Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oq vc acha dos water coolers?


KingDavid

Oq vc acha dos water coolers?  

1 voto

  1. 1. Oq vc acha dos water coolers?

    • nao sei oq eh
    • gostaria de saber oq eh
    • acho legal mas nao faria um
    • acho legal e estou doido pra fazer um
    • acho legal mas estou esperando para comprar
    • nao usaria um
    • eh oq eu preciso para meu overclock!!!
    • isso realmente funciona?!?!


Posts recomendados

Postado Originalmente por Braun@25 Mar. 2003,00:51

bem colegas, como um louco que construiu seu water cooler, quero falar o seguinte, o water cooler ajuda no over, com certeza, mas se o seu equipamento for mediano, seu over vais er mediano... tipo, eu e o mad usamos a msi kt3 ultra, que sem vmode, fornece pouca tensão relativa no vcore e nas memorias, por isso não obtivemos ganhos muito expressivos (e eu ainda possuo memoria generica e fonte reba)

agora, nunca usei memoria de primeira e fote decente pra analisar... mas meu xp 1800 (falecido) chegava fácil com o water aos 1800mhz (não ia mais ou pelas memorias ou pela fonte, pois a tensão no vcore era baixa...

Com esse mesmo over, o volcano 7 o windows não reiniciava bem, dando erros..

Nesse caso eu cho que o water cooler ajuda..

Pusé Braun, agora o VoVô Mad não está mais de KT3 Ultra, agora ele tá atacando de EpoX. Mas mesmo assim, aquele que me chama de Bamby e de Franguinho, ainda não montou o FURIOUS na EpoX pra mandar uns 2V na criançinha dele!!

Quem sabe um dia.....o frango vire um galo?? Nada é impossível....  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa parada pode realmente esfriar o PC...

Mas tem que ve o lance que o ar quente ao bater nos tubos (gelados) vai criar uma certa camada de umidade que pode pingar em uma das placas... Sem falar na possibilidade de vazamento...

Pode ser bom... mas ainda não acho seguro.

Talvez mais a frente as fabricantes das placas façam novos modelos que corram menos riscos com esse tipo de cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Braun@25 Mar. 2003,00:51

bem colegas, como um louco que construiu seu water cooler, quero falar o seguinte, o water cooler ajuda no over, com certeza, mas se o seu equipamento for mediano, seu over vais er mediano... tipo, eu e o mad usamos a msi kt3 ultra, que sem vmode, fornece pouca tensão relativa no vcore e nas memorias, por isso não obtivemos ganhos muito expressivos (e eu ainda possuo memoria generica e fonte reba)

agora, nunca usei memoria de primeira e fote decente pra analisar... mas meu xp 1800 (falecido) chegava fácil com o water aos 1800mhz (não ia mais ou pelas memorias ou pela fonte, pois a tensão no vcore era baixa...

Com esse mesmo over, o volcano 7 o windows não reiniciava bem, dando erros..

Nesse caso eu cho que o water cooler ajuda..

Braun , como o Bamby Alado disse eu não estou mais de Kt3 ultra , estou com uma EP-8RDA que libera ate 2.2v . E te digo uma coisa , rodo com ela no dia dia com 1.9v e cooler a AR (dragon Orb 3) e não vejo nenhuma desvantagem entre ele e um outro sistema a água , à não ser o SILENCIO !

Tudo que faria com ÁGUA eu faço com AR . já rodei um teste (SuperPi ) em 2.2v pra ver e a temp não aumentou muito , não chegou a 53ºc , o que é uma boa temperatura  pra esse tanto de tensão que coloquei ...lógico que não vou fazer isso todo dia , fiz uma vez pra ver o que acontecia! Em 1.9v que já bem alto eu rodo tranquilo com a makina em 2Ghz .

Na minha opnião pra dar algum resultado em overclock o sistema tem que ser mais barbo , ou seja temperaturas BEM ABAIXO DE ZERO , como num vapocchil e no prometeia  .Se não fosse assim esse tipo de gabinete não éra fabricado , só fabricariam WC . não acredito que se eu baixar de 55ºc pra 15ºc eu vou conseguir um overclock mais alto , realmente eu anum acredito nisso , mas POSSO ESTAR IMENSAMENTE ENGANADO  , mas não foi isso que meus testes mostraram pra mim .

