Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando uma rede entre dois computadores (CrossOver), a rede está funcionando, pois está rodando um aplicativo comercial. No entanto, a internet não há Cristo que o faça funcionar. Já tentei à exaustão e nada acontece. Já aconteceu de funcionar durante um dia inteiro, porém ao reiniciar tudo desaparece e não volta nem a pau. (Meu pc1 recebe a Internet do roteador via cabo, o que funciona sem nenhum problema. O Pc2 funciona bem e somente a Internet é que não tem jeito. As duas máquinas estão com o Windows 11 pro. Estão configurados assim, Pc1 - Rede Internet Ip Automático e compartilhamento Internet ATIVO para rede Ethernet. PC2, ip 192.168.137.1, máscara 255.255.255.0, Gateway padrão 192.168.137.2, Servidor DNS 8.8.8.8, alternativo 8.8.4.4 - PC2 Ip 192.168.137.2, máscara 255.255.255.0, Gateway padrão 192.268.137.1 (PORQUE ÀS VEZES FUNCIONA, MAS AO REINICIAR NÃO ENCONTRA MAIS AS CONFIGURAÇÕES E NÃO FUNCIONA MAIS????) Onde estou errando ou pode ser erro de hardware? Já troquei as placas de rede, troquei o cabo de rede, já reinstalei o Windows umas duas vezes, nas duas máquinas e nada. Acabou o meu repertório e não sei mais o que fazer...Se alguém souber e puder me ajudar, eu agradeço imensamente...

Postado

@Ivo Barbosa Novais Bem vindo ao Forum!

No PC 1, que está recebendo a conexão com a internet através do roteador, você tem 2 placas de rede, certo? Ai você está fazendo uma conexão em "ponte" com essa duas placas para que uma receba a internet (WAN) e a outra placa seja a rede interna (LAN)?

Postado

imagino que tenha uma boa razão para usar isso ao invés de simplesmente usar um switch e ligar esses dois computadores na mesma rede, ou ligar esse segundo computador ao roteador original.

8 horas atrás, Ivo Barbosa Novais disse:

Já aconteceu de funcionar durante um dia inteiro, porém ao reiniciar tudo desaparece e não volta nem a pau. (Meu pc1 recebe a Internet do roteador via cabo, o que funciona sem nenhum problema

ICS, o tal compartilhamento do Windows, não desaparece depois de um reboot e pode verificar isso nas configurações da placa de rede no computador servidor

Normalmente não se configura nada nesses dois computadores que usam o tal compartilhamento. O Windows configura o endereço IP dessa placa de rede e usa um serviço DHCP local no servidor ICS, o seu pc1, que vai usar sim esse endereço que citou, mas não é configurado pelo usuário. E o endereço do lado do cliente é automático, porque é claro que ninguém quer ter que configurar manualmente a cada vez o tal pc2, que pode ser a cada vez um computador diferente, ou pode mesmo ter um switch aí, par mais de um cliente.

Claro que isso cria uma dependência em relação ao pc1 estar ligado para o pc2 acessar a rede, mas seu texto sugere que de todo modo tem um aplicativo rodando no pc2 que depende do pc1 então a dependência já existe mesmo.

Outra opção seria configurar a segunda placa como ponte de rede

8 horas atrás, Fause disse:

Ai você está fazendo uma conexão em "ponte" com essa duas placas para que uma receba a internet (WAN) e a outra placa seja a rede interna (LAN)?

Não é o caso. Está usando o ICS, protocolo de compartilhamento incluído no Windows

• Curtir 1
Postado

Olha se pesquisar capaz de achar switch 4 portas por 20 reais…

se para apos reiniciar veja o event viewer….

quando diz parar a aplicacao interna continua funcionando?

veja o ip que os 2 pcs estão pegando, tenta pingar o google pelo ip para ver se não eh algo de dns

Postado

Estou renovando o pedido de ajuda a respeito de uma pequena rede entre dois computadores. O primeiro PC recebe a internet de um roteador. Esse pc precisa compartilhar a internet recebida, para o PC2. Qual é o problema ? A internet só compartilha com o PC2, se REDEFINIR A REDE. Acontece que ao desligar os PC's, a internet cai e não volta mais, mesmo não alterando nada. Mudei para switch com cabo reto. Se alguém passou por isso e conseguiu revolver, por favor, me ajude. (os dois PC's estão com o Windows 11.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Rede entre dois PCs com Windows 11 perde conexão após reiniciar
Postado

opa 
não ta bem explicado ae 

tem um roteador no meio do caminho pro pc2 ?

qual roteador e operadora você usa ?
ativou DHCP no roteador ?

se for dois roteadores, mudou o ip manual para cada roteador, mudando somente o final ?

Postado
1 hora atrás, Ivo Barbosa Novais disse:

Estou renovando o pedido de ajuda a respeito de uma pequena rede entre dois computadores. O primeiro PC recebe a internet de um roteador. Esse pc precisa compartilhar a internet recebida, para o PC2. Qual é o problema ? A internet só compartilha com o PC2, se REDEFINIR A REDE. Acontece que ao desligar os PC's, a internet cai e não volta mais, mesmo não alterando nada. Mudei para switch com cabo reto. Se alguém passou por isso e conseguiu revolver, por favor, me ajude. (os dois PC's estão com o Windows 11.

