Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou com o seguinte problema: utilizo as mesmas memórias há mais de 8 anos, porém está dando erro com os 4 pentes, com os 3 liga na hora... reinicio o computador umas 2...3...4... vezes e então reconhece os pentes... se alguém puder sanar a dúvida... o sintoma, 3 bips... retirando qualquer um dos módulos de ram funciona, porém reiniciando duas ou tres vezes, funciona tambem, como antigamente, "forçando a BIOS a ler"

pcconfig.png

https://valid.x86.fr/19qdsb

Processor (CPU)

CPU Name

AMD Ryzen 5 3600X 6-Core Processor

Threading

1 CPU - 6 Core - 12 Threads

Frequency

4099.66 MHz (41 * 99.99 MHz) - Uncore: 1399.9 MHz

Multiplier

Current: 41 / Min: 5.5 / Max: 44

Architecture

Matisse / Stepping: MTS-B0 / Technology: 7 nm

CPUID / Ext.

F.1.0 / 17.71

IA Extensions

MMX(+), SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2, SSE4A, x86-64, AES, AVX, AVX2, FMA3, SHA

Caches

L1D : 32 KB / L2 : 512 KB / L3 : 16384 KB

Caches Assoc.

L1D : 8-way / L2 : 8-way / L3 : 16-way

Microcode

Rev. 0x8701035

TDP / Vcore

95 Watts / 1.341 Volts

Temperature

69 °C / 156 °F

Type

Retail

Cores Frequencies

#00: 4099.7 MHz  #01: 4074.7 MHz  #02: 4099.7 MHz  #03: 4074.7 MHz 
#04: 4074.7 MHz  #05: 4074.7 MHz 

Motherboard

Model

ASUS PRIME B450M-GAMING/BR

Socket

Socket AM4 (1331)

North Bridge

AMD Ryzen SOC rev 00

South Bridge

AMD B450 rev 51

BIOS

American Megatrends Inc. 4641 (08/08/2025)

Memory (RAM)

Total Size

32768 MB

Type

Dual Channel (128 bit) DDR4-SDRAM

Frequency

1399.6 MHz (DDR4-2800) - Ratio 3:42

Timings

20-20-20-47-67-1 (tCAS-tRCD-tRP-tRAS-tRC-tCR)

Slot #1 Module

Corsair 8192 MB (DDR4-2133) - XMP 2.0 - P/N: CMU16GX4M2C3000C15

Slot #2 Module

Corsair 8192 MB (DDR4-2133) - XMP 2.0 - P/N: CMU16GX4M2C3000C15

Slot #3 Module

Galaxy Microsystems Ltd. 8192 MB (DDR4-2133) - XMP 2.0

Slot #4 Module

Galaxy Microsystems Ltd. 8192 MB (DDR4-2133) - XMP 2.0

Graphic Card (GPU)

GPU Type

AMD Radeon RX 6600 XT (Navi 23 XT) @ 2639 MHz

GPU Brand

ASUSTeK Computer Inc.

GPU VRAM

8176 MB @ 2000 MHz (Micron)

Storage (HDD/SSD)

Model #1 Name

Samsung SSD 870 QVO 1TB (FW: SVQ01B6Q)

Model #1 Capacity

931.5 GiB (~1000 GB)

Model #1 Type

Fixed, SSD - Bus: SATA (11)

Model #2 Name

TOSHIBA HDWD110 (FW: MS2OA8R0)

Model #2 Capacity

931.5 GiB (~1000 GB)

Model #2 Type

Fixed - Bus: SATA (11)

Model #3 Name

TOSHIBA HDWD110 (FW: MS2OA8R0)

Model #3 Capacity

931.5 GiB (~1000 GB)

Model #3 Type

Fixed - Bus: SATA (11)

Model #4 Name

XPG GAMMIX S70 BLADE (FW: 3.2.F.83)

Model #4 Capacity

1907.7 GiB (~2050 GB)

Model #4 Type

Fixed, SSD - Bus: NVMe (17)

Display

Screen #1

Samsung LC32T55 (SAM7025)

Screen #1 Spec

31.7 inches (80.5 cm) / 1920 x 1080 pixels @ 48-75 Hz

Miscellaneous

Windows Version

Microsoft Windows 11 Professional (x64)

CPU-Z Version

2.16.0 (64 bit)

detalhe, se eu reinicio o computador ou desligo sem retira-lo da tomada, não há este erro...

• Membro VIP
Postado

@atari Tarde

No final do mês passado peguei um PC com esse mesmo problema, o computador usava 4 pentes de memória RAM a muito tempo e do nada parou de reconhecer todas as memória juntas.

Solução foi remover os quatro pentes de memória RAM e remover o processador.

