Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,estava jogando Mecha BREAK e fui olhar como estava os FPS,GPU e CPU,a GPU estava a 99% e a CPU ficava oscilando de 30% até 70%,isso é normal ? Ou tem alguém minerando no meu PC ? Obs: Coloquei o novo DLSS 4.5,minha configuração é RTX 3060 12GB,I9 10850K,32GB RAM DDR4,ASUS TUF GAMING B460M-PLUS,Fonte Cooler Master Masterwatt TUF Gaming Edition 550w 80 Plus Bronze. 

Postado

0AB3B4F5-A63B-457F-A26F-9066E0EDB6DD.png.b240114f5fd83f8e5c406c8dbc4d5711.pngindico a olhar no rodapé do seu pc os programas que estão sendo executados e fecha-los. Logo em seguida clicar com o notão direito no rodapé  do win e ir na opção gerenciador de tarefas e depois verificar por lá o que está tendo o maior peso em processamento e se possível desinstalar o programa ou então parar o processo.

{110853D3-72DD-4115-9998-53763103E218}.png

• Obrigado 1
Postado

@JGN sim, completamente normal. Isso indica que o gargalo no seu PC é a GPU (o recomendado). O processador leva sua GPU nas configurações desse jogo em 100% estando entre 30 e 70% de uso.

Só seria anormal caso os FPS estivesse muito abaixo do esperado.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, JGN disse:

Olá pessoal,estava jogando Mecha BREAK e fui olhar como estava os FPS,GPU e CPU,a GPU estava a 99% e a CPU ficava oscilando de 30% até 70%,isso é normal ? Ou tem alguém minerando no meu PC ? Obs: Coloquei o novo DLSS 4.5,minha configuração é RTX 3060 12GB,I9 10850K,32GB RAM DDR4,ASUS TUF GAMING B460M-PLUS,Fonte Cooler Master Masterwatt TUF Gaming Edition 550w 80 Plus Bronze.

Não é impossível, mas é improvável, parece muito mais simplesmente variação de exigência de "trabalho" do CPU diferente entre áreas ou compilação dinâmica de shaders, algo muito comum em jogos modernos pelo comportamento descrito. Eu não conheço esse jogo, mas pros requisitos recomendados ele tem exigências bastante altas comparado até a títulos triplo A, então não duvido que seja um jogo que escalone bem com o CPU e faça um bom uso de paralelismo.

Se fosse um comportamento de malware você provavelmente veria o mesmo comportamento fora do jogo, mas se tiver algum receio executar os passos desse vídeo pode te ajudar e é bem provável que se tenha algum malware instalado no seu computador alguma dessas duas soluções detecte:

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Rio McCloud alterou o título para É normal uso de CPU oscilar entre 60% e 70% durante jogos é normal?
Postado
10 horas atrás, Bicurioso disse:

.... se possível desinstalar o programa ou então parar o processo.

{110853D3-72DD-4115-9998-53763103E218}.png

Essa imagem é um bom exemplo de Windows rodando coisas desnecessárias.   . 

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para É normal uso de CPU oscilar entre 60% e 70% durante jogos?
  • 4 semanas depois...
Postado

Olá pessoal tudo bem ? Ultimamente meu computador está fazendo isso no Mecha BREAK,não testei nos outros jogos porque só jogo apenas este título kk,mas seria algo anormal ? Parece que isto está acontecendo depois que ativei o DLSS 4.5, o que pode ser ?

Configuração:

RTX 3060 12GB

I9 10850K

32 GB RAM DDR4

Fonte Cooler Master Masterwatt TUF GAMING EDITION 550w 80 Plus Bronze

Postado

Boa tarde. Verifique as temperaturas do seus componentes durante o jogo, está parecendo sintomas de superaquecimento em alguma parte do PC. Qual o modelo da sua placa-mãe?

Postado

@GuilhermeGB A temperatura ontem no processador ficava na casa de 80,85,e a placa de vídeo 78 graus, moro em São Paulo Capital,e fez mais de 31 graus ontem,a placa-mãe é uma TUF Gaming B460M-PLUS.

Postado

@JGN 80-85ºC em jogos é relativamente alto, você vai precisar revisar sua refrigeração. Você está lidando um um Core i9, esse tipo de CPU não costuma ser  simples de refrigerar.

O que mais chama a atenção é o seu relato sobre uso da CPU saltando de 20% para 70%. Isso geralmente é resultado de um queda no clock da CPU, onde ele estava rodando com um clock alto, então estava usando apenas 20% do seu potencial, mas de repente o clock cai drasticamente, então ele precisa trabalhar mais pra tentar compensar o clock reduzido. E os principais motivos disso acontecer são: alta temperatura no processador, alta temperatura no VRM da placa-mãe (circuito que alimenta o processador), fonte de alimentação fraca. Pode ser que seja alguma outra coisa, mas é bem mais raro.

Sua placa-mãe não parece ser do tipo que daria problema com um Core i9 rodando jogos, então sobram outros duas possibilidade das três citadas.

27 minutos atrás, JGN disse:

Parece que isto está acontecendo depois que ativei o DLSS 4.5

Não parece ter relação direta com o DLSS, pode ser um efeito indireto de você ter ganhado mais FPS (se for o caso). Mais FPS = mais uso de CPU = CPU esquentando mais.

Postado

@GuilhermeGB A fonte eu tenho desde 2020, pode ser ela ? Porque isso começou a algum tempo,antes mesmo com o processador nesta faixa de temperatura,não ocorria isto,e eu andei mudando os presets do jogo algumas vezes,mas pode ser a fonte ? Aqui está uma imagem com ele em idle.

