Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal.

Comprei o ferro de soldar da figura a seguir e tenho algumas observações a fazer:

2026_04_04_TrafoComprado_crop.thumb.jpeg.261089d550ed324c39765412ccfaec30.jpeg

1 - A ponta do ferro derrete a solda em cerca de 7 segundos.

2 - O ferro não foi feito para uso contínuo. O limite para manter o ferro ligado é de 10 segundos. Se o ferro for acionado por mais de 10 segundos, a temperatura do enrolamento secundário alcança valores críticos, obrigando a ter que desligar e esperar esfriar.

3 - Há a opção de se usar a ponta "Philadelfia" (tem a venda do ferro com essa ponta), com pouca melhoria. Comprei a ponta separada e testei.

4 - Para aumentar a resistênsia da ponta, com a intenção de  e reduzir o calor no secundário, tentei usar outro material para a ponta, como aço inox, por exemplo. A diferença da resistência foi grande, demorando a aquecer e sem efeito prático.

Com a ponta inox, a resistência aumentou muito e demorou a aquecer, dando tempo para o secundário aquecer também. À direita tem-se a ponta original.

2026_04_04_Duaspontas_crop.jpeg.b7feb901a5f7d48cd711af56b23edccd.jpeg

Dobrei a ponta inox, para reduzir a resistência. Melhorou, mas a ponta ficou muito pequena, atrapalhando a visão do ponto a soldar.
Caso melhorasse, eu cortaria a parte dobrada, ou faria uma ponta menor, mas nem fui adiante.

2026_04_04_PontaDobrada_crop1.jpg.35d55c4fa74178049197f6b8ac3a63a3.jpg

Em tempo:

1 - A área da seção transversal do fio do secundário (27mm2) é suficiente, para que ele não gere calor proibitivo.

2 - A maior parte do calor no secundário, parece ser proveniente da ponta, via condução. Tenho a impressão de que com o aumento da potência, a transferência térmica da ponta para o secundário é um fator intrínseco.

3 - Estou terminando um soldador via transformador, aproveitado de uma fonte para 15W. Nos primeiros testes, o secundário não aquece, mas este soldador não aqueceria para soldas "pesadas", como soldar chapas galvanizadas. A ponta do soldador foi retirada de um simples "clips".

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

@MOR_AL Também tenho um soldador desse, não é o mesmo da foto mas é praticamente idêntico, comprei a alguns anos e era descrito como soldador para componentes de carro, certamente algo a ver com som automotivo etc, comprei porque precisava apenas de uma ferramenta que pudesse aquecer, e me serviu muito bem. A ponta é a mesma de cobre 2,5mm, e você disse que ele esquentava bastante, acredito que o meu seja um modelo mais potente pois aparentemente o transformador é um pouco maior, e ele derrete a solda bem mais rápido que os 7 segundos que você falou e quase não esquenta o transformador, uma vez precisei cortar um plástico e fiquei com ele bastante tempo ligado (bem mais que 10 segs..), me atentei a esse detalhe da temperatura mas não houve nada critico, devo ter pego um modelo diferente...

• Curtir 1
Postado

@Mascote01

Não sei quanto a este seu modelo, mas o que eu comprei aquece o secundáio por condução. O cobre do secundário é muito grosso (27mm2) e conduz o calor da ponta.

Tire uma foto do seu, para eu poder olhar.

Os 7 segundos mencionados antes, foi errado. Tinha medido já há algum tempo e acabei esquecendo. Para não errar para menos, acabei errando para bem mais. Agora medi o tempo que a solda derrete.

Coloquei um pedaço de fio com 0,5mm de diâmetro pendurado na ponta que aquece. Ele partiu em exatos 2 segundos, muito menos do informado anteriormente.

Nesta medida eu limei os 2 centímetros iniciais das laterais da ponta, até reduzir de 2,5mm, para 1,3mm de espessura.

