuários usando 35 G master do IDE secundario

E: HD 40G com FAT 16 para arquivo de paginação usando 5 G master do IDE secundario

F: DVD-RAM slave do IDE secundario

4) Onde fica melho o arquivo de paginação: junto com o SO ou junto com os arquivos de usuário?

5) O DVD-RAM instalado como drive slave na IDE onde tem o arquivo de paginação instalado no drive master desta IDE pode reduzir o desempenho quando DVD-RAM esta sendo usado (por exemplo para tocar uma musica em segundo plano) ?

Lembrem-se que quando o DVD-RAM é usado a IDE baixa o Ultra DMA de modo 5 para modo 2. Ou seja o HD baixa de modo 5 para modo 2 acompanhando o DVD-RAM que é Ultra DMA modo 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@01 de maio de 2005, 01:13

excelente.

1) Como crio uma partição em FAT 16?

2) O CD do Windows XP faz isso?

3) Tenho dois HD´s: (Maxtor 20G  ATA 133 e Maxtor 40G ATA 133). O que vocês recomendam?

Estou pensando em fazer assim:

C:  HD 20G com FAT 32 instalado o sistema operacional Windows XP usando 20G (total) master do IDE primario

D:  HD 40G com NTFS para arquivos dos usuários usando 35 G master do IDE secundario

E:  HD 40G com FAT 16 para arquivo de paginação usando 5 G master do IDE secundario

F:  DVD-RAM slave do IDE secundario

4) Onde fica melho o arquivo de paginação: junto com o SO ou junto com os arquivos de usuário?

5) O DVD-RAM instalado como drive slave na IDE onde tem o arquivo de paginação instalado no drive master desta IDE pode reduzir o desempenho quando DVD-RAM esta sendo usado (por exemplo para tocar uma musica em segundo plano) ?

Lembrem-se que quando o DVD-RAM é usado a IDE baixa o Ultra DMA de modo 5 para modo 2. Ou seja o HD baixa de modo 5 para modo 2 acompanhando o DVD-RAM que é Ultra DMA modo 2.

Ola amigo...

Bem, tentando responder as duvidas acima....

1 e 2) Eu ultilizo partition MAgic 8.0 pra fazer isto pra mim, que na minha opinião e o mais confiavel, mas não sei onde você encontrara para download....

3)cara, como o arquivo de paginação não presciza ter muito espaço deixe o HD de 20GB assim: C: windows 18GB e Page Files 2GB, pois FAT-16 não pode passar de 2GB, e deixe este HD como Master Primário e crie a partição para page files no final do disco, pois la as trilhas são maiores e a cabeça do HD não presciza mover muito... (Lembre-sse! A partição do Windows C:, presciza sempre ter ao menos 80MB de page files em sua partição!)

E deixa o HD 40GB Completo de arquivos pessoais, ou se sobrar muito espaço, crie uma partição neste HD d 40GB para instalações de jogos e etc, com FAT-32, com uns 10 a 12 GB ja ta bom e deixe este HD no IDE secundário com o DVD-RAM....

Esta pode não ser a melhor, mais pra mim e a melhor saida e o que eu faria....

Espero ter ajudado....

Qualquer outras duvidas, poste-as aqui que tentarei novamente te ajudar...

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3) Colocar o sistema operacional fisicamente junto no mesmo HD com os arquivos de paginação terá vantagem?

Pelo que percebi, a escolha de onde colocar o arquivo de paginação é uma coisa pessoal, vai de cada um.

6) Quando o arquivo de paginação é usado?

4a) Se ele é usado ao mesmo tempo com o sistema operacional, seria interessante colocado junto (fisicamente, mas em partições diferentes) com os arquivos de usuários?

4b) Se o arquivo de paginação é usado junto com os arquivos de usuário, seria interessante colocá-lo junto com o sistema operacional (fisicamente, mas em partições diferentes) ?

Ou seja, a CPU/Chipset/RAM poderá ler duas coisas ao mesmo tempo, por estarem fisicamente em HD´s diferentes, além de utilizarem canais da IDE diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Maurício (Santos)+01 de maio de 2005, 13:23-->
3) Colocar o sistema operacional fisicamente junto no mesmo HD com os arquivos de paginação terá vantagem?

depende da situação se você dispor de espaço em disco sim, se o seu HD estiver lotado, neste caso direcione o arquivo de paginação para outro HD.

