Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Destaco abaixo um mistério a ser desvendado pelo Hacker @Marcos FRM:

Li recentemente que há um projeto para substituição do Bootloader Grub, chamado Limine.

O CachyOs é a distro de destaque nesse projeto e assim como o EndeavourOs já oferece no processo de instalação a opção de uso do Limine em substituição ao Grub.

Mas ainda não existe um script que automatize a configuração do Limine e a adição de outras distros e do Windows  nas instalações dual boot/Trial boot. 

O CachyOs é a única distro que tem a ferramenta limine-scan que funciona como uma espécie de sudo update-grub  ou sudo grub2-mkconfig -o /etc/grub2.cfg.

Mas o CachyOs é uma distro chata de instalar e a iso costuma não funcionar em mídias preparadas pelo ventoy, Rufus, BalenaEtcher, etc... sobrando somente o comando DD

Então! infelizmente ainda estou "preso" ao famigerado Grub. E vamos ao mistério:

3 Discos(SSD) diferentes: No disco A o Windows 11(NTFS) no disco B o Zorin(BTRFS) e no disco C o EndeavourOs(BTRFS) * usando Grub

Mas o EndeavourOs não detectava o Zorin e nem o Zorin o EndeavourOs. Então no menu de inicialização só aparecia o Windows. Não dava para carregar por exemplo o Zorin pelo Grub do EndeavourOs.

Substituindo O Zorin pelo Fedora e o EndeavourOs pelo Manjaro e mantendo a partição como BTRFS, tudo normal. O Fedora detecta tanto o Windows 11 quanto o Manjaro e vice versa.

Existe alguma diferença nas Distros no gerenciamento de discos com BTRFS ?  No EXT4  esse tipo de "erro" não ocorre.

• Membro VIP
Postado

A maravilha do Arch é que a gente pode instalar o systemd-boot e nunca mais sentir o cheiro ruim do GRUB.

O GRUB depende do os-prober para detectar outros sistemas. O sistema de arquivos não é para influenciar, pois ele suporta Btrfs. Você precisa definir um dos GRUBs como principal (no topo das variáveis EFI e sendo o fallback em \EFI\BOOT\BOOTX64.efi) -- acho que grub-install sozinho faz o serviço. No Linux desse GRUB, então, você roda grub-mkconfig e tal que as entradas para os demais (inclusive o Windows) devem aparecer. Se não aparecerem, tem que descobrir o porquê.

Nota: estou considerando apenas instalações UEFI.

• Curtir 2
Postado

Lembro que no grub 1.x havia o grub.cfg. Era fácil editar as entradas. Aí era só dar um update-grub e voilá, tudo bootando bonitinho.

No grub 2 tive alguma dificuldade. O update-grub parecia chamar o grub-mkconfig ao ser executado, sobrescrevendo a minha edição.

Tentou copiar as entradas do grub de um e por no outro (grub2.cfg) e dar update-grub?

Postado

@Marcos FRM  um conhecido disse que o BTRFS não segue um padrão pelas distribuições Linux. Tipo, o Ubuntu e distros correlatas monta a árvore de diretórios de uma forma, o Fedora já monta de outra. ou seja, resumindo: O Btrfs é o mesmo sistema de arquivos em todas as distros. O que mudaria é como cada distro configura, integra e automatiza o uso dele e muitas vezes uma distro não enxergaria a outra.

Deveriam é focar em um padrão global. O limine por exemplo, parece ser um excelente projeto para gestão de boot, mas não está tendo apoio.

Postado
1 hora atrás, FoxBlack disse:

O Fedora detecta tanto o Windows 11 quanto o Manjaro e vice versa.

O Fedora é muito bom, estou usando ele junto ao Debian, o Grub do Fedora reconhece tudo.

Tentei instalar o lamine uma vez mas é bem complicado e quebra fácil quando atualiza o kernel, uso aqui o Grub com SecureBoot ativado e estou feliz com ele.

O problema de usar apenas um bootload para gerênciar todas as distros é que quando a segunda distro atualizar o kernel será preciso dar um grub-update, pois esse grub só se atualizará quando sua distro pertencente atualizar o kernel.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@FoxBlack  Sim, com uma estrutura personalizada de subvolumes, o os-prober não deve ser esperto o suficiente para descobrir tudo.

@Tiberio  Aham. A Boot Loader Specification (BLS) foi criada para facilitar a resolução desse caos. Só que o bootloader teria que pesquisar sob demanda, durante a execução, os arquivos de configuração (como o systemd-boot faz!). O GRUB, pelo que sei, ainda requer que a configuração seja gerada manualmente, usando os fragmentos BLS para montar seu grub.cfg, o que não resolve nada.

• Curtir 2
  • BCP alterou o título para Um Mistério do mundo Linux; "substituição do Bootloader Grub, chamado Limine"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...