Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Gostaria de tirar uma dúvida sobre alguns testes que estou fazendo no meu PC.

Recentemente, venho enfrentando problemas de tela preta. O áudio dá um pequeno estalo e continua normal, mas o jogo fecha (confirmado por amigos no Discord) e sou obrigado a reiniciar a máquina. O problema é que, após o primeiro reinício, muitas vezes o PC liga, mas não dá vídeo.

Inicialmente, achei que fosse memória. Abri o PC, limpei os contatos com álcool isopropílico, mas o vídeo só voltava após muita insistência. No entanto, rodei o MemTest86 e o resultado foi zero erros.

Também suspeitei de software.

Vi relatos de instabilidade entre a última atualização do Windows e os drivers da NVIDIA. Formatei o PC utilizando uma conta local, instalei a versão 581.80 da NVIDIA (Fiz o download do driver sem conexão com a Internet pra garantir que o Windows não baixasse nenhum antes), e depois de um tempo de jogatina, a tela preta apareceu.

O que me chamou a atenção foi que, após uma dessas telas pretas, desconectei o cabo de 8 pinos da GPU, liguei o PC sem ele, desliguei, conectei novamente e o vídeo voltou de primeira. Isso me levou a suspeitar da fonte, que já tem cerca de 5 anos de uso.

Fiz um monitoramento pelo HWiNFO64 e notei o seguinte:

• GPU 8-pin #1 Input Voltage: Oscilando entre 11.22V e 11.25V sob estresse.

• Placa-mãe (Linha 12V): Média de 11.98V.

Essa queda na linha de 8 pinos da GPU é normal ou é um sinal claro de que a fonte está morrendo? Pelo que sei, a variação máxima permitida na linha de 12V é de 5%, o que daria um limite inferior de 11.4V.

Setup:

placa-mãe: B550M Aorus Elite

Processador: Ryzen 5 5700x

Placa de vídeo: Galax RTX 3060 12GB

memória RAM: Asgard 2x16GB 3200Mhz

Fonte: Corsair CV650

SSD: Kingston 1TB NVMe NV3 PCIe 4.0

Postado
3 horas atrás, Jonathan Carbonell disse:

Fonte: Corsair CV650

Essa fonte foi testada e reprovada pelo teclab, apresentou ripple elevado.

3 horas atrás, Jonathan Carbonell disse:

Fiz um monitoramento pelo HWiNFO64 e notei o seguinte:

• GPU 8-pin #1 Input Voltage: Oscilando entre 11.22V e 11.25V sob estresse.

• Placa-mãe (Linha 12V): Média de 11.98V.

Aferição das tensões da fonte via software e tão confiável quanto nota de 3 reais.

• Rio McCloud alterou o título para Computador apresentando tela preta e jogo apresentando problemas no Ryzen 5 5700X + B550M
Postado

Certo, eu tinha visto esse vídeo da Teclab tem algum tempo.

Mas ainda não sei se de fato o problema é na GPU ou então na fonte, por acaso teria alguma dica de testes que eu poderia fazer?

6 horas atrás, Tiberio disse:

Essa fonte foi testada e reprovada pelo teclab, apresentou ripple elevado.

Aferição das tensões da fonte via software e tão confiável quanto nota de 3 reais.

Certo, eu tinha visto esse vídeo da Teclab tem algum tempo.

Mas ainda não sei se de fato o problema é na GPU ou então na fonte, por acaso teria alguma dica de testes que eu poderia fazer?

Postado
47 minutos atrás, Jonathan Carbonell disse:

Não recomendo usar o furmark pra testar placas de vídeos, bons programas pra testar são o heaven e o valley.

Postado

@Jonathan Carbonell Boas. Suspeito que os problemas estejam relacionados a fonte (que não é nenhuma maravilha e já tem um tempo de uso) ou até mesma a VGA que pode ter problemas de solda (gpu/memórias) que quando esquentam, causam problemas. O que posso sugerir:
- Limpar também os contatos da VGA e verificar se os cabos estão bem encaixados;
- Monitorar o consumo e temperatura da VGA quando em carga/jogo ou através dos testes citados pelo colega @Tiberio e acompanhar o momento que há o desligamento (por ex: consumo aumenta e a fonte não consegue entregar energia ou gpu esquenta bastante e desliga por segurança);
- Testar o pc com outra fonte.

Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

Não recomendo usar o furmark pra testar placas de vídeos, bons programas pra testar são o heaven e o valley.