A ideia era aumentar o valor da resistência da ponta, para reduzir a corrente do secundário. Ao mesmo tempo, aumentando a resistência da ponta, a potência aumenta na região limada da ponta e diminui na região deixada sem limar. Como um divisor de tensão.

Outro detalhe importante.

Segundo a foto do ferro (postagem #1), o transformador tem 1,5 espiras no secundário. Acredito, que seria melhor ter apenas uma espira. Com isso a tensão de secundário iria diminuir, reduzindo a potência na ponta e aquecendo menos. Mas do jeito que está montado, teria que desmontar o aparelho e retirar os ferros "E" e "I", para poder tirar a meia espira... muito trabalho.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Da hora Moris. Me lembro de uma pistola desta ainda em tenra idade.

Um adicional minimamente curioso que você ou o colega - se acharem que devem - pode adicionar é: abra os contatos e meça a tensão. Depois aumente o tamanho do fio, dê o curto e meça a corrente com um alicate amperímetro (se tiver). .. e claro, registre no tópico. Meu chute - sem consultar a IA - vai para 0.5V/30A... os 15W. E sempre tive a curiosidade de tentar entender porquê este ferro esquenta só na ponta. Ele esquenta o trajeto todo ou só na pontinha mesmo? Bem... com algum insight e fazendo uma análise, penso que ele esquenta mais a ponta devido à dobra viva que pode aumentar 1 pouquinho a resistência... faz algum sentido pra você? Preciso consultar a IA? 🤔

Em tempo... em mais uma tradicional coincidência, fiz "agora há pouco" um trafo deste daí bem maior.. precisava de 100A. Depois penso se mando mp da foto pro cê 🙃.. ops... esqueci que tenho seu zap 😁

Postado
8 horas atrás, .if disse:

Meu chute - sem consultar a IA - vai para 0.5V/30A... os 15W.

Medi o trafo de 15W, com um pedaço de clips. Deram 23A. 

Vide figura:

Diagram_Circuito_1.thumb.jpg.8867be41c955323d68147f10857ef20d.jpg

E sempre tive a curiosidade de tentar entender porquê este ferro esquenta só na ponta. Ele esquenta o trajeto todo ou só na pontinha mesmo?

@.if

Peço que dê maior atenção nas minhas 2 postagens anteriores. Acredito que lá encontrarás a resposta.

Em tempo... em mais uma tradicional coincidência, fiz "agora há pouco" um trafo deste daí bem maior.. precisava de 100A. Depois penso se mando mp da foto pro cê 🙃.. ops... esqueci que tenho seu zap 😁

Ví o vídeo. É isso mesmo!

MOR_AL

Postado

Olha, eu também tenho um ferro desse. Até já comentei por aqui. Ganhei do meu tio há alguns anos. 

Na caixa diz que é de 550W, e funciona em 220VAC. 

Usei ele poucas vezes, ele não é muito adequado aos hobbies que costumo fazer. Uma vez foi pra soldar o terminal da bateria do carro que quebrou e usa um fio de 35mm².

E outra vez pra estanhar uns cabos para uma máquina de solda. 

Ele esquenta muito rápido mesmo a uma temperatura altíssima, a ponta de cobre até a ficar incandescente e o estanho começa a fritar se demorar muito. Por isso tem que ter bastante fluxo na hora pra solda pegar. 

Isso acontece num tempo em torno de 10 segundos, mas no meu o primário ou a carcaça do trafo não chega a aquecer muito, só fica morno. 

Mesmo pra uso em instalações elétricas, acho uma ferramenta um pouco desajeitada, pois é pesada e aquece demais. Mas claro, tem sua finalidade. 

Abaixo segue algumas fotos... 

