Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou naquela fase que tudo fica dando errado, a minha placa de vídeo ASUS RX 6600 8GB que comprei em maio de 2024 esta com uns problemas que não sei se ela esta morrendo ou não.

A 5 dias atrás, dia 20/03 eu estava jogando Silent Hill 2 remake e do nada meu monitor apagou e deu aquela mensagem de vídeo não detectado, desliguei o PC pelo gabinete e liguei de novo, ligou e deu vídeo mas é como se não tivesse reconhecendo a minha placa de vídeo ou que algum driver dela esteja instalado, tanto que quando abria o gerenciador de tarefas ela não aparecia lá, e com esse problema de não reconhecer eu percebia que a minha área de trabalho e até navegando tava dando aquela travadas, é como se a gente tivesse acabado de instalar uma placa de vídeo nova mas não tivesse instalado os drivers dela.

Vou mandar alguns prints que tirei no dia e explicando o que eu fiz na hora.

Problemas observados:

1- Esse print eu tirei da internet mas tive esse mesmo problema desde da primeira vez que meu vídeo apagou jogando, quando eu tentava abrir o AMD Software Adrenalin ele dava esse erro. Como a minha placa de vídeo não estava sendo reconhecida pelo Windows eu pensei que fosse algum problema do driver, usei o DDU e reinstalei os drivers, mas o problema aconteceu novamente, então na hora meio que ficou obvio que o problema não seria os drivers.                                                                                                               

image.png.4689ac09871562ee1b4542a58f2fa804.png

image.png.86e8079a54b50ae9d1d100e34a361ca3.png

2- Meu gerenciador de dispositivo

placa3.jpg.f332847a5855a6ee5ea2f0f6bf5e8384.jpg

3- Minha placa de vídeo no CPU-Z e no HWMonitor quando eu estava com esse problema de não reconhecer a placa de vídeo.

CPU Z

Durante o problema de não reconhecer a placa de vídeo e os drivers dela 

image.png.d6e3c074d5324053e555fb61c98b1228.png 

DEPOIS

image.png.b2a2882a4d6d59fe7895843294860ea3.png

HWMonitor

Durante o problema a única informação era essa

image.png.9a7498849c81ecb1a22a344e3b93a125.png

Depois

image.png.8a0633083c2f00f728d034768c1c58fb.png

Como disse antes isso aconteceu a 5 dias atrás, dia 20/03, esses prints eu tirei nesse dia, horas depois o meu monitor piscou por uns 3 segundos e a minha placa de vídeo detectou sozinha, desde desse dia joguei vários jogos (inclusive Silent Hill 2), assisti algumas lives e não tive nenhum problema de desempenho, crashes, congelamento e nem desligamento, só que hoje 25/03 final da tarde, eu tava jogando Silent Hill 2 e de novo meu monitor apagou, desliguei o PC, liguei novamente o PC ligava normalmente mas não dava vídeo, tinha vez que o teclado e mouse acendia os leds mas não dava vídeo, mas tinha que vez que nem isso dava, depois de varias tentativas deu vídeo mas o problema de não reconhecer a placa de vídeo apareceu, tentei abrir até um jogo mais leve e avisou que não poderia abrir porque meu computador não suportava, horas depois no print 2, tem uma opção de habilitar, fiz isso e reiniciei o PC e por enquanto a placa ta sendo reconhecida. 

Hoje quando deu esse problema testei outra fonte, uma CX 550M corsair, mas o problema continuou, teve momento que nem vídeo tava dando, depois de algumas tentativas de ligar e desligar consegui da vídeo com essa fonte, mas o Windows não reconheceu nem a placa e nem os drivers. Nesse momento to usando a antiga mesmo que é uma Corsair 450w.

Configuração completa

Ryzen 5 5500 - RX 6600 8Gb - 2x8GB 3200MHz, Corsair CX 450w - HD 1TB + SSD 256GB

Alguma ideia do que possa ser? Até pensei que fosse a fonte, mas como tinha uma outra aqui guardada fiz o teste mas logo nas primeiras tentativas nem vídeo queria da.

• Membro VIP
Postado

@C.R.E.A.M. Boa noite

Esse driver de vídeo da AMD são problemáticos.

A primeira coisa a se fazer é rodar o DDU para remover remover os driver que estão instalado.

Feito isso rode o windows update e deixe o próprio windows baixar o driver da microsoft, se não resolver entre no site a AMD e baixe o driver de vídeo por lá.

Se não resolver, remova a placa de vídeo e passe uma borracha nos contatos e tente reinstalar.

Se não for tente formatar o PC.

• Moderador
Postado

@C.R.E.A.M. Olá!!

Eu entendi que você já passou o DDU, contudo talvez você possa fazer isso novamente de um jeito um pouco diferente.

Eu acho que esse problema seu pode ser o Windows Update fazendo meleca. Enfim, siga os passos do tópico abaixo e nos informe se surtiu algum efeito:

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@C.R.E.A.M. Boa noite

Esse driver de vídeo da AMD são problemáticos.

A primeira coisa a se fazer é rodar o DDU para remover remover os driver que estão instalado.

Feito isso rode o windows update e deixe o próprio windows baixar o driver da microsoft, se não resolver entre no site a AMD e baixe o driver de vídeo por lá.

Se não resolver, remova a placa de vídeo e passe uma borracha nos contatos e tente reinstalar.

Se não for tente formatar o PC.