Mas estou aberto a novos pontos de vista , se alguem me mostrar que estou errado eu volto pro meu FURIOUS!Hiuahahiuhauhiuhaiuha

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX@18 Mar. 2003,20:42

Bom , um sistema de WC básico , sai por volta de uns R$300.00 sabendo comprar as peças , não é nenhum absurdo de caro , mas precisa saber se REALMENTE  vale a pena ter um .

Se você pretende montar um WC pra melhorar seu overclock NA MINHNA OPINIÃO não vale a pena , eu tenho um SUPER WATER COOLER que deixa meu processador a 15ºc e não melhorou nem 1Mhz no overclock . Mas se você pretende montar um WC pelo silencio  aí sim vale a pena , pois o silencio é muito grande e alem disso a temperatura fica boa . Antes quando emu WC éra mais comum eu mantinha a cpu por volta dos 36ºc . Outra coisa legal do WC é a beleza , pra quem gosta de CASEMOD é um prato cheio , pois ele enfeita o case com todas aquelas mangueiras coloridas etc etc etc

Mas volto a repetir , pra OVERCLOCK não vale a pena , pelo menos comigo não deu NENHUM  resultado .

300 reais?

vi no portaldopc.com.br (eu acho que foi neste) por 700 reais completo.

:o

se você esta falando ta certo, então compensa um wc, po porque um volcano normalmente custa uns 150 - 170 reais, com o dobro do preço você aumenta em 2x a vida util do pc e faz ocs sossegado  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kazuhiro ...veja que eu disse  que sai por uns R$300.00 SABENDO COMPRAR AS PEÇAS  , ou seja ,você tem que ir comprando as peças separadas e ir montando seu proprio kit .

Outra coisa , não pense que um WC faz milagre e que vai dobrara a vida util do seu processador(de onde você tirou isso ?), quando muito a temperatura do processador ficara PROXIMA à temperatura ambiente e nem 1 grauzinho abaixo !! O kit de WC cooler que eu paguei R$700.00 (ICEBERG) deixa a minha CPU acima de 60c (ridiculo) pior que com o meu Tt Dragon que mantem em 42c .Quem quiser algo que REALMENTE resfrie o processador (dependendo do processador é obvio) precisara ou de um PROMETEIA / VAPOCCHIL ou de um FURIOUS - BY MAD MAX WATER COOLING SYSTEMS ,  hauihauhahiahuahuiahuiahuahuia

Caso contrario ficara em 40c de média .

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caras, vocês mexem com quem ta quieto....

Esse tutorial do tom é muito completo e detalhista....realmente com um desses fica impossivel de não realizar. Na minha opiniao o que mata no WC é a parafernalia....já não chega o monte de cabeacao e ainda tem as mangueiras....o radiador etc etc etc.....pra mim não da por causa disso....Sou muito fresco pra ficar fazendo parafernalia, cabos espalhados pelo chao, balde, bomba etc... gosto de tudo arrumadinho, certinho então fico no air mesmo.

Agora, Bamby alado???? putz....dessa vez você matou o CEGUETA!!!! HOHOHOHOHOHOHO.....não estava sabendo disso....FRanguinho????? então é franguinho cegueta hohohohohohohohohohohoho

Mad, sinceramente esses seus relatos pra mim sao novidade....abandonou o WC mesmo depois de tudo aquilo???? O que realmente te fez parar??? Cara, se você conseguir uma temperatura inferior ao air cooler, com certeza carca mais no oc. você deveria ter feito um teste com o WC nessa epox nova com tensão em 2.0v e mandar o fsb la pra cima com multiplicador em 13. quanto ta o teu super-pi???

