Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu uso apenas ferro de solda Hikari Power 40 de 34W, é possível fazer uma boa soldagem e dessoldagem de CIs SMD nas placas mesmo sem possuir estacao de solda e sem danificar o CI e a placa? ou é muito difícil ou impossível para quem é iniciante intermediario?

se for possível: quais ferramentas extra da Hikari e modelo respectivo devo adquirir para facilitar ao maximo esse procedimento e outros como substituição de capacitores no geral? constumo mexer com tvs crt e consoles retro

• Curtir 1
  • BCP alterou o título para Ferramentas para eletrônica mesmo sem estacão de solda
  • Membro VIP
Postado

Eu (eu) consigo remover/ressoldar smd com soldador de resistor/capacitor/indutor 0805 até ci smd so28 14 pinos de cada lado. 

Dica...

23 horas atrás, augustosi disse:

para quem é iniciante

treine primeiro com sucatinhas

23 horas atrás, augustosi disse:

intermediario?

Só pra comparação, já passei da fase intermediária há mui....ops...há algum tempo 😁

• Haha 1
Postado
17 minutos atrás, augustosi disse:

alem do ferro hikari de 34w o que mais vou precisar para fazer boa soldagem e dessoldagem de cis smd?

As ferramentas mais difíceis são as de custo monetário zero: determinação, perseverança, paciência e prática.

Além, claro, de procurar vídeos de tutoriais no Youtube, ou seja, estudar, ver como outras pessoas estão fazendo.

De material comprável vai precisar de sugador, solda, fluxo e malha dessoldadora... bem, malha dessoldadora nunca comprei sempre uso retalho de malha externa de cabo de áudio.

Para dessoldar, a turma que trabalha com frequência com ci smd costuma usar uma solda chamada "solda salva chip".

Já para soldar tem vários vídeos no Youtube comparando os diferentes tipos de solda que há. Vai depender de quanto rápido você é para soldar. E rapidez, além de ser relacionada à prática, também tem considerar a perfeição desejada... Enquanto a prática é amiga da perfeição, a pressa é inimiga.

• Curtir 2
Postado

eu tenho apenas ferro hikari 40 (34W), sugador, multimetro digital

vou praticar bastante mas eu quero saber quais outras ferramentas sao essesnciais ou somente essas 3 sao as basicas?

Postado

pode me indicar algum modelo bom e barato ferro de solda com regulagem de temperatura vendido no Aliexpress? para realizar trabalhos com segurança

• GabrielLV alterou o título para Recomendações de ferro de solda com regulagem de temperatura do AliExpress
  • Membro VIP
Postado
Em 18/02/2026 às 12:15, augustosi disse:

eu tenho apenas ferro hikari 40 (34W), sugador, multimetro digital

vou praticar bastante mas eu quero saber quais outras ferramentas sao essesnciais ou somente essas 3 sao as basicas?

Pra mim esse pergunta tem uma resposta complicada... porque depende de vários fatores, como por exemplo com o que pretende trabalhar e qual a complexidade dos serviços q ira realizar, mas termina de forma mas simples que é saber q toda ferramenta é valida e que com o tempo você vai perceber o que atende melhor e onde investir.

Inicialmente para estudos o que relatou serve, você pode ir praticando e direcionando seus estudos a uma área ou varias em especifico e ver a necessidade de aquisição de novas ferramentas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...