Desktop Screenshot 2026.02.14 - 16.11.33.81.png

Postado

@JGN não dá pra dizer com certeza. A sua fonte é classificada com Tier C (lista de referência), ou seja, é uma fonte "de entrada". Geralmente não é preferível usar esse tipo de fonte por muito mais do que 3 anos, 5 anos no máximo. Mas não é certeza que a fonte vai dar defeito depois desse tempo, vai depender do tipo de uso e da sua sorte/azar.

Pelo print em idle também não dá pra tirar nenhuma conclusão, as temperaturas etão dentro do esperado. Sugiro você fazer alguns testes de estresse separados, um pra CPU e outro pra GPU, e tentar notar algum comportamento estranho, e fique de olho nas temperaturas também.

Postado

@JGN nos prints que você compartilhou, parece que está tudo dentro dos conformes em relação a temperatura, bem longe de ser um problema. Uso de CPU sempre baixo também. 

Uma duvida: no momento que você notou o comportamente que descreveu no título, foi fazendo algo específico? Você conseguiria reproduzir esse problema, ou acontece "aleatoriamente"? O seu FPS caiu durante esse problema? 

Postado

@GuilhermeGB Bom, ele cai quando entro em confronto, eu utilizo o preset gráfico com tudo no baixo e somente uma configuração no Cinemático.

Mas,e se fosse alguém minerando no meu PC ?

Postado

@JGN o FPS cair parece ser algo normal, a final eu vi sua GPU pegando 100% em um momento ali. Pode ser que ela realmente não tenha força bruta pra encarar algumas cenas mais pesadas. Mas eu notei também que você está rodando o jogo com FPS travado a 60, não sei se você travou nas configurações do jogo mesmo, ou está usando Vsync em 60Hz. Travar o FPS é uma boa alternativa pra manter o desempenho consistente, desde que seu hardware consiga sustentar esse desempenho com folga. O uso da GPU vai ficar variando mesmo, pois ela só vai trabalhar o suficiente para gerar 60 quadros por segundo, em alguns cenas vai exigir mais ou menos dela. O estranho é só o uso da CPU saltando igual você relatou, mas talvez seja só uma situação isolada, talvez uma compilação de novas shaders que ainda não estavam salvas no cache em disco.

Nesses prints aí você não estaria usando o DLSS 4.5, estaria? DLSS 4.5 é pouco viável em GPUs anteriores a linha RTX 4000, pois ele roda em FP8, as RTX 2000 e 3000 não tem aceleração para FP8. Talvez em cenários muito específicos seja interessante, tipo, se você notar que determinado jogo consegue dar muito ganho de desempenho usando DLSS no modo desempenho e sem degradar muito a qualidade, tendo um resultado melhor que o DLSS 4.0.

Postado

@JGN essa configuração aí usa DLSS 4 para os modos resolução nativa (DLAA), qualidade e equilibrado, e DLSS 4.5 apenas para o modo desempenho. Geralmente dizem que não compensa usar modo desempenho em 1080p, ele faz o jogo rodar internamente em 540p antes de fazer upscale via IA. Eu ainda não testei isso na prática porque minha placa não suporta DLSS. DLSS desempenho é mais interessante para 4K (que roda internamente em 1080p antes do upscale). Você está com DLSS ativado no jogo?

Postado

@GuilhermeGB Estou sim, já coloquei em desempenho máximo,aprendizagem profunda, etc, mas será que é por conta também de alguma atualização,seja do próprio Windows ou do jogo em si que ficou mais pesado,pelo que eu fiquei sabendo teve uma atualização recente do Windows 11 em que alguns usuários perderam até 20 FPS,mas também pode ser algum vírus que executa durante o jogo ? Poxa, não sei mais o que pode ser...

Postado

@JGN não sei dizer, eu não uso Windows 11 no meu PC pessoal pra evitar dor de cabeça.

Bom, eu apenas supus que você estava jogando em 1080p por ter uma RTX 3060, mas agora está parecendo não ser o caso. Qual resolução você está usando? Pois nas minhas pesquisas vi que a RTX 3060 roda esse jogo muito bem em 1080p usando configurações altas. Você disse que está usando quase tudo no baixo e ainda está tendo queda de FPS, está estranho. Usando esse vídeo como referência:

Postado

@GuilhermeGB Sim eu jogo em 1080p,pode ser alguma configuração,que eu me lembre antes de ficar trocando de preset, toda hora eu rodava ele com o preset alto e algumas configurações desativadas,iguais a deste vídeo,mas parece que depois de alterar os presets novamente deu isso, bom muito obrigado, vou estar testando aqui para ver.

@GuilhermeGB Opa voltei aqui,coloquei no preset que a Nvidia recomenda,e observei, usa 80% de GPU e a CPU usa 60%, até 70%. Quando em confronto.

Postado

@JGN E aí, beleza? Pelo que você falou, deve ser stuttering ou quedas de fps mesmo, comum no Mecha BREAK depois de mexer no DLSS 4.5 - na RTX 3060 perde uns 20% de perf comparado ao DLSS 4, usa mais VRAM e bagunça tudo.

Bom que com o preset Nvidia ficou suave! 80% gpu e 60-70% cpu em luta tá ótimo pra 1080p, sem gargalo

• DiF alterou o título para RTX 3060 com I9 10850K cai de 99% para 70,60%

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!