Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Atualizei a BIOS do meu computador, deu tudo certo. Fiz isso pois um dos meus jogos alertou que seria bom atualizar por causa do meu processador, estou utilizando uma placa-mãe da ASUS e um processador da 13º geração da Intel. Porém, a mensagem ainda continuou no jogo e quando fui ver com mais atenção, diz que o problema na verdade é a versão do microcódigo Intel. Quando baixei a versão da BIOS, peguei a versão mais recente, mas parece que o microcódigo não atualizou neste versão. Terei que atualizar novamente porém com uma versão anterior onde diz que mudará o microcódigo? E posso simplesmente fazer o processo como fiz da primeira vez mesmo sendo um "downgrade"? 

atualizacoes.png

mensagem.png

• DiF alterou o título para Atualização de BIOS da ASUS Prime H610M-A e o microcódigo com Core I5 13400F
Postado

Não precisa fazer Downgrade!

Windows Update:

Verifique se há atualizações.

Dá uma olhada em opções avançadas > atualizações opcionais. Às vezes, patches de firmware da Intel aparecem nessa parte.

Faça o Download e execute como administrador. Vai detectar o Hardware e verificar se há atualizações.

Baixa o CPU-Z

Execute o mesmo com administrador.

Procure por "Revision" ou "Microcode".

observe qual é a versão.

Ou 

Baixe o Intel-Processor-Identification

Solução "chutando o balde" 🤣

Por erro, o Windows pode carregar um microcódigo antigo via software durante o boot, ignorando o que está registrado  no BIOS.

Vá em C:\Windows\System32 e procure por arquivos chamados mcupdate_GenuineIntel.dll

Não delete, apenas renomeie para .old (exige permissão de administrador). Isso força o sistema a usar o microcódigo que vem direto do BIOS. Reinicie o PC em seguida.

• Membro VIP
Postado

O estranho é que na penúltima versão 3801, diz que o microcódigo é o 0x12F, que é para 13ª e 14ª geração, enquanto o 0x3A é para 12ª geração.

No BIOS costuma dizer qual microcódigo está em uso. Olhe lá.

• Rio McCloud alterou o título para Como atualizar o microcódigo do processador Intel Core i5-13400F?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!