2 horas atrás, Public2004 disse:

@Jonathan Carbonell Boas. Suspeito que os problemas estejam relacionados a fonte (que não é nenhuma maravilha e já tem um tempo de uso) ou até mesma a VGA que pode ter problemas de solda (gpu/memórias) que quando esquentam, causam problemas. O que posso sugerir:
- Limpar também os contatos da VGA e verificar se os cabos estão bem encaixados;
- Monitorar o consumo e temperatura da VGA quando em carga/jogo ou através dos testes citados pelo colega @Tiberio e acompanhar o momento que há o desligamento (por ex: consumo aumenta e a fonte não consegue entregar energia ou gpu esquenta bastante e desliga por segurança);
- Testar o pc com outra fonte.

Certo, eu capei o máximo possível da placa de vídeo, coloquei -250mhz de Core Clock e reduzi o powerlimit para 60%, botei o processador em modo de economia, fiz o teste no OCCT (eu tinha feito no heaven a uns 2 dias atrás mas não tinha dado tela preta) e logo quando iniciou deu tela preta. Reiniciei e no próprio Windows depois de uns 10 minutos deu tela preta dnv. Eu limpei os contatos da placa de vídeo já, mas não parece que adiantou muito.

Também já tinha monitorado a temperatura da GPU antes e nada de anormal aconteceu, ficou entre 60 e 65 graus. Além disso também troquei o cabo da fonte para ver se resolvia e também não adiantou.

Acho que vou parar de ficar forçando o computador, vou tentar pegar o Macbook do meu pai pra poder trabalhar e esperar a nova fonte chegar.

Comprei uma XPG Core Reactor II VE 850W, sei que é um pouco de energia de mais doq o que o PC pede mas acho que não vou me preocupar com fonte por um bom tempo, o que acham?

Postado
40 minutos atrás, Jonathan Carbonell disse:

Comprei uma XPG Core Reactor II VE 850W, sei que é um pouco de energia de mais doq o que o PC pede mas acho que não vou me preocupar com fonte por um bom tempo, o que acham?

Sim, é uma excelente fonte, mas eu teria comprado o modelo de 650w, que já teria potência suficiente para suportar essa sua configuração.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Sim, é uma excelente fonte, mas eu teria comprado o modelo de 650w, que já teria potência suficiente para suportar essa sua configuração.

Show de bola então, chegando eu troco e volto com mais atualizações

Postado
2 horas atrás, Jonathan Carbonell disse:

Certo, eu capei o máximo possível da placa de vídeo, coloquei -250mhz de Core Clock e reduzi o powerlimit para 60%, botei o processador em modo de economia, fiz o teste no OCCT (eu tinha feito no heaven a uns 2 dias atrás mas não tinha dado tela preta) e logo quando iniciou deu tela preta. Reiniciei e no próprio Windows depois de uns 10 minutos deu tela preta dnv. Eu limpei os contatos da placa de vídeo já, mas não parece que adiantou muito.

Mas o correto seria primeiro executar os testes com a placa em modo stock, qualquer alteração (ainda que reduzindo clock/power limit), pode gerar instabilidades. No mais, torcer para que dê tudo certo com a nova fonte.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Public2004 disse:

Mas o correto seria primeiro executar os testes com a placa em modo stock, qualquer alteração (ainda que reduzindo clock/power limit), pode gerar instabilidades. No mais, torcer para que dê tudo certo com a nova fonte.

Com certeza, testei de todas as formas possíveis, stock e o power limit em 90%, 70% e 60%.

Obrigado, se Deus quiser vai dar tudo certo! 🙏🏾

• Curtir 1
Postado

@Public2004 @Tiberio 

Fala, galera! Passando aqui só para dar aquela atualização.

Seguinte, andei pesquisando alguns casos parecidos e acho que a fonte levou mesmo o troféu de culpada da vez. Quando fui revisar o hardware e olhei os pinos da placa de vídeo, notei que eles já estavam ficando foscos/escurecidos.

Ou seja, esse ripple alto aí foi a receita para o desastre. Fui conferir a data de compra da fonte e bateu exatamente 3 anos agora; parece que ela esperou a garantia acabar certinho para começar a dar problema. Tristeza demais, mas serve de aprendizado...

Já fiz uma limpeza aqui com limpa-contato nos pinos e desconectei tudo da fonte antiga. O PC já está "pelado", só esperando a nova chegar. A fonte nova já está a caminho e acredito que chegue amanhã ou depois de amanhã. Minha única dúvida agora é se a placa foi pro espaço ou não, mas pelo menos ela ainda estava dando sinal de vida antes de eu desmontar.

Assim que eu montar tudo com a fonte nova, volto aqui para dar o veredito final. Obrigado mais uma vez pela força!

• Curtir 1
Postado

Boa tarde pessoal, o problema era mesmo a fonte (PSU).

Agora o sistema passou liso nos testes de estresse (OCCT/Heaven) e a RTX 3060 finalmente está entregando o desempenho esperado sem crashes. Valeu pela força nos diagnósticos!

• J.Augusto F alterou o título para Computador apresentando tela preta e jogo fechando no Ryzen 5 5700X + B550M

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!