Vou repetir o que te expliquei antes: não é preciso configurar nada nas placas de rede nos dois micros se vai usar ICS, E isso não se perde a cada reboot, o que é trivial de testar já que basta ver as propridades da placa de rede do servidor ICS ao reiniciar tal micro.

No outro não se configura NADA e nem faria sentido, porque a ideía disso é ter um PC que oferece acesso a internet e o cara poder ligar qualquer micro lá para poder usar. Implicitamente o ICS fornece endereço IP para a máquina cliente, ou máquinas cliente. É só testar também. É trivial. No micro cliente ligue o cabo e veja que ele recebe rapidamente um endereço. Ligue outro micro e verá a mesma coisa. Não configure NADA.

Postado

procura algum switch, roteador básico usado, deve pagar uns 20 conto ou ate doacao e resolve o problema.

esses dias mesmo mandei para doacao alguns roteadores tplink, roteador das operadoras costumam ter umas 4 portas tbem...

tem coisas que não vale a pena quebrar a cabeça.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

Acho que não consegui transmitir exatamente qual é o meu problema. Vamos lá...Sou programador em Delphi e faço sistemas sob encomenda. Estou testando um sistema, em que cujo, funciona na recepçãoe e outro pc, com o mesmo sistema, dentro do consultório odontológico. Todo cadastro dos pacientes são, claro, na recepção e consequentemente na sala do odontólogo ele tem que estar acompanhando esses registros sem ter que um funcionário fazendo isso, levando e trazendo informações. Então existe a necessidade de ligar os dois PC's. O sistema roda perfeitamente nos dois pc's. O que não funciona é o compartilhamento da internet do PC1 para o PC2. O PC1 funciona normalmente com internet, nada tendo a ver com o roteador. O PROBLEMA É SÓ ENTRE O COMPARTILHAMENTO DA INTERNET DO PC1 PARA O PC2. Se eu usar outro cabo do roteador até o PC2 ou usar um Adaptador Ethernet, a internet vai funcionar também. O caso é que é mais PRÁTICO usar uma ligação entre os dois PC's, via cabo que funciona muito melhor. Não entendo é que todos fazem e não há nenhum problema.É coisa de alguns minutos e não entendo porque no meu caso não dá certo. Quando reinicio a rede e configuro novamente, tudo funciona, porém é só desligar os pc's e ligar novamente a INTERNET já era.

Postado

sem ver é muito complicado.

se o sistema continua funcionando faz um teste de ping para site e ip externo, tenta pingar o gateway.

se pingar para ip externo e site não, pode ser algo com dns, coloca o dns do google no pc2 e testa ping pelo nome do site novamente.

não faz muito sentido nos dias de hoje você usasr o ICS para isso.

o seu roteador que chega a internet tem 2 cabos? se sim, basta deixar o pc1 com dhcp se precisar alterar o sistema por conta do ip e não quer fazer isso, altera o ip do roteador principal.

se for por conta de ip fixo no pc1, defina o ip e reserve no roteador.

Postado
23 minutos atrás, Ivo Barbosa Novais disse:

O caso é que é mais PRÁTICO usar uma ligação entre os dois PC's, via cabo que funciona muito melhor. Não entendo é que todos fazem e não há nenhum problema.É coisa de alguns minutos e não entendo porque no meu caso não dá certo. Quando reinicio a rede e configuro novamente, tudo funciona, porém é só desligar os pc's e ligar novamente a INTERNET já era.

Não vou mais ficar repetindo, mas a situação normal de uso disso é diferente da que descreveu no primeiro tópico. Por outro lado, não sou moderador e não falo pelo forum, mas abrir outro tópico com o mesmo assunto é algo estranho.

Eu te expliquei como testar se o ICS volta ou não a funcionar depois de um reboot. Te expliquei tambem porque não se configura nada no PC cliente do compartilhamento. E voce não explicou nesse tópico aqui como configurou as placas  rede nos dois micros.

Sobre a sua topologia, em geral se usa isso, falando de memória, quando já tem um cabo levando a rede ao seu pc1 servidor ICS e não dá pra levar um cabo direto da rede ao PC2, sua estação cliente dentro do consultório. Isso porque se pode passar um cabo a mais é muito mais simples ligar os dois micros na LAN no mesmo segmento. 

Como tambem te disse, outra opção é configurar uma ponte de rede usando a segunda placa de rede do PC1 ao invés de usar ICS

2 horas atrás, thiago.jj disse:

tem coisas que não vale a pena quebrar a cabeça.

Um forum assim reune pessoas que querem de fato quebrar a cabeça com algum problema ao invés de ignorar e só buscar outra solução.

A busca por entender pode ser interessante, o lance do desafio.

E por outro lado nem sempre se pode ignorar e partir para usar outros equipamentos, e nesse caso pode ser que outros leitores --- que não tenham opção de deixar pra lá --- aprendam algo com esses tópicos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...