Ir ao conteúdo

Placa de vídeo NVIDIA GTX 1060 funcionando em PCIe x16 3.0 @ x1 3.0

Ir à solução Resolvido por PhodZ,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma GTX 1060 de 6gb e ela ta em x1 3.0 no pci express.
eu ja tirei, limpei com borracha e coloquei de novo, tentei alterar na BIOS o link speed, tentei dar resert na BIOS, tirei o processador para ver os pinos, todos estão impecaveis.
Não sei mais o que pode ser.

Ryzen 5 2400g
b450 Steel legend

ps: não é o processador que limita ela, pois ja consegui pegar x8 ( que é o máximo do Ryzen 5 2400g ).

image.png.a3cc5b2d3e47c7778045500cfb206cac.png

Postado

@PhodZ Parece ser um defeito físico, verifica se a BIOS está atualizada na última versão, tem chance de ser o slot PCIe principal da B450, se uma só lane falhar ele joga pro x1 pra não cair.

Se possível, testa essa placa em outro PC, pra descartar algum defeito nela. Pra confirmar, teste outra GPU na máquina.

Postado

Só vai mudar se estiver em uso. Roda um teste e observe.

Ela parada vai ficar em 1x mesmo pois não está em uso.

Postado
1 minuto atrás, opuss disse:

Só vai mudar se estiver em uso. Roda um teste e observe.

Ela parada vai ficar em 1x mesmo pois não está em uso.

Ja fiz, mantem em 1x. 

Tudo de trivial eu ja fiz, suspeito que seja um defeito físico mesmo

• Rio McCloud alterou o título para Placa de vídeo NVIDIA GTX 1060 funcionando em PCIe x16 3.0 @ x1 3.0
Postado

Remove a placa, deita o gabinete, recoloca a placa no slot, mantém o gabinete deitado, liga e testa. Eu já tive esse problema de ficar em x1 com mais de uma placa e em um dos casos era o próprio peso da placa forçando slot pci-e e fazendo ficar em x1. 

Postado
Em 19/01/2026 às 15:16, Sergio Mega disse:

Remove a placa, deita o gabinete, recoloca a placa no slot, mantém o gabinete deitado, liga e testa. Eu já tive esse problema de ficar em x1 com mais de uma placa e em um dos casos era o próprio peso da placa forçando slot pci-e e fazendo ficar em x1. 

Ja testei isso... continua em x1.

coloquei no pcie 2.0 e funcionou nos 4x, então o problema possivelmente seria da placa.

image.thumb.png.72ce4e001ab4da3cf9ae7b99bf682563.png

essa é minha versão de BIOS e olha a mensagem que aparece.

Eu tenho um Ryzen 5 2400g, que é raven, Então prefiro acreditar que seja um problema da BIOS com meu processador atual.
Comprei um Ryzen 5 5600 e está para chegar. Assim que chegar e eu instalar eu aviso se mudou para x16.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 20/01/2026 às 22:40, PhodZ disse:

Ja testei isso... continua em x1.

coloquei no pcie 2.0 e funcionou nos 4x, então o problema possivelmente seria da placa.

image.thumb.png.72ce4e001ab4da3cf9ae7b99bf682563.png

essa é minha versão de BIOS e olha a mensagem que aparece.

Eu tenho um Ryzen 5 2400g, que é raven, Então prefiro acreditar que seja um problema da BIOS com meu processador atual.
Comprei um Ryzen 5 5600 e está para chegar. Assim que chegar e eu instalar eu aviso se mudou para x16.

Atualizações: Após o Ryzen 5 5600 chegar e eu instalar, a placa de Vídeo ficou em x16 normalmente. O problema era de incompatibilidade de BIOS mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...