8lpO35n.jpeg

BNBGw4w.jpeg

p9KPqwg.jpeg

• Membro VIP
Postado

você também...: remova a ponteira e meça a Vac nos terminais. E se tiver alicate amperímetro... meça tb. Confirma matematicamente a potência. Lá vai meu chute (que quase acertei no do Moris)... 0.8V 700A (!p q p!). .. > 500W? sua ponta deve dar um aquecimento fundido! Mas vem cá... o tamanho do trafo segundo minha intuição suporta uma potência de 30 a 100W... tipo assim.. sei lá.. entende?

Boa Moris.. meio que vi agora que você limou a pontinha o que causou um aumento localizado da R... correcto? 

Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Ele esquenta muito rápido mesmo a uma temperatura altíssima, a ponta de cobre até a ficar incandescente e o estanho começa a fritar se demorar muito.

O meu é para 127V. Ele esquenta em 2s. Em 10s tenho que desligar. Não dá para manter o dedo no cobre do secundáio. Tenho que esperar para a temperatura reduzir e continuar com o que estava fazendo.

NADA PRÁTICO!

Por isso é que limei 2 cm da ponta, de 2,5mm para 1,3mm. Isso melhorou, mas não resolveu.

Outra coisa que melhora, mas também não resolve, é usar a tal ponta "Philadelfia", que comprei avulsa. Também vende o ferro com essa ponta.

Cheguei a medir a resistência da ponta "Philadelfia", obtive 1mOhm.

Imagine o secundário como um divisor resistivo. A tensão de secundário fica dividida no enrolamento e na ponta.

Estou aproveitando um trafo de um estabilizador

Desenrolei inclusive o primário, por ser de alumínio.

Calculei todo o trafo. Potência, espiras do primário fio AWG e resistência do fio para uma área da seção transversal com 24mm2 (que não é pouco).

Concluí que a ponta do trafo fica com 111W e a dissipação no secundário com 40W, dando uma eficiência de 74%, fora o primário

Não medi a potência na ponta do meu trafo comprado, mas tenho minhas dúvidas se tem mesmo 550W. 

Não se deve usar trafos muito grandes, pois a perda no fio secundário inviabiliza o úso contínuo.

2 horas atrás, .if disse:

Lá vai meu chute (que quase acertei no do Moris)... 0.8V 700A (!p q p!). .. > 500W? sua ponta deve dar um aquecimento fundido! Mas vem cá... o tamanho do trafo segundo minha intuição suporta uma potência de 30 a 100W... tipo assim.. sei lá.. entende?

Isso mesmo!

Seguem os cálculos que fiz para o meu trafo de estabilizador.

Ferro_Detalhes_1_1.jpg.79b9a1a8b5c6305231b3288f7d6bbd6f.jpg

Ferro_Detalhes_2_1.jpg.d017f3d54d1b0edf27257e1a1552ff49.jpg

Ferro_Detalhes_3_1.jpg.966f4c93242d08ef186b4d137ffbeab3.jpg

2 horas atrás, .if disse:

Boa Moris.. meio que vi agora que você limou a pontinha o que causou um aumento localizado da R... correcto? 

Isso!

MOR_AL

Postado

Pessoal!

Medi a tensão, corrente e calculei a potência nas duas pontas do trafo. A ponta de cobre, original e a ponta de cobre limada.

O teste teve que ser rápido, menos de 10s, para cada ponta e mesmo assim, derreti parte do plástico do amperímetro. Nada que altere seu funcionamento.

Na medida que a ponta aquecia, a sua resistência aumentava, reduzinso a potência na ponta.

Consegui cerca de 5 fotos para cada ponta. Seguem os resultados:

PONTA LIMADA:

Medi entre 272mVca, 295Aca, 80W até, devido ao aquecimento, 234mVca, 245Aca, 57W.

PONTA ORIGINAL:

Medi entre 279mVca, 456Aca, 127W até, devido ao aquecimento, 299mVca, 390Aca, 117W.

Considerando uma eficiência de 74%, a potência calculada no secundário, com a ponta original, ficou em:

117W / 0,74 = 158W

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...