Eu já tinha feito isso dia 20 quando deu o problema pela primeira vez de rodar o DDU e desinstalar tudo, só que logo depois eu entrei no site da AMD e baixei aquele driver de detecção automática. Se eu fizer esse procedimento novamente de usar o DDU e instalar esse driver da Microsoft, o que esse driver vai fazer? ele vai substituir o AMD SOFTWARE ADRENALIN? Esse driver da Microsoft é recomendável? 

@Batata Defumada  Posso fazer isso novamente, curiosamente eu fui agora no meu Windows update e consta que no dia 20/03 quando deu esse problema pela primeira vez, o Windows baixou e instalou esses drivers Advanced Micro Devices, Inc. Driver Update o que são esses drivers?

image.png.901c65016d70f3adb757a588253ac882.png

Acredito que assim que meu pc deu vídeo, como o Windows não reconheceu a minha RX 6600, o Windows Update fez essas instalações?

• Membro VIP
Postado

Não acredito que seu problema seja driver, visto que seu pc tem horas que não carrega nem o sistema operacional e as vezes quando carrega não reconhece a placa, eu daria mais atenção no hardware, principalmente na placa de vídeo, remova, faça limpeza dos contatos e da pci-exp, tente instalar ela em outro equipamento

Postado

Acho legal testar essa placa em outro PC pra ver se acontece algum problema, eu tenho uma 7600 que o Windows ficou jogando atualização anterior por cima e deixou ela com bug, resolvi usando o DDU e desativando a atualização automática dos drivers

Postado

Bom dia! voce pode experimentar usar um driver antes da última versão disponível, não acredito que seja, pois em alguns momentos funciona.

Se der esse problema com drivers mais antigos, então pode ser defeito na placa de vídeo.

Testar a placa de vídeo em outro computador é uma ideia boa.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Antonio V. Garcia disse:

Não acredito que seu problema seja driver, visto que seu pc tem horas que não carrega nem o sistema operacional e as vezes quando carrega não reconhece a placa, eu daria mais atenção no hardware, principalmente na placa de vídeo, remova, faça limpeza dos contatos e da pci-exp, tente instalar ela em outro equipamento

Pois é, estranho demais isso, ontem quando deu esse problema eu tava jogando, o vídeo desligou mas eu continuei por alguns segundos ouvindo o som do meu jogo, ai como o vídeo não voltava eu tive que desligar o computador, e depois quando eu ligava o pc tinha vez que os leds do meu teclado e mouse acendia mas não dava vídeo mas tinha vez que não dava vídeo e nem mouse e teclado acendiam os leds, dia 20 quando deu esse problema pela primeira vez eu fiz uma limpeza na placa de vídeo, nos contatos e no slot, sobre instalar em outro pc por enquanto não tenho como fazer esse teste.

8 horas atrás, lbastos disse:

Acho legal testar essa placa em outro PC pra ver se acontece algum problema, eu tenho uma 7600 que o Windows ficou jogando atualização anterior por cima e deixou ela com bug, resolvi usando o DDU e desativando a atualização automática dos drivers

Infelizmente no momento não tem como fazer esse teste em outro pc, tu desativou qual atualização? do Windows update ou do AMD Software Adrenalin? 

7 horas atrás, RodrigoJP disse:

Bom dia! voce pode experimentar usar um driver antes da última versão disponível, não acredito que seja, pois em alguns momentos funciona.

Se der esse problema com drivers mais antigos, então pode ser defeito na placa de vídeo.

Testar a placa de vídeo em outro computador é uma ideia boa.

Se eu for fazer esse teste onde eu acho no site da AMD as versões anteriores? Vi que a ultima atualização da AMD foi no dia 03/03/2026, e acredito que até dia 20 quando deu o problema pela primeira vez,eu não tenha atualizado para essa versão, porque manualmente eu não fiz, só se a própria AMD Software Adrenalin tenha atualizado sozinha. Só estar na versão mais atual porque eu usei o DDU e fiz a instalação dos drivers novamente. 

image.png.024b44b896bf46e83e42c77c67e4c1a3.png

É meio confuso esse problema, porque na minha cabeça não faz muito sentido se for problema apenas de drivers isso fazer o computador não querer sequer da vídeo??? Tô tão confuso que desde da hora que eu criei esse tópico fiquei até umas 1h da manhã sem da nenhum problema, liguei agora o PC e aparentemente tá tudo normal, só que eu tenho sempre aquele receio de abrir um jogo e depois de um tempo o monitor apagar de novo. 

• Moderador
Postado
14 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Posso fazer isso novamente, curiosamente eu fui agora no meu Windows update e consta que no dia 20/03 quando deu esse problema pela primeira vez, o Windows baixou e instalou esses drivers Advanced Micro Devices, Inc. Driver Update o que são esses drivers?

São drivers notórios por causarem conflitos com o AMD Adrenalin, o ideal é você tentar impedir que o Windows Update faça instalação de drivers.

Você pode tentar fazer isso através do Editor de Política de Grupo Local da seguinte maneira:

• Pressione Win + R
  • Digite "gpedit.msc"
  • Depois vá em modelos administrativos > componentes do Windows > Windows Update.
  • Agora encontre a opção "não incluir drivers com as atualizações do Windows".
  • Dê dois cliques nessa opção, vai abrir uma janela de configuração, selecione "habilitado" e depois aplique.
  • Reinicie o computador.

Pronto, se tiver funcionado o Windows Update não DEVERIA mais baixar e instalar drivers automaticamente. Ênfase no deveria porque essa bênção não é super confiável.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...