Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon64, Prevendo problemas futuros


Igor Rizzo

Posts recomendados

Saudações.

Eu comprei recentemente um Athlon64 2800+. Usando o programa de monitoração de temperatura da Abit (minha placa é uma kv8pro) estou obtendo leituras de temperatura de 43 a 44 graus Celsius em idle e 55 a 56 graus em full (54 graus durante o superPi). Embora não seja uma situação desesperadora, devo lembrar que atualmente a temperatura aqui no Rio de Janeiro baixou consideravelmente. Temendo pelos possíveis problemas nos dias extremamente quentes do verão, gostaria de me precaver.

Pensei nas seguintes possibilidades:

1 - adicionar 2 coolers de gabinete (atualmente não tenho nenhum). Um amigo meu me falou que vai ser bom para a temperatura do sistema mas vai fazer pouca diferença prática na temperatura do cpu.

2 - remover o cooler in box, remover o adesivo térmico, polir a base do dissipador, usar pasta térmica convencional.

3 - substituir o cooler in box por um Vcom S754-05F933B.

Já sei que a opção 1 é recomendável de qualquer forma, mas gostaria de saber se é suficiente sozinha.

Imagino que a opção 2 seja tenha só aspectos positivos, caso tenha aspectos negativos, por favor, avisem.

Quanto à opção 3, fico só na dependência de saber se esse cooler é melhor que o in box da amd. Não consegui achar informações na internet.

Aceito outras sugestões.

Muito obrigado.

P.S.: Caso seja necessário : Athlon64 2800+ stock, Abit KV8Pro, 512 Ram, 120 GB Samsung, 40 GB Maxtor, Geforce fx 5200 64 bits 128MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sugestão, mas esses coolers são muito caros. Eu havia mencionado o Vcom porque está num preço mais acessível (R$ 60,00) . Como minha experiência com o cooler Vcom foi satisfatória num Athlon XP (Vcom 39b), gostaria de saber se a Vcom é também uma boa pedida para o Athlon64 com o S754-05F933B.

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso era o que eu temia pois andei lendo por aí que os coolers in box da Athlon64 estavam vindo bons, diferentemente do que acontecia com os AthlonXP, o que deu má fama aos coolers in box da AMD.

De qualquer forma, aquela pequena camada de adesivo térmico me pareceu insuficiente. Alguém já viu a quantidade? Imagino que usar uma pasta térmica convencional faça uma melhor interface não é mesmo?

O adesivo que veio nele era meio diferente dos que eu estava acostumado a ver, era cinza. O que vocês acham, é bom negócio polir o dissipador e trocar a pasta? A pasta de prata da CoolerMaster é uma boa pedida?

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, cara. Sem dúvida que eu vou colocar coolers de gabinete, pois mesmo que não interferisse na temperatura do cpu, pelo menos ia baixar a temperatura do sistema (que está por volta de 40 graus).

Eu tinha pensado em colocar 1 cooler na parte da frente, embaixo, soprando ar para dentro e 1 cooler na parte de trás, logo abaixo da fonte, soprando ar para fora. O que vocês acham? Meu amigo me recomendou os coolers de gabinete da Coolermaster.

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ficará bom, mas verifique se essa fan frontal terá uma eficiência real, já que em alguns gabinetes que são mais fechados na parte da frente o ar acaba aquecendo demais até chegar aos componentes que deveriam ser ventilados. Mas comigo por exemplo noto pelo menos 2ºC a menos na temperatura interna. Quanto a marcas e modelos, sugiro que dê uma lida nesse tópico: LINK

Em relação a pasta térmica para o cooler, recomendo investir um pouquinho mais na Artic Silver 5, uma boa pedida. Lembrando que uma fina camado cobrindo a superfície do seu A64 já é suficiente, pois exagero de pasta provoca o efeito contrário.

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu gabinete é pouco ventilado. É esse Upson : http://www.upson.com.br/images/gabinetes/115_1.jpg

A parte da frente não tem aberturas para que o cooler puxe o ar, então acredito que um cooler posicionado na frente puxaria o ar de uma fenda que fica embaixo da tampa frontal. Como não tenho experiência com refrigeração de gabinete, não sei se essa é uma boa prática.

Um ventilador frontal nessas condições é indicado? Se não for, um exaustor traseiro trabalha bem sozinho, sem a necessidade de ter alguém soprando ar para dentro?

Quanto à pasta térmica: o Athlon64 tem o silício coberto por uma chapa de metal. Devo passar pasta em toda a chapa, certo?

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte da frente não tem aberturas para que o cooler puxe o ar, então acredito que um cooler posicionado na frente puxaria o ar de uma fenda que fica embaixo da tampa frontal. Como não tenho experiência com refrigeração de gabinete, não sei se essa é uma boa prática.

Um ventilador frontal nessas condições é indicado? Se não for, um exaustor traseiro trabalha bem sozinho, sem a necessidade de ter alguém soprando ar para dentro?