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@01 de maio de 2005, 13:23

Pelo que percebi, a escolha de onde colocar o arquivo de paginação é uma coisa pessoal, vai de cada um.

6) Quando o arquivo de paginação é usado?

o arquivo de paginação é usado quando o sistema operacional usou toda memória ram disponível, neste caso começa a usar o HD para paginar memória, se o pc começar a paginar demais está hora de um upgrade de memória.

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@01 de maio de 2005, 13:23

4a) Se ele é usado ao mesmo tempo com o sistema operacional, seria interessante colocado junto (fisicamente, mas em partições diferentes) com os arquivos de usuários?

você pode colocar em partições diferentes sem problemas, desde que essa partições tenham espaço disponível em disco.

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@01 de maio de 2005, 13:23

4b) Se o arquivo de paginação é usado junto com os arquivos de usuário, seria interessante colocá-lo junto com o sistema operacional (fisicamente, mas em partições diferentes) ?

não é necessário colocar em partições diferentes, depende da necessidade, se a partição não tem mais espaço direcione o arquivo de paginação para outra partição.

Maurício (Santos)@01 de maio de 2005, 13:23

Ou seja, a CPU/Chipset/RAM poderá ler duas coisas ao mesmo tempo, por estarem  fisicamente em HD´s diferentes, além de utilizarem canais da IDE diferentes.

CPU/Chipset/RAM poderão ler duas coisas ao mesmo tempo.

Maurício (Santos), o arquivo de paginação somente necessita ser alterado devido a falta de espaço em disco, do contrário não há necessidade de se preocupar, como já citei em alguns casos um upgrade de memória é necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Saudações!

trindadedavi, li o tópico que v criou e ele foi muito elucidativo. Pretendo formatar meu HD de 40000MB (37GB) seguindo a recomendação de 3 partições. Gostaria muito que você (ou qualquer um que se sinta capacitado) desse uma opinião acerca dos tamanhos que devo configurar para cada partição em questão. Escrevi um tópico em http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=262985 onde exponho melhor minha dúvida. Se puderem me ajudar...

Desde já, obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

cara, como ja disse a muitos, é o seguinte, primeiramente voce presciza ver o que você primeiramente quer...

Eu fiz assim, espero que sirva d modelo, pois me HD e 160GB

C: 12.3BG windows (e programas que prescizam sempre ser reinstalados com ele, como winamp, nero, etc...) [FAT-32]

D: 21.4GB Instalações (jogos, arquivos fixos, etc...) [FAT-32]

E: 115.8GB Davi (arquivos pessoais, como mp3, ISOs, etc....) [NTFS]

F: 2GB Page Files (arquivos de paginação) [FAT-16]

Bom, isto e o que eu fiz, mas não tem como te falar pra como fazer pois não sei o tanto de arquivos pessoal você tem, quantos jogos a instalar, enfim, isto vai d você, mas pode usar o meu exemplo como um mero exemplo amigo....

Espero ter ajudado

Abrassos

Davi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@22 de junho de 2005, 09:43

cara, como ja disse a muitos, é o seguinte, primeiramente voce presciza ver o que você primeiramente quer...

Eu fiz assim, espero que sirva d modelo, pois me HD e 160GB

C: 12.3BG windows (e programas que prescizam sempre ser reinstalados com ele, como winamp, nero, etc...) [FAT-32]

D: 21.4GB Instalações (jogos, arquivos fixos, etc...) [FAT-32]

E: 115.8GB Davi (arquivos pessoais, como mp3, ISOs, etc....) [NTFS]

F: 2GB Page Files (arquivos de paginação) [FAT-16]

Bom, isto e o que eu fiz, mas não tem como te falar pra como fazer pois não sei o tanto de arquivos pessoal você tem, quantos jogos a instalar, enfim, isto vai d você, mas pode usar o meu exemplo como um mero exemplo amigo....

Espero ter ajudado

Abrassos

Davi

Valeu pela dica.

