Ir ao conteúdo

Fonte XPG Core Reactor 650W suporta Ryzen 7 5700X3D e Radeon RX 9070 XT?

Ir à solução Resolvido por ZenixGC,

Posts recomendados

Postado

E aí! Atualmente tô com uma 4060 Ti, mas tô sentindo que ela tá deixando a desejar ao jogar em 1440p. Em jogos AAA atuais, preciso colocar muita coisa no alto e outras no médio para ter um desempenho legal… e, sinceramente, eu gosto muito de ver o jogo no ultra, no máximo do seu gráfico. Além disso, eu tenho como hobby moddar Skyrim (coisa de 1500 mods pra mais), então o consumo de VRAM vai lá pro alto e os 8GB da 4060 Ti não são suficientes.

Então, decidi que vou voltar para a AMD e comprar uma RX 9070 XT. O problema é que eu tenho uma fonte de 650W, e o recomendado para essa placa é 750W. A minha fonte é de extrema qualidade (XPG Core Reactor, 80 Plus Gold), então talvez não dê problema? Gostaria de opiniões.

Config atual:

R7 5700X3D

4060Ti 

16GB RAM

Postado

650W -  Vai ficar na Zona de alerta. Mas, caso decida arriscar:

Dê preferência a versões da 9070 XT que usem apenas 2 conectores de 8 pinos

Assim que instalar a placa, use o software Amd Adrenaline para reduzir um pouco a tensão (ex: de 1150mV para 1080mV).

Sem chances de overclock

Se for um modelo 9070 XT muito robusto, sem chances, melhor pegar uma fonte de 850W

Sapphire Pulse  - Melhor equilíbrio

Detalhe: Na hora de ligar a placa, não use aquele cabo que se divide em dois (Y/Pigtail). Use dois cabos PCIe individuais saindo da fonte. Isso distribui melhor a carga nos barramentos da Core Reactor.

Ideal que o Gabinete tenha bom fluxo de ar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Samuel_-  Sugiro usar a placa de vídeo com um suporte...
-
Em picos de 20MS, o consumo deve ser de cerca de 420W. Assim, uma fonte de 650W suportaria a carga, desde que o restante do setup não consumisse mais de 230W.

A sugestão de fazer undervoltage é interessante, mas não é necessária.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, ZenixGC disse:

@Samuel_-  Sugiro usar a placa de vídeo com um suporte.
-
Em spikes 20MS, o consumo é de ~420W, sendo assim, uma fonte de 650W suportaria, desde que o resto do setup não consuma mais do que 230W.

Não faço ideia se as informações desse site são corretas, mas, segundo ele, meu PC sem a placa de vídeo consome 237W. Sinceramente, vou evitar dor de cabeça e comprar uma fonte de 850W! Obrigado, pessoal! @ZenixGC @Tiberio @FoxBlack

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Samuel_- Não precisa trocar, pois o consumo do processador não deve passar os ~120W. Somado ao consumo da placa de vídeo, daria 540W (ou seja, ainda restaria 110W para o consumo de todo o resto do setup, o que certamente é uma boa margem).

Além de tudo isso, é bom destacar que os valores de consumo são de pico; você não usará 100% dos componentes o tempo todo.

As calculadoras online sempre superstimam o consumo e não deveriam ser utilizadas.

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
10 horas atrás, ZenixGC disse:

@Samuel_- Não precisa trocar, já que essa fonte possui uma reserva de potência. Além disso, o consumo do processador não deve ultrapassar os ~120W.

Os valores de consumo são de pico; você não usará 100% dos componentes o tempo todo.

As calculadoras online sempre superstimam o consumo e não deveriam ser utilizadas.

Perfeito então! vou seguir com a dica do undervolt e do suporte pra placa de vídeo, valeu. 

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, Samuel_- disse:

E aí! Atualmente tô com uma 4060 Ti, mas tô sentindo que ela tá deixando a desejar ao jogar em 1440p. Em jogos AAA atuais, preciso colocar muita coisa no alto e outras no médio para ter um desempenho legal… e, sinceramente, eu gosto muito de ver o jogo no ultra, no máximo do seu gráfico. Além disso, eu tenho como hobby moddar Skyrim (coisa de 1500 mods pra mais), então o consumo de VRAM vai lá pro alto e os 8GB da 4060 Ti não são suficientes.

Então, decidi que vou voltar para a AMD e comprar uma RX 9070 XT. O problema é que eu tenho uma fonte de 650W, e o recomendado para essa placa é 750W. A minha fonte é de extrema qualidade (XPG Core Reactor, 80 Plus Gold), então talvez não dê problema? Gostaria de opiniões.

Config atual:

R7 5700X3D

4060Ti 

16GB RAM

No mínimo 850 já fica tranquila 

• Confuso 1
  • KairanD alterou o título para Fonte XPG Core Reactor 650W suporta Ryzen 7 5700X3D e Radeon RX 9070 XT?
  • Coordenador
Postado

A sua configuração consome pouco, o Ryzen 7 5700X3D é muito eficiente, mesmo tendo alto desempenho. Com os picos de consumo da placa de vídeo, a fonte ainda vai trabalhar com alguma folga. Não precisa trocar, é uma fonte de qualidade.

Em 12/03/2026 às 19:47, ZenixGC disse:

Exato. Importante reforçar que recomendações de potência baseadas apenas no consumo da placa de vídeo também não têm valor prático. Justamente porque é necessário conhecer o restante da máquina:

O que realmente importa é o que você mencionou, verificar os spikes. E mesmo o modelo mais "parrudo" da RX 9070 XT (que é a Nitro) não forçaria a fonte do colega.

• Membro VIP
Postado
Em 13/03/2026 às 06:15, Samuel_- disse:

vou seguir com a dica do do suporte pra placa de vídeo

Não existe um consenso; há quem diga que certos modelos simplesmente não precisam disso...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...