Bom, no meu antigo PC o case também não tinha abertura para q o ar circulasse, mesmo assim resolvi experimentar. Adaptei uma fan e não notei resultados na temperatura do sistema. Mas não a retirei, visto que o meu antigo hd esquentava demais, a fan ajudava um pouco nesse caso. Mas não sei, são casos diferentes, quem sabe você possa adaptar uma na lateral do seu gabinete, ou mesmo testando na parte frontal... Um bom fan traseiro alivia as coisas.

Quanto à pasta térmica: o Athlon64 tem o silício coberto por uma chapa de metal. Devo passar pasta em toda a chapa, certo?

Sim, uma fina camada em toda a chapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pretendo colocar 2 CoolerMaster SAF-B83, um na frente como ventilador e outro atrás como exaustor, vou polir meu dissipador e procurar a pasta Artic Silver 5, caso não encontre vou de Coolermaster prata mesmo. De quebra vou colocar um Evercool Twinkling VGA Cooler, porque o dissipador da minha fx5200 está QUEIMANDO literalmente o dedo quando eu encosto nela.

É uma boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de arctic silver, pois é bem melhor do que as outras...você encontra na http://www.3dvirtua.com por um preço razoável(a ampola de 12 foi o lugar mais barato que já encontrei).

Quanto ao cooler do processador, existe esse aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=229777

Que tem o mesmo desempenho de um hyper6, e custa metade do preço, mais é difícil de achar aqui no brasil...talvez com algum importador você consiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Igor Rizzo@09 de fevereiro de 2005, 17:56

Então pretendo colocar 2 CoolerMaster SAF-B83, um na frente como ventilador e outro atrás como exaustor, vou polir meu dissipador e procurar a pasta Artic Silver 5, caso não encontre vou de Coolermaster prata mesmo. De quebra vou colocar um Evercool Twinkling VGA Cooler, porque o dissipador da minha fx5200 está QUEIMANDO literalmente o dedo quando eu encosto nela.

É uma boa?

a Artic Silver 5 é uma boa alternativa para baixar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que você deve colocar cooler extra,trocar o seu cooler box,eu acho que não vale a pena não

eu tambem tenho um amd athlon64 2800+,e uso cooler box

meu computador depois de varios coolers extra ficou bom

mas minha placa mãe tem defeio no sensor e mostra uma temperatura absurda,mas com o teste do dedometro eu vi que a temperatura do dissipador do processador é mais baixo do que o do chipset

o cooler box é muito bom,coloque uns 3 coolers adicionais,o melhor e faze um furo em cima do gabinete e acrescentar um cooler la,puxando o ar para fora

da um molhada -> nesse topico que eu acho pode ter uma ideia,porque nesse topico que esta no link,muitas pessoas dando justões para abaixar a temperatura

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para deixar o pessoal a par dos acontecimentos:

Hoje eu instalei um Coolermaster na parte de trás do meu gabinete. Assim que liguei o pc não foi possível distingüir melhoria nenhuma, mas assim que testei o processador em full percebi a diferença: menos 2 graus no cpu e menos 4 graus na placa mãe (acho que não é nada mal, considerando que hoje está um dia um pouco mais quente até).

Amanhã pretendo polir o dissipador e procurar outro cooler para instalar na parte da frente, na esperança de reduzir mais uns 2 ou 3 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Igor Rizzo@09 de fevereiro de 2005, 00:05

Obrigado pela sugestão, mas esses coolers são muito caros. Eu havia mencionado o Vcom porque está num preço mais acessível (R$ 60,00) . Como minha experiência com o cooler Vcom foi satisfatória num Athlon XP (Vcom 39b), gostaria de saber se a Vcom é também uma boa pedida para o Athlon64 com o S754-05F933B.

Muito grato.

com o 39B qual athlon você usava??? quais temperaturas você tinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maddog_br@11 de fevereiro de 2005, 15:49

com o 39B qual athlon você usava??? quais temperaturas você tinha?

Eu usava o AthlonXP T-Bred A 2000+ . Em dias normais ficava em 37 graus em idle e uns 49 em full . Era o único cooler da máquina toda.

Detalhe: Isso com a ventoinha perfeitamente limpa. Com o acúmulo de poeira a temperatura subiu muito mais, ficando a 52º Celsius em idle nos dias mais quentes do verão carioca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais notícias para o pessoal:

Ontem tirei o dia para cuidar da temperatura do pc. Poli a base do dissipador do athlon64 e usei pasta térmica da Coolermaster. Na frente do meu pc eu coloquei uma ventoinha de Vcom 39b soprando ar para dentro e adaptei um cooler de AthlonXP na minha fx5200 (ver tópico http://forum.clubedohardware.com.br/index....owtopic=233303). Resultado:

O cpu está a 39º/40º Celsius em idle e chega a 54º em full. A placa mãe varia de 32º a 34º em idle e vai a 37º com o cpu em full.

Como li que a temperatura máxima do Athlon64 é de 75º Celsius, acredito que vou ficar tranqüilo até o próximo verão, quando vou ver se realmente a refrigeração está suficiente ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!