Gostaria de saber tbem se os pragramas P2P, antivirus e internet security tem de ser instalado junto com o windows ou não?

Outra coisa, como não entendo muito, tenho o ATA instalado vou colocar o SATA como principal, vou ter que mudar o ATA pra slave ou deixa como master, ja que são instalados em cabos separados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Na verdade, estas partições não fazem lá muita diferença!

O que faz diferença no desempenho do microcomputador é a manutenção periódica do "lixo", a "velocidade média" do HD (tramitação dos dados - acesso e deslocamento), a "velocidade" da memória RAM, vídeo, dentre outras.

Assim, o ganho com partições não é representativo em termos de desempenho.

Mesmo no caso de processamentos mais pesados, tais como imagens, CADs, etc... o correto é utilizar-se de equipamentos específicos para este fim e não um "microcomputador caseiro".

Os programas de BENCH podem fornecer desempenhos melhores em algumas atividades, mas em outras... Assim, as medições de desempenho são temerosas!

Diria mais, a CPU e seu clock de última geração não alteram significativamente o desempenho... Basta imaginar um triturador de altíssima velocidade e um braço mecânico que coloca frutas no triturador em ritmo "slowmotion". O que será que acontece? O triturador fica a maior parte do tempo ocioso. Não há frutas! Isto acontece com qualquer CPU caseira...

O equilíbrio do conjunto é que faz o desempenho significativo...

É importante conhecer os tipos de particionamento, os cuidados, as incompatibilidades, etc..., mas alterar partição para obter desempenho?????

Velocidade da borda do HD em relação ao centro???? Chega a ser engraçado por que a diferença que isso faz é mínima!

Para aumentar o tempo de acesso e tramitação em um computador caseiro, basta comprar um HD melhor. Vamos lembrar a ordem de grandeza das velocidades:

1) CPU e Cache - nanosegundo;

2) Memória RAM - microsegundo;

3) HD - milisegundo;

O HD é o limitante! Aumente o Cache para diminuir os acessos ao HD. Troque de HD...

Partições e FAT são tabelas lógicas e o algoritmo de conversão praticamente não tem loop reduzindo ao mínimo o grau de complexidade do algoritmo e o número de iterações (número de repetições). Assim, as conversões são quase automáticas em qualquer caso.

No caso do NTFS, reduz um pouco o desempenho por que existe um conjunto de outros implementos, paralelamente, que são realizados ao mesmo tempo, fora isso, FAT 16 ou FAT 32 não representa, de forma alguma, aumento de desempenho. Por outro lado, com FAT32, temos HD maiores e velocidades maiores, isto sim altera o desempenho e não a forma de formatação ou partição.

Vejamos dois HDs de 2G, um com FAT 16 e outro com FAT 32 na mesma CPU e Placa-Mãe, récem-formatado. Qual deles terá melhor desempenho? A diferença de desempenho é o dobro? Haverá diferença de desempenho para um mesmo aplicativo do "tipo caseiro" - Word ou Excel? Vamos complicar um pouco, COREL????

abraços

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Amigos,

Na verdade, estas partições não fazem lá muita diferença!

O que faz diferença no desempenho do microcomputador é a manutenção periódica do "lixo", a "velocidade média" do HD (tramitação dos dados - acesso e deslocamento), a "velocidade" da memória RAM, vídeo, dentre outras.

Assim, o ganho com partições não é representativo em termos de desempenho.

Mesmo no caso de processamentos mais pesados, tais como imagens, CADs, etc... o correto é utilizar-se de equipamentos específicos para este fim e não um "microcomputador caseiro".

Os programas de BENCH podem fornecer desempenhos melhores em algumas atividades, mas em outras... Assim, as medições de desempenho são temerosas!

Diria mais, a CPU e seu clock de última geração não alteram significativamente o desempenho... Basta imaginar um triturador de altíssima velocidade e um braço mecânico que coloca frutas no triturador em ritmo "slowmotion". O que será que acontece? O triturador fica a maior parte do tempo ocioso. Não há frutas! Isto acontece com qualquer CPU caseira...

O equilíbrio do conjunto é que faz o desempenho significativo...

É importante conhecer os tipos de particionamento, os cuidados, as incompatibilidades, etc..., mas alterar partição para obter desempenho?????

