Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho reparado quando baixo jogos da Steam, eles são muito grandes, por exemplo comprei killing floor 2,ele tem 94 GB de armazenamento, Battlefield 2042, mais de 100 GB, Battlefield 4, 60 GB, meu SSD é de 480 GB mas tem vários jogos instalados e com isso não sobra tanto espaço, esses jogos são grandes por causa de DLCs e expansões, alguém sabe se é por isso?

Postado
7 minutos atrás, douglas m rocha disse:

esses jogos são grandes por causa de DLCs e expansões

Sim, mas tem outros fatores que pesam bastante nisso. Textura de alta resolução, shaders, mapas grandes... Tudo isso vai pesando no armazenamento final.

Você deu exemplos de jogos que ficaram pesadíssimos com o tempo.

Tanto Killing Floor como Battlefield 4 pesam muito. Mapa aberto, cinemáticos, itens sendo adicionados com atualizações, isso tudo influencia pra aumentar o espaço necessário pra baixar.

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

São grandes por serem grandes, vários mapas e muitos detalhes.

Alguns jogos são leves, como Minecraft, mas conforme o mapa vai vai sendo explorado e construído o tamanho em GB do mapa vai aumentando junto.

15 minutos atrás, douglas m rocha disse:

mapas que podemos escolher para baixar, sem ter que baixar tudo junto?

Em geral, não. Ao baixar o BF6, GTA V e a grande maioria, baixa tudo ou não baixa nada.

28 minutos atrás, douglas m rocha disse:

baixo jogos da steam

COD você pode baixar tanto pela Steam ou Battle.net, é o mesmo jogo e tem o mesmo tamanho. GTA V pode ser baixado na Steam, Épic... e vai ser o mesmo jogo.

Não tem nenhuma relação com ser na Steam ou não.

• Curtir 5
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, douglas m rocha disse:

@lbastosnão tem como ao baixar o jogo quais itens, mapas que podemos escolher para baixar, sem ter que baixar tudo junto?

Isso depende do jogo. Se a desenvolvedora te deu essa opção, então você faz. Mas em geral não existe essa opção, e não há nada que possamos fazer.

Exemplos é o jogo The Witcher 3 que até o momento possui 2 DLCs oficiais as quais você escolhe se quer instalar ou não. Do outro lado temos o Hollow Knight que possui DLCs mas que já estão embutidas no jogo e não dá pra remover.

• Curtir 3
Postado
13 horas atrás, douglas m rocha disse:

não tem como ao baixar o jogo quais itens

Assim como eles disseram acima, depende do jogo e se eles te dão essa opção. Não são todos, mas o que der, você remove. Texturas de alta resolução é o que eu sempre desmarco antes de instalar o jogo por completo.

Se ainda te incomodar, recomendo muito comprar um SSD de 1 ou 2TB. Uso um de 1TB que me serve bem, tenho muitos jogos baixados e mais ou menos 300GB livres.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
18 horas atrás, douglas m rocha disse:

Eu tenho reparado quando baixo jogos da steam, eles são muito grandes, por exemplo comprei killing floor 2,ele tem 94 GB de armazenamento, Battlefield 2042, mais de 100 GB, Battlefield 4, 60 GB, meu SSD é de 480 GB mas tem vários jogos instalados e com isso não sobra tanto espaço, esses jogos são grandes por causa de DLCs e expansões, alguém sabe se é por isso?

Arquivos de idioma, na vasta maioria desses casos que você citou.
Os arquivos de localização dos jogos ocupam espaço considerável em muitos deles. Se souber quais arquivos apagar, você pode liberar um bom espaço em disco.

Tenho dois exemplos que consigo me lembrar: Batman: Arkham Knight (Edição Completa) e Injustice 2 (Edição Lendária). O primeiro pesa cerca de 62GB de download e o segundo, uns 37GB. Removendo os arquivos de idioma, eles descem para 32GB no primeiro caso e quase 28GB no segundo.

Há jogos que usam formatos de arquivo proprietários para a localização, como por exemplo os jogos Naruto Storm, que usam arquivos .cpk proprietários. Não dá pra desmontar esses pacotes e remover os idiomas manualmente (pelo menos, não oficialmente). O Naruto Storm 4, por exemplo, é um jogo de 37GB que perde quase 10GB se você "modificá-lo", com ferramentas próprias para a engine, e remover os idiomas não usados manualmente (o jogo possui 4 idiomas: Português Brasileiro, Japonês, Inglês, e Espanhol).

• Curtir 3
Postado
18 horas atrás, douglas m rocha disse:

Battlefield 4, 60 GB

Se você baixar sem as DLCs, o tamanho cai quase pela metade. Para o modo campanha as DLCs fazem pouco ou nenhuma diferença, no modo online você perde acesso a alguns mapas, mas os mapas base do jogo costumam ser bem ativos (pelo menos na época que eu jogava, eram).

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@douglas m rocha Só para complementar, conforme já aludiram isso em nada tem a ver com a Steam, um dos motivos desses tamanhos exorbitantes é simplesmente porque as desenvolvedoras não têm incentivo de fazer um jogo o mais otimizado possível em questão de espaço a ser ocupado.

Afinal de contas os dias que tinham que fazer caber os jogos inteiramente em CDs ou cartuchos ficaram láaaaa atrás.

O Playstation 2 por exemplo não possuía armazenamento próprio então todos os arquivos dos jogos não só tinham que estar no CD, como também tinham que ser carregados através dele.

Não é que nem vemos no PlayStation 3, que já tinha armazenamento interno e então mesmo que você tivesse um jogo cópia física, pelo menos parte dos arquivos seriam armazenados no HDD do console, de forma a não prejudicar a performance.

Isso passou a ser necessário com o decorrer do uso de assets cada vez mais pesados.

No PlayStation 4 as mídias físicas já começaram a servir mais como meio de instalação de jogos do que qualquer outra coisa.

Ou seja, as desenvolvedoras não precisam mais fazer jogos necessariamente caberem em mídias físicas, e mesmo quando o jogo cabe na mídia física, geralmente é só pra ser posteriormente instalado no armazenamento interno do console.

Armazenamento foi ficando cada vez mais barato também e a internet do usuário médio melhorou, proporcionando velocidades de download imensamente mais rápidas do que eram 10 ou 15 anos atrás.

Se hoje grande parte dos usuários consegue facilmente baixar e instalar um jogo inteiro de 100GB em menos de 30 minutos, percebe como isso também reduz a necessidade dos jogos serem mais compactos?

Então basicamente é uma mistura de falta incentivo para reduzir o tamanho dos arquivos pelos fatores supracitados e também o uso de assets cada vez mais pesados, por exemplo texturas e vídeos em 4K.

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Por que jogos da Steam são tão grandes em tamanho de armazenamento?
Postado

É o que eu faria, se ainda sentir necessidade, pode pegar um HD apenas pra segundo armazenamento, você encontra por 2TB ou mais.

SSD não tem muito segredo, com 1TB você acomoda bastante jogo e arquivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!