Fique sabendo que vem bomba por ai....o Sledge vai aprontar....

vamos ver o que vai dar....já tenho uma surpresa guardada pra ele porém, se bem conheço a fera ele vai fuunnnndo....hohohohohoho

SLEDGE....CADE você......SAI DE CIMA DA ABIT....HOHOHOHHOHOHOHOHO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é dragolino ...eu acabei desistindo (pelo menos por enquanto) dos WC justamente por causa do seu custo/beneficio . Eu também odeio essa parafernália toda de mangueiras , bombas , vaselina (pra isolar a condensação, não vão pensar besteira !) balde etc etc etc ...tudo isso pra que ? Pra baixar 1s no SuperPi ? Se realmente a diferença com WC e sem WC fosse grande eu ate que "pagaria o preço" da parafernália , mas cada dia que passa chego a conclusão de que não vale a pena . Pra você ter uma ideia com essa epox eu rodo em 1.9v /2.0v com AR , meu FSB ta em 200 e multiplicador em 10x ... a temperatura ? 46ºc !! Pra que vou meter um trambolho daqueles aqui ? Só pra meter 2.2v e reduzir o meu superpi de 50s pra 49s ? Sendo que eu não vou poder usar o micro assim no meu dia dia ?

Sabe , tem umas coisas que eu preciso esclarecer pra essa galera que ta empolgada com os overclocks ...a gente entra em sites especializados nisso e fica babando nos SUPER OVERS que os gringos fazem , usam NITROGENIO LIQUIDO , PROMETEIA  etc ...tudo isso é muito bonito , só que o ninguém fala é que esses caras só fazem isso por 5min/10min , só deixam o micro assim pra rodar algum benchmark e pronto ! Pergunte se eles deixam o micro assim e assistem um DVD , ouvem musica , jogam , queimam um CD ? Poxa que graça tem fazer isso por 5 minutos ? O legal seria poder usar o micro assim diariamente . Mas não pode, pra usar diariamente tem que reduzir as tensoes , fsb etc etc ..horas , então eu quero um WC pra poder aumentar as tensoes da minha cpu apenas por 5 minutos ? Cara , pra mim não vale a pena ....quando eu estava com a minha MSI eu achava que se eu reduzisse a temperatura eu conseguiria melhorar o overclock , por isso investi no FURIOUS , mas a decepção foi total ...não melhorou nem 1Mhz ...

Hoje eu vejo que não valeu a pena no sentido prático da coisa , mas valeu como experiência .

agora o que ta me matando mesmo é o barulho dessa desgraceira de DRAGON  eita bicho barulhento ! Talvez esse barulho me faça voltar aos WC , estou falando sério , eu já não aguento mais esse barulho cara . E isso pra mim é a maior vantagem de um WC , silencio com boa temperatura . Deveria se pensar em WC por causa dessas vantagens e não pra se realizar um bom overclock

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MeDoHoN@26 Mar. 2003,13:24

So mais junta um dinheiro a mais (1.500 reaul) e compra um prometeia... vi uma veiz no site do tomshardware que estava 550 dolares um prometéia

Um desses é muito louco , mas acho que não vale a pena pagar o preço ...lembrando que US$550.00 é la nos EUA , um case desses pesa uns 20Kg , só de frete custa US$500.00 ! Total US$ 1050.00 x R$3.5 = R$3675.00 pra abaixar 5s no SuperPi ? Tô fóra ! Só se tivesse me sobrando muita grana pra eu comprar um desses .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mad, vou fazer umas consideracoes sobre o que você disse....

Veja bem, a atitude de trabalhar o pc para realizacao de overclock é algo muito semelhante a tunning em automoveis. não existe necessidade de se colocar turbo, pneus carissimos, rodas especiais e etc pra entrar em interlagos e fazer uma reta de 400m em alguns segundos. No modo de ver de muita gente isso não tem logica....é pura estupidez, é apenas uma forma de despejar milhares de reais numa ilusao.

