Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Estou passando por uma situação estranha com minhas novas peças.

Comprei uma ASUS B550m-Plus Tuf Gaming como forma de dar um Upgrade no meu PC.

De quebra, ainda peguei um processador AMD Ryzen 5 5600GT, 3.6GHz para incrementar com o que já tinha.

Tinha guardado 3 unidades de memória RAM (XPG GAMMIX D20 DDR4 3200 MHz 32 GB (2 x 16 GB) (Sim, na caixa vieram 3 e não só 2)

e juntei com minha RX 6600 e minha fonte de 550W da Corsair.

Acreditando que não teria nenhuma bronca de compatibilidade, pois verifiquei se tudo funcionava em sincronia.

Eis que quando tento colocar os 3 pentes de memória, o PC travou na tela da BIOS, sem sair do lugar.

Pesquisei muito e vi que poderia ser pelo fato de eu tentar ligar 3 pentes no lugar de 4 ou de 2.

Então resolvi colocar só 2 pentes nas posições A1 B1 e pra minha surpresa, ligou.

Mas não durou muito.

O PC abre, inicia e depois reinicia.

Dessa vez, nem saindo da tela de BIOS, travando antes.

Troquei as posições, coloquei no A2 B2 e aconteceu a mesma coisa. Funciona inicialmente, mas volta a cair.

Então testei com 1 única memória e pegou.

Sem nenhum problema.

Troquei os slots e em TODOS o PC liga e funciona normal, mas só quando tem uma única memória.

Aí vem minha dúvida:

Como posso fazer para o PC rodar com ao menos 2 pentes, para ter 32GB de memória funcionando.

E se alguém souber, como posso deixar todos os 3 ativos, para chegar a 48GB de memória?

Desde já, obrigado!

Postado
43 minutos atrás, Luiz Gusthavo disse:

minha fonte de 550W da Corsair.

Se for a Corsair CV550w é melhor trocar, fonte de baixa qualidade, o teclab testou e reprovou, apresentou ripple elevado, sem falar que ainda usa uma topologia ultrapassada de GR.

47 minutos atrás, Luiz Gusthavo disse:

Dessa vez, nem saindo da tela de BIOS, travando antes.

A BIOS da placa-mãe está atualizada?

47 minutos atrás, Luiz Gusthavo disse:

peguei um processador AMD Ryzen 5 5600GT, 3.6GHz

Esse processador tem Vídeo integrado, como você tambem comprou uma placa de Vídeo dedicada deveria ter pego um processador superior sem Vídeo integrado como o Ryzen 5 5600 ou mesmo o Ryzen 5 5500x3d.

Postado

@Luiz Gusthavo Boas. Teoricamente todas as peças são compatíveis. Pergunto: Cpu e Placa-Mãe são novos? Instalou corretamente o cpu? Chegou a forçar o encaixe? Talvez seja interessante remover e verificar se não há nenhum pino torto ou faltando (ainda mais se for usado).
As memórias adquiridas não são kit, são individuais certo? Pode ser que mesmo sendo de marca/modelo/specs iguais, sejam de lotes diferentes. Já que individualmente funcionam, pode verificar as specs de cada através do programa cpu-z e comparar.
Já verificou se a BIOS está atualizada? Ou talvez um reset de BIOS (desativar XMP) e tentar com 2 módulos (A2+B2), alternando combinação entre os três e ver se sobe, se subir aí sim tente ativar o xmp. Por ora, é o que eu posso sugerir.

Postado
3 horas atrás, Tiberio disse:

Se for a Corsair CV550w é melhor trocar, fonte de baixa qualidade, o teclab testou e reprovou, apresentou ripple elevado, sem falar que ainda usa uma topologia ultrapassada de GR.

A BIOS da placa-mãe está atualizada?

Esse processador tem Vídeo integrado, como você tambem comprou uma placa de Vídeo dedicada deveria ter pego um processador superior sem Vídeo integrado como o Ryzen 5 5600 ou mesmo o Ryzen 5 5500x3d.

Então, sobre a fonte: Ela ta comigo a uns 3 anos, de verdade não vou saber se era a 550W kkkkk.
Sobre a placa-mãe: Sim, tá atualizada para a última versão.
Sobre o processador: Mesmo quando eu tiro a placa de vídeo e testo com 2 memórias, acontece exatamente o que eu falei na postagem. Entendi que com ou sem a placa de vídeo, o problema não tá sendo ela.

2 horas atrás, Public2004 disse:

@Luiz Gusthavo Boas. Teoricamente todas as peças são compatíveis. Pergunto: Cpu e Placa-Mãe são novos? Instalou corretamente o cpu? Chegou a forçar o encaixe? Talvez seja interessante remover e verificar se não há nenhum pino torto ou faltando (ainda mais se for usado).
As memórias adquiridas não são kit, são individuais certo? Pode ser que mesmo sendo de marca/modelo/specs iguais, sejam de lotes diferentes. Já que individualmente funcionam, pode verificar as specs de cada através do programa cpu-z e comparar.
Já verificou se a BIOS está atualizada? Ou talvez um reset de BIOS (desativar XMP) e tentar com 2 módulos (A2+B2), alternando combinação entre os três e ver se sobe, se subir aí sim tente ativar o xmp. Por ora, é o que eu posso sugerir.

Sobre as memórias: Elas foram compradas como um KIT, mas eu pensei que fossem como um "conjunto" sabe, pois no anúncio não informava nada sobre lotes diferentes e tal.
Sobre o CPU Z: Usei ele e "aparentemente" não tem nenhuma diferença entre elas. Posso refazer as verificações quando chegar em casa para verificar com mais detalhe.
Sobre a BIOS: Nunca tentei um reset de BIOS pois tenho um cagaço de fazer alguma ***** e não conseguir voltar ao normal kkkkk, mas se for o que tiver de fazer, farei.

Uma coisa que eu acabei não comentando, é que eu elas são de frequência 3200mhz mas quando eu deixo nessa frequência ele não liga, nem com 1 memória.
Pra funcionar como está hoje em dia, tenho que baixar a frequência dela pra 2333mhz.

Isso ajuda em alguma dica?!

Visitante

Postado

@Luiz Gusthavo  Use só dois módulos. Aumente a tensão da memória para 1.4V.

Se ainda não der certo, vá abaixando a frequência aos poucos

Postado
Em 15/01/2026 às 18:20, Artur Victor S Gonçalves disse:

@Luiz Gusthavo  Use só dois módulos. Aumente a tensão da memória para 1.4V.

Se ainda não der certo, vá abaixando a frequência aos poucos

Tentei dessa forma, e não funcionou.
Quando boto dual chanel, ele não chega nem a dar boot.

Trava com a luz laranja da placa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!