Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Lembra dos coprocessadores matemáticos?

"Relembre os coprocessadores matemáticos, componentes opcionais que podiam ser instalados na placa-mãe até a época do processador 486."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• Membro VIP
Postado

Não que seja importante mas eu (eu) me lembro que quando o pc não tinha fpu e o programa exigia, havia emulador de coprocessador... algo como um driver que ficava na memória e tapeava o sistema. 1 deles era o autocad mesmo. 

Com relação à incapacidade da cpu trabalhar com vírgula, no meu (meu) micromundo dos mc's 8 bits eu faço algo como simplesmente multiplico os inteiros por 1000 e posiciono artificialmente a vírgula onde quero. Raramente um ser humano e qualquer sistema precisa visualizar além de 10,000 num display p.ex. 

Agora sério (foi você que começou kk) uma coisa em off topic ou melhor, "offiline" 🤪

Isso daqui é mensagem do meu navegador ou do seu site?

Capturadetelaem2025-12-1213-02-17.png.2ac6b3e54286a9889ef2e9faecd12a6a.png

Cara.. isso muda nossa vida pra caramba! kk 😁

Como sempre, receba um pequeno aperto de mão virtual... artigo da hora!... passado sempre presente! 

• Membro VIP
Postado

A partir da arquitetura x86-64, a FPU x87 passou a ser em boa parte obsoleta, pois SSE2 é garantido existir e ABIs de 64 bits (Microsoft x64, System V dos Unix-like) padronizaram o uso dos registradores XMM para a passagem de parâmetros e retorno de funções de tipos float (32 bits) e double (64 bits), com os compiladores gerando por padrão código SSE2 para cálculos em ponto flutuante.

Um caso específico é o tipo long double, que, na ABI System V, é mapeado para o formato de 80 bits de precisão estendida da FPU x87, o que faz o compilador emitir instruções x87. A Microsoft, por outro lado, definiu que long double é igual a double e nunca emite instruções x87 no Visual C++.

Obviamente, a FPU vai continuar eternamente presente por causa da retrocompatibilidade...

• Obrigado 1
  • Administrador
Postado
19 horas atrás, .if disse:

Não que seja importante mas eu (eu) me lembro que quando o pc não tinha fpu e o programa exigia, havia emulador de coprocessador... algo como um driver que ficava na memória e tapeava o sistema. 1 deles era o autocad mesmo. 

Eu também não me lembrava disso (se não teria mencionado no vídeo), mas várias pessoas comentaram lá no YT. Mas, sinceramente, devia ficar uma carroça, pois do que adianta tapear o sistema para conseguir rodar o programa se ele rodará lentamente? rs.

Agora sério (foi você que começou kk) uma coisa em off topic ou melhor, "offiline" 🤪

Obrigado por enviar essa tela, corrigi o erro de digitação. A mensagem é do nosso site.

Como sempre, receba um pequeno aperto de mão virtual... artigo da hora!... passado sempre presente! 

Obrigado, o pessoal tem gostado para caramba desses vídeos mais nostálgicos.

Postado
Em 13/12/2025 às 09:02, Gabriel Torres disse:

devia ficar uma carroça, pois do que adianta tapear o sistema para conseguir rodar o programa se ele rodará lentamente? rs.

Sim, era uma solução bem "terceiro-mundista", em software. Era bem popular em CPDs de universidades onde a maioria dos PCs ainda não tinham FPUs mas os programas usados para trabalhos/pesquisas demandavam o coprocessador.

Se me recordo bem, a precisão era ligeiramente sacrificada para ter mais velocidade (mas ainda assim era lento). Era sim uma solução bem inferior ao hardware real mas era o que permitia adiar investimento em hardware.

Descrição de um dos programas que existiam na época:

"Q387 is ver.3.3 and is a math accelerator and math coprocessor emulator for machines which do not have a coprocessor. It will both increase the performance of your computer in math intensive applications and allow you to run applications which require a math coprocessor, and this is all done without any additional hardware."

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

O Linux ainda tem emulação da FPU x87 no kernel, transparente para o espaço de usuário:

https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/stable/linux.git/tree/arch/x86/math-emu/README?h=v6.18.1

(requer ter sido compilado com CONFIG_MATH_EMULATION=y)

Esse código está por um fio, pois a versão 3.8 removeu o suporte ao i386:

https://kernelnewbies.org/Linux_3.8#Removal_of_support_for_386_processors

Agora, requer i486 e superiores, e a emulação ainda existe apenas por causa do i486SX. Cogitou-se requerer Pentium e superiores, mas até o momento o suporte ao i486 continua de pé. 🙏 😅

Pesquisa rápida diz que o NetBSD removeu emulação equivalente:

https://mezzantrop.wordpress.com/2025/02/04/netbsd-10-x-kernel-math_emulation/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...