Quem é responsável por controlar as memória RAM é o processador então se tiver um mau contato entre a ponte que interliga a memória RAM que nesse caso é a placa-mãe, os quatros pentes não irão funcionar.

Remova todas as memória e passe uma borracha de escola no contatos, e depois pegue limpa contato e espirre dentro do slot das memória e no pinos do processador e no soquete do processador.

Pode espirrar sem medo algum.

Trabalho no ramo da informática a mais de uma década e sempre usei limpa contato e nunca tive problema, não é só porque o GT fez o vídeo que o colega mencionou que não se pode mais usar na informática.

• Curtir 1
Postado

o problema continua... na verdade, 1 beep longo e dois curtos... forço o computador 3, 4 vezes a ligar, e funciona normalmente... jogos pesados e tudo mais... limpei o processador, passei limpa contato, limpei placa-mãe, memórias, placa de Vídeo... agora mesmo estou digitando pelo computador...

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, atari disse:

o problema continua... na verdade, 1 beep longo e dois curtos... forço o computador 3, 4 vezes a ligar, e funciona normalmente... jogos pesados e tudo mais... limpei o processador, passei limpa contato, limpei placa-mãe, memórias, placa de Vídeo... agora mesmo estou digitando pelo computador...

Boa noite

Tentou resetar a BIOS?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@atari Verifique se não tem capacitor estufado na placa-mãe, é muito provável que tenha e será esse o seu problema.

A figura abaixo te dá um exemplo:

Cap estu.png

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
Em 04/10/2025 às 17:21, Edvaldo J. Frederico disse:

não é só porque o GT fez o vídeo que o colega mencionou que não se pode mais usar na informática.

De fato, contudo não é melhor utilizar um álcool isopropílico que é realmente orientado para a limpeza de eletrônicos e menos nocivo à saúde?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Batata Defumada disse:

De fato, contudo não é melhor utilizar um álcool isopropílico que é realmente orientado para a limpeza de eletrônicos e menos nocivo à saúde?

Boa tarde

Sem dúvida o álcool isopropílico é o mais indicado em algumas situações, só que me outras o limpa contato é mais indicado como no vídeo abaixo.

Vi diversos relatos de usuário que matou o soquete do processador ao limpar a pasta térmica que caiu dentro do soquete.

Eu sei que depois fica algumas manchas na placa, aí sim você pode passar o álcool isopropílico para deixar limpinho.

Respeito quem é contra usar limpa contato, mais não vou deixar de usar e espero que ninguém tente mudar o que penso sobre esse produto 🙂.

• Curtir 2
Postado

@BCP estão perfeitos, difícil dar problemas assim nas placas da ASUS... o computador quando eu forço para ligar, tento, 3...4 vezes, funciona com os 32gb...

com apenas 2 pentes de memória o pc funciona bem... com os 4 dá este problema... testei um por um... com os 4 dá problema.

pelo jeito, irei ficar com os 16gb... li que 12gb é mais que o suficiente para os jogos, como eu não jogo mais, tá ok 16gb.

pc.jpg

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa tarde,

Gostaria de relatar como consegui “resolver” o problema, para que no futuro outras pessoas não passem pela mesma dificuldade que eu tive.

Vendi os quatro pentes de memória que utilizava e adquiri um novo kit com duas memórias de 16 GB (2x16 GB). Durante a inspeção, percebi que o resistor 1R2, localizado próximo aos slots de memória RAM, estava um pouco torto — possivelmente danificado.
Acredito que esse seja o motivo de o sistema não funcionar corretamente com os quatro módulos instalados.

Notei também que, ao apenas encostar nas memórias, o PC travava. Improvisei uma fixação com enforca-gato, e desde então o sistema está funcionando, pelo menos até eu montar um novo kit com Ryzen de 5ª geração.

Resumindo: será necessário trocar a placa-mãe. Apesar de o código de erro (1 beep longo e 2 curtos) normalmente indicar problema de vídeo ou memória RAM, no meu caso o defeito é, de fato, na placa-mãe.

solucao.jpg

@BCP

Em 09/10/2025 às 08:05, BCP disse:

@atari Verifique se não tem capacitor estufado na placa-mãe, é muito provável que tenha e será esse o seu problema.

A figura abaixo te dá um exemplo:

Cap estu.png

O problema é que as placa-mãe da ASUS tem uma "qualidade militar", eles não estufam com facilidade, são capacitores selados... 

capacitores.webp

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Lavei a placa com limpador de corpo de borboletas, aqueles limpa tbi e não tive mais nenhum problema com o PC... O limpa contato não resolveu, e não entendo porquê o limpa tbi resolveu... Acredito eu que tinha alguma trilha dando curto...

IMG_20251117_163354194.jpg

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...