Velocidade da borda do HD em relação ao centro???? Chega a ser engraçado por que a diferença que isso faz é mínima!

Para aumentar o tempo de acesso e tramitação em um computador caseiro, basta comprar um HD melhor. Vamos lembrar a ordem de grandeza das velocidades:

1) CPU e Cache - nanosegundo;

2) Memória RAM - microsegundo;

3) HD - milisegundo;

O HD é o limitante! Aumente o Cache para diminuir os acessos ao HD. Troque de HD...

Partições e FAT são tabelas lógicas e o algoritmo de conversão praticamente não tem loop reduzindo ao mínimo o grau de complexidade do algoritmo e o número de iterações (número de repetições). Assim, as conversões são quase automáticas em qualquer caso.

No caso do NTFS, reduz um pouco o desempenho por que existe um conjunto de outros implementos, paralelamente, que são realizados ao mesmo tempo, fora isso, FAT 16 ou FAT 32 não representa, de forma alguma, aumento de desempenho. Por outro lado, com FAT32, temos HD maiores e velocidades maiores, isto sim altera o desempenho e não a forma de formatação ou partição.

Vejamos dois HDs de 2G, um com FAT 16 e outro com FAT 32 na mesma CPU e Placa-Mãe, récem-formatado. Qual deles terá melhor desempenho? A diferença de desempenho é o dobro? Haverá diferença de desempenho para um mesmo aplicativo do "tipo caseiro" - Word ou Excel? Vamos complicar um pouco, COREL????

abraços

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde gente. Bem, não ha quem diga que depois de ler esse topico não fique afim de fazer essas alteraçoes. Pois bem, eu não sou diferente, e minha duvida e a seguinte...

Tenho uma placa-mãe FIC (#####) AZIIE com 512 ram e um HD WD 60gb 7.200 rpm...

Tenho atualmente 2 particoes fat32, a primeira com o xp e meus programas (Office, nero e etc) de 20gb e a segunda com meus arquivos e backups e jogos de 40gb.

O que vocês acham que eu devo fazer, tipo, tamanho ideal para as tres particoes, onde instalo os programas, onde instalo os jogos e etc.

Fico no aguardo, espero que me ajudem

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por trindadedavi@18 de fevereiro de 2005, 12:03

cara...

Olha...

Sem querer causar qualquer tipo de polemica com você, sua ideia esta certa, mas ao contrário...

A partição no final do HD vai ser acessada mais rapida, que por ser mais na ponta do disco, a ultimas trilhas sao maiores e com isso provoca menor movimento da agulha entre trilhas....

cara..... não presciza de criar varias partições de 8GB, eu tenho uma partição FAT-32 de 24GB(um bom tamanho) com clusters de 16k e te falo, não sofro e nem reparo muito este tal "desperdicio".... Sei que existe sim e o partition magic detecta o tanto, mas conparado com a performace que se ganha eu pelo menos iginoro.....

Concordo, e uma boa ideia, e todas idéias aqui são muito bem vindas, mas só acho que não precisa de tudo isto....

Tudo isso baseado na MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, e pesquisas lidas em sites confiáveis, não pretendo causar o mínimo de polêmica amigo....

Abrassos...

Davi

Estava lendo este tópico e vi sua resposta bem mais tarde, hehehe...

Bom hoje deixo apenas 3 partições, page files, windows e programas, games, bom fiz vários testes, vi em alguns sites q diziam para deixar em último e vi em outros para deixar em primeiro, bom, com meus testes page files em primeiro se ganha muito em performance, e esses sites q li sobre estar em último dizem algo mais técnico q não sei explicar, mas em miúdos, você já viu desfragmentador desfragmentar para o final do disco? resolvi testar e comprovei.

E pra você ver como talvez eu tenha minha razão já q seu pc é bem mais rápido q o meu e ambos iniciam quase no mesmo tempo, contando também q uso mudanças na inicialização, registro, etc.

Essa é minha opinião, respeito a sua, mas meus testes dizem q estou certo, tanto em casa e quando trabalhava na Microcamp, se os seus dizem q você está, então usarei sempre em primeiro os P.F. e você em último, e ambos estaremos felizes.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!