A mesma coisa se aplica aos pcs e overclocks....não existe necessidade em se montar uma maquina com varios fans, memorias carissimas, refrigeracao liquida, gas, fontes de muitos watts etc.... Pra muita gente investir 700 reais numa fonte, 900 reais numa placa-mãe, 800 reais num pente de memoria e 1300 reais num processador que cabe na palma da mao é um ato de insanidade. então como explicar isso???? Porque as pessoas fazem isso??? Porque esquentar a cabeca com uma serie de detalhes, fluxo de ar, temperatura etc se você pode montar uma maquininha baratinha e ela funcionar bem longo tempo sem necessidade de nada????

Amigao, a explicacao apenas se resume na questao EMOCAO E DESAFIO. So isso!!!! coisas que somente o ser humano faz questao de experimentar.....

Quem entra numa dessas esta afim de procurar chifre em cabeca de cavalo, caso contrario fica quietinho rodando careta e tranquilo.

O que me move a esquentar a cabeça, gastar uma boa grana(que nunca tera retorno financeiro) e perder um bom tempo pra ver uns manos me chamar de vovo e portuga (######) é justamente a emocao de tentar quebrar um super pi, forçar a maquina e ficar ligadao na temperatura com o temor que de repente pode pintar uma fumaça e seu dinheiro vai diretamente pro esgoto, é encarar o desafio de triturar o Ninfomaniac e deixar ele varrendo a minha poeira (hohohohoho) ou então queimar os neuronios de como meter o chicote no Sledge quando ele vier com a cavalaria.....hahahahahaha

É por isso que eu gosto disso........é como se fosse um risco calculado, um stress que a gente passa sem prejudicar ninguém (diferente desses rachadores de rua).......

De vez em quando eu fico louco e começo a esquentar estas turbinas com o "bafo" do dragao (hohohoho) e dai o coracao começa a bater mais rápido... os batimentos cardiacos vão subindo na mesma relação da temperatura.....tudo vai ficando azul..........o ruido aumenta e se não tiver um pouco de sorte a casa cai e la vai dolar pra casa do chapeu.....

Sao alguns segundos que valem por horas....HOHOHOHOHOHO

Mas precisa curtir isso......senao não adianta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aceito seu ponto de vista meu idoso e mitologico amigo cuspidor de fogo ! Mas não concordo  e explico o motivo .  Colocar peças de alta performance num micro é uma coisa (barton 3000+) mas forçar o seu processador ao maximo e instalar uma parafernalia imensa por causa de 1s é outra bem diferente . Eu não devo ter sido muito claro quando expliquei o meu descontentamento em relação aos overclocks .Veja bem , eu acho que não precisa ser ao extremo , pois uma diferença de 1s não justifica (NA MINHAA OPINIAO) gastar grana com uma parafernalia maluka ... é muito melhor ao invés de gastar R$ 1000.00 num sistema de refrigeração , trocar o processador por um mais violento ....o resultado será melhor e dara menos dor de cabeça ... ta sacando o que eu quero dizer ? Pergunta pra um preparador de motor se ele prefere usar um combustivel de altissima octanagem numa competição , ou trocar o motor por um de maior potencia e continuar usando combustivel comum?  Claro que o ideal seria usar os dois juntos (overclock moderado), mas se o combustivel vai te dar dor de cabeça(overclocks extremos ) , descarte-o . Eu adoro me meter nessas roubadas e já provei isso , tanto é que montei meu freezer , mas cheguei a conclusão que não vale a pena pra mim porque o resultado que ele me proporciona é pequeno , não justifica , saca ?

Agora se eu tivesse percebido que com um WC meu overclock iria saltar da água pro vinho eu manteria o FREEZER aqui ao meu lado .

Mas INFELIZMENTE não foi o que aconteceu , então pra que esse trambolho aqui ? Pra enfeitar o quarto? Huiahuiahuhahaihauihuiaha..nem pra isso ele serve !

Mas respeito o ponto de vista de todos , apenas não quero que ninguém se iluda como eu me iludi no lance de temperatura , pois PRA MIM  não modificou nada abaixar de 50ºc pra 15ºc , talvez abaixar de 50ºc pra -50ºc a coisa mude bem de figura .

