Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal tenho uma a320mh e a velocidade das minhas Memórias ram abaixaram para 2400, quando vou fazer a mudança manualmente na BIOS (pois não aparece opção de xmp), eu troco la para 2667 ( se não me engano) e a ideia era subindo aos poucos, ates os 3000mhz. mas quando faço a troca não apresenta mudanças, mas voltando a BIOS consta que está mudada. alguém sabe o que pode ser ou como me ajudar?

Visitante

Postado

@Peuzin0881 Há ideias..

Reset BIOS

Aumenta a tensão para 1.4V e aumenta o clock a partir daí

Postado

@Peuzin0881 ,

Descreva o processador que está usado na placa-mãe. Lembrando que dependendo da versão do Ryzen (1 geração e 2 geração) mesmo mudando a MHz da memória ele não vai aumentar ficando travado no limite do processador (não deixa fazer overclock). Pode ser verificado as especificações no site Amd.

• J.Augusto F alterou o título para Não consigo colocar minhas memórias em 3000Mhz na A320MH
Postado
6 horas atrás, Kaze_jp disse:

@Peuzin0881 ,

Descreva o processador que está usado na placa-mãe. Lembrando que dependendo da versão do Ryzen (1 geração e 2 geração) mesmo mudando a MHz da memória ele não vai aumentar ficando travado no limite do processador (não deixa fazer overclock). Pode ser verificado as especificações no site Amd.

estou usando um Ryzen 5 2600

19 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Peuzin0881 E qual seria a frequência padrão da memória ?

Se ela não for de 3000Mhz, isso será overclock, e por padrão as A320 não faria esse tipo de configuração.

XMP subiria para a frequência padrão da memória.

uma é 2993 se não me engano e a outra é 3000

• Curtir 1
Postado
Em 30/01/2026 às 19:22, Peuzin0881 disse:

uma é 2993 se não me engano e a outra é 3000

Nesse caso, se a frequência estiver correta, então era para as duas funcionar em 2993Mhz, o máximo da menor frequência.

Também tem a questão do processador, o Ryzen 5 2600, que impacta no suporte.

Tempos atrás eu traduzi uma tabela para os CPUs de desktop baseadas em AMD Zen+ (clique no link) para a Wikipédia, e pelo menos até então o suporte do 2600 era mesmo 2993Mhz, era verificável no site da AMD, hoje o site para o modelo do processador não abre mais e precisa de manutenção em várias tabelas do género na pt-wiki.

Os 2993Mhz seria alcançados via XMP, acima disso só Overclock.

Com XMP você chegaria aos 3000Mhz da outra memória.

Pra ter certeza da frequência das memórias, baixa o CPU-Z: CPU-Z  Ele irá mostrar as informações, indo no campo referênte a memórias, dá para confirmar corretamente as informações, caso tenha dúvidas, anexe imagens aqui no tópico.

Visitante

Postado

Sempre baixe programas recomendados do site oficial. Aqui está o link para o CPU-Z Portable.

Postado
2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Nesse caso, se a frequência estiver correta, então era para as duas funcionar em 2993Mhz, o máximo da menor frequência.

Também tem a questão do processador, o Ryzen 5 2600, que impacta no suporte.

Tempos atrás eu traduzi uma tabela para os CPUs de desktop baseadas em AMD Zen+ (clique no link) para a Wikipédia, e pelo menos até então o suporte do 2600 era mesmo 2993Mhz, era verificável no site da AMD, hoje o site para o modelo do processador não abre mais e precisa de manutenção em várias tabelas do género na pt-wiki.

Os 2993Mhz seria alcançados via XMP, acima disso só Overclock.

Com XMP você chegaria aos 3000Mhz da outra memória.

Pra ter certeza da frequência das memórias, baixa o CPU-z, tenho uma versão portable no meu Google Drive, https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link não precisa instalar, é só baixar tudo da pasta e executar o .exe, nele irá mostrar as informações, indo no campo referênte a memórias, dá para confirmar corretamente as informações, caso tenha dúvidas, anexe imagens aqui no tópico.

acabei de confirmar, uma é 2998 e a outra 3200

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...