Ir ao conteúdo

Intel HD Graphics do Core i5-2400 incompatível com o Paint do Windows 11

Ir à solução Resolvido por Abaira,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

O paint no meu Windows 11 começou a travar e fechar sozinho quando eu tentava desenhar alguma coisa nele. Após bastante investigação e ajuda, descobri que é um problema de incompatibilidade com os drivers Intel HD Graphics para meu processador Intel Core i5-2400. Ao desintalá-lo usando DDU, o driver foi revertido para Microsoft Basic Display Adapter, e o paint voltou a funcionar. Contudo, esse driver tem performance inferior, e ao colocar um driver Intel HD Graphics compatível com meu processador, o problema volta. É um PC simples para comércio, que usa uma placa-mãe DELTA-H61M2K.

O que eu poderia fazer agora?

• J.Augusto F alterou o título para Intel DH graphics do Core i5 2400 incompatível com o Paint do Windows 11
Postado
Em 15/03/2026 às 00:52, rafael2112 disse:

O Windows 11 requer DirectX12 como requisito, sua placa de Vídeo é DirectX10, instale o Win10

Olá, Rafael! Mesmo o suporte e atualizações para o Windows 10 terem cessado em Outubro do ano passado, ainda é viável fazer esse downgrade?

Edit: eu uso antivirus Kaspersky com assinatura anual neste PC. Também observei que eu posso simplesmente instalar o paint clássico não oficial, ou arrumar uma VGA offboard mais simples mas com suporte a DX-12. Queria saber se esses casos não seriam mais eficazes do que fazer um downgrade para um sistema que já é legado e não recebe atualizações de segurança.

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Abaira disse:

Olá, Rafael! Mesmo o suporte e atualizações para o Windows 10 terem cessado em Outubro do ano passado, ainda é viável fazer esse downgrade?

Sim, é viável.

O Windows 10 ainda está recebendo suporte de segurança. Nas versões Home e Pro, até Outubro desse ano (com o programa de atualizações estendidas, o ESU), e você pode aprender como verificar e ativar aqui. Nas versões Enterprise (destinadas a clientes corporativos), ele recebe suporte de segurança até 2028 ou 2032 (nas versões IoT LTSC).

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Obrigado a todos que ajudaram!

As opções para quem tem processadores antigos são:
- Voltar pro Windows 10 (conforme sugeriram aqui);
- Instalar o Paint Classic não oficial (por enquanto, meu caminho de escolha, só o paint está dando problema);
- Arrumar uma VGA offboard simples (meio exagerado).

• KairanD alterou o título para Intel HD Graphics do Core i5-2400 incompatível com o Paint do Windows 11
  • Coordenador
Postado

Se com o driver de vídeo padrão da Microsoft o problema desaparece, fica evidenciado que não está sendo causado por uma falta de DirectX 12.

Você chegou a avaliar essa perda de desempenho relatada? Se a máquina for para uso básico cotidiano (já que é um PC simples para comércio), pode não fazer diferença.

Postado
22 minutos atrás, KairanD disse:

Se com o driver de vídeo padrão da Microsoft o problema desaparece, fica evidenciado que não está sendo causado por uma falta de DirectX 12.

Você chegou a avaliar essa perda de desempenho relatada? Se a máquina for para uso básico cotidiano (já que é um PC simples para comércio), pode não fazer diferença.

Olá, Kairan! A diferença não é muita, mas é o suficiente para ter lentidão quando está carregando uma página ou abrindo um programa, por exemplo. Sei que não são coisas diretamente relacionadas a processamento gráfico, mas é a diferença que sentimos aqui e que incomoda.

Mas, como falei, o Classic Paint resolve meus problemas. Se acaso for algum problema que alguma atualização do driver de vídeo, do paint normal ou mesmo do Windows 11 resolva, mais pra frente eu verifico.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...