Céirto mano ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mad, você tá falando isso tudo, concordo (e discordo)

Mas você nem chegou a TESTAR o FURIOUS na Epox (pelo menos não até ontem), só usou ele na MSI, que, repito, simplesmente detonava teu over. 1.6V é chupeta!!!

Testa, usa o processador com 2V (bom....se você foi louco o suficiente pra colocar 2V em AIR, não duvido que queira ir mais). Esquece esse ´ciúmes aí!!!! Só um teste, se não for bom, eu deixaria PELO MENOS o HOTBERG com o  teu radiador. Mas montar a bagaça toda e ficar aturando esporro de DRAGON ORB é loucura³!!!

Mas sem testes na EPox.....não dá pra falar, você deve ter percebido que a MSI segurava a onda.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por InfoManiac@27 Mar. 2003,14:19

Mad, você tá falando isso tudo, concordo (e discordo)

Mas você nem chegou a TESTAR o FURIOUS na Epox (pelo menos não até ontem), só usou ele na MSI, que, repito, simplesmente detonava teu over. 1.6V é chupeta!!!

Testa, usa o processador com 2V (bom....se você foi louco o suficiente pra colocar 2V em AIR, não duvido que queira ir mais). Esquece esse ´ciúmes aí!!!! Só um teste, se não for bom, eu deixaria PELO MENOS o HOTBERG com o  teu radiador. Mas montar a bagaça toda e ficar aturando esporro de DRAGON ORB é loucura³!!!

Mas sem testes na EPox.....não dá pra falar, você deve ter percebido que a MSI segurava a onda.....

Cara ...tá aí ...vou aceitar seu conselho ! Vou testar o WC na EPOX . Quer saber ? Vou tentar testar isso ainda hoje ........fui....... ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estaremos esperando as suas consideracoes.....e olha que eu nem entrando mais nesse forum estava mas vou dar uma passada nesse topico.

A Epox com certeza vai mudar a tua opiniao.....Esse negocio de ficar falando sempre em apenas 1s ta estranho....muito estranho.....e tem mais.....se você ficar se baseando em apenas 1s do super pi em materia de desempenho tu ta enganado....Pra baixar 1s no super pi você precisar suar mesmo....Pra você ter uma ideia de 2.25 pra 2.3 não consegui baixar 1s. Veja a diferença em clock!!!! Pra mim baixar dos meus 44s vou ter que bater nos 2.4ghz e ter sorte!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ..não quero decepcionar vocês , mas resolvi não mais mexer com WC por enquanto . O meu sistema é muito grande e pouco prático , por isso não quero mais usa-lo . Mas nada me tira da cabeça que um WC é melhor do que os BONS  cooler a ar que estão no mercado . vocês já viram os AIR COOLERS  da SWIFTECH ? Se não viram esta na hora de ver , conheço gente com overclocks violentos usando esses coolers e o melhor , são super silenciosos .

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mad, eu conheco os swiftech, inclusive o mcx462u com ventoinha tornado.....So não peguei devido ao som da ventoinha tornado e o principal....para monta-lo precisa desmontar a placa toda pois ele vai nos 4 furos da placa-mãe.

Nos testes realizados com todos os coolers e que a termalright participou, ela levou todos. Justamente por isso eu já comprei um slk800 para colocar no meu sistema. Apenas estou aguardando a chegada. E não vou montar com a tornado....vou montar com a fan do V9 que tem 75cfm e vamos ver o que rola. A tornado é vantec com 84 cfm sem controle de velocidade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não compro um WC pelo motivo do preço não compensa......(no meu caso), e por eu ter um Volcano 7+ que é muito mais confiável. :/ :cool:

Afinal! Com o Volcano 7+ um Palomino 1800+ ficava em torno dos 38 graus, com um WC essa temperatura seria?? Eu nunca tive experiência com um.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema em tudo isso é o nivel de complexidade conforme você vai evoluindo. O air cooler é simples, sem muitas complicacoes porém com nivel de eficiencia limitado.Em outras palavras, você monta o bicho e não esquenta a cabeça porém tbem não pode exigir muita coisa.

já o sistema WC já não é estão simples, existem problemas com curto circuito no caso de vazamento, existe problema de eficiencia do radiador, local da montagem(pois dependendo do local onde esta o micro pode surgir grandes diferencas num mesmo sistema) e nivel de OC aplicado. Apesar de vazamento teoricamente ser algo simples de resolver gera muita dor de cabeça pois a qualquer momento pode começar um vazamento pois as mangueiras tendem a se ajustar aos encaixes.

Os dois sistemas acima eu já possui por isso cito os seus problemas.

já o sistema a gas do tipo vapochill tbem deve possuir os seus problemas pois teoricamente é o top no que diz respeito a refrigeracao de processadores. Normalmente todo mundo faz a maior propaganda dos beneficios desse sistema mas quase ninguém fala dos problemas que ele gera.

não comprei um sistema desse apenas por contingencias mas tbem não me iludo pois com certeza ele vai gerar algum tipo de dor de cabeça que eu terei que contornar.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RC777@29 Mar. 2003,19:56

Eu não compro um WC pelo motivo do preço não compensa......(no meu caso), e por eu ter um Volcano 7+ que é muito mais confiável. :/ :cool:

Afinal! Com o Volcano 7+ um Palomino 1800+ ficava em torno dos 38 graus, com um WC essa temperatura seria?? Eu nunca tive experiência com um.  :(

Te digo que a melhor coisa que você faz é ficar com seu V7 mesmo ! Um sistema de WC comum não melhoraria a temp da sua makina . Hoje em dia eu só usaria um WC de 1ª- linha , ou seja um sistema da SWIFTECH ou algo parecido . Só que um desses custa uns R$1500.00 aqui no Brasa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá veiarada....

Ainda não estou convencido de que os ganhos com o watercooler sejam tão baixos.

TAmbém acho que não sairia tão caro montar um bom sistema (vide o esquema do sledge). Radiador já vimos que é barato, o próprio Mad tem um radiador bom que não foi tão caro. Bomba não é caro também, o restinho é barato. O problemão é realmente o block, e eu confio bastante no block que o Sledge estava projetando.

Mas antes de partir pra essas coisas eu vou virar adepto ao equilibrismo. Tomarei vergonha na fuça e comprarei uma vga que preste, porque engolir uma Geforce2 tá brabo!!! Equilibrismo....(to quase virando um budista por causa disso).

DEPOIS que colocar o vô MadMax, o BISA-VÔ Dragolino pra comer bastante poeira no 3D Mark e etc. eu POSSO ATÉ começar a investir numas coisinhas interessantes.

Mas quando o dragolino, mad, sledge e cia. vierem com links pra Shot´s de recordes no SuperPi eu só vou mostrar meus recordes no 3D Mark. HHOHOHOHOOHHOHOOHHO.

Toma lá da cá.  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai ai ai ai ....essa criançada não aprende mesmo !

O seu Frangote , eu fui promovido de tio pra AVÔ ?  O Portuga tudo bem , ele é velhote mesmo , mas eu sou novo ! Tenho apenas 31 aninhos . Bom , já vou te avisando que se você começar com "gracinhas" mandando SS da sua ATI , eu vou ser obrigado a te desafiar DE NOVO (das ultimas vezes você fugiu da rinha que nem um FRANGOTE) pra uma partida de Unreal Tournament 2003 .

UIHAiuhauihauihuiahuiahiuahiauhuiahaiuhaiuhauiahuia.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu vou fazer tbem o ranking das placas de video.... fica frio....deixa eu acertar apenas uns detalhes.....

Agora, coitadinho de ti.........se vier com radeon 8500 vai ter que ser muitoooooooooooo..............muuuuuuuuuuuuuito.............mas muuuuuuuuuuito bom pra pegar o meu score bonitao....

Estou raspando os 10.000 pontos....TA!!!!!!

ACORDA BAMBY..........ACORDA...........O VOVO VAI BOTAR você NO COLINHO E TE DAR UMAS PALMADINHAS.....HOHOHOHOOHOHOHOHO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!