Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça seu próprio aterramento!


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal

Estou postando um guia simplificado de como fazer o aterramento da tomada do PC. Não é um trabalho tecnicamente avaliado, mas prático, seguro e funcional, como deve ser. A ideia aqui, é fazer com que qual quer usuário, com um mínimo de conhecimento e um pouco de prática, possa executar a tarefa.

Material:

- 1 tomada com 3 pinos, apropriada;

- fio ou cabo de bitola entre 2.5mm² à 6mm²;(bitola maior dificulta a conexão na tomada).

- 1 ou mais hastes de aterramento com 2400mm;

- 1 ou mais conectores para haste;

- diversos: tubo PVC, cimento, areia, barro, etc.(melhor acabamento externo).

Ferramentas:

- chave de fendas, alicate, martelo, punção, multímetro.

Primeiros passos.

Tendo em mente que o aterramento(malha) deve ficar do lado de fora da residência ou apartamento, escolha uma tomada que fique numa parede, cujo lado oposto à tomada, seja externo. Isto ajudará a diminuir a distância da malha até a tomada, dando melhores resultados e reduzindo o material necessário.

Feito isto, desligue a CHAVE GERAL, remova o espelho e a tomada escolhida. Observe que existirão 2 fios conectados a ela. Um é FASE e o outro é NEUTRO. Marque estes fios e remova tomada. Observe que outros fios poderão estar "passando" pela tubulação. Não mexa nesses fios ou cabos e cuide para não danificar seu isolamento!

Feito isto, afaste os 2 fios e com punção e martelo, faça um furo no centro da caixa da tomada, até o lado externo da parede ser alcançado. O furo é somente para que o fio terra possa chegar até à tomada.

A malha.

Poderá ser usada apenas 1 haste. Dependerá do tipo de solo, umidade do local, distância até à tomada.

O tipo mais fácil é o LINEAR, mostrado no exemplo da imagem, com 2 hastes. Outros formatos para a malha poderão ser adotados, conforme o espaço e a necessidade.

Imagens

tomada1om.jpgconector2pm.jpg

hasteterra7pq.gif

esqaterr4sk.jpg

nobreak0026jp.jpg

A primeira foto mostra como ficará a posição de cada condutor na tomada. Atente para estas posições, que são o PADRÃO ABNT para uma tomada aterrada!

Na segunda imagem, é mostrado o tipo de conector usado na conexão do fio ou cabo à haste cobreada.

A terceira imagem apresenta um pequeno detalhe de como será a conexão.

Na quarta imagem, é mostrado o detalhe da passagem através da parede, a descida do cabo e a conexão com a haste, além de um exemplo de uma pequena malha com 2 hastes em sistema linear. Não se apeguem aos nomes dos componentes e sim, ao procedimento de execução.

A quinta imagem mostra como ficou o cabo de descida na parede, após o acabamento. Não vale gozação....sou eletricista, não um pedreiro! :rolleyes:

Todos os materiais aqui citados ou mostrados, são encontrados em qual quer loja de material elétrico.

Estes passos complementam a montagem do aterramento. Falta agora, o teste básico e o acabamento geral.

Testando o aterramento.

É hora de testar o desempenho de nossa obra prima! Para isso, usaremos um multímetro, como citado abaixo.

Considerando que a tomada seja para 220V(fase-neutro):

Não esqueça de ligar a CHAVE GERAL!

Medições realizadas com o multímetro:

F + N = 220V(sujeito à pequenas variações devido à rede de energia);

F + T = 220V(indica uma boa condição para o aterramento). Deve ser um valor idêntico ao encontrado na medição entre F + N.

N + T = 0V(condição ideal). Esta medição deverá ser a mais próxima de ZERO quanto possível! Se apresentar valor acima de 3V, é sinal de que algo não está perfeito!

Feitos os testes e com os resultados satisfatórios, pode dar o acabamento e encerrar os trabalhos.

Faz-se uma nova medição, já com a tomada em sua montagem definitiva e está pronto o aterramento.

É isso. Para os que não se acharem em condição de executar essa simples montagem, recomendo contratar um Eletricista.

Bom aterramento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

Percebí que enquanto observava outros aqui anotavam o endereço do forum, só elogios pela forma simples e ilustrada de explicar.

Só um porém , não consegui abrir as fotos pois o referido site não as exibiu.

Para que todos aprendam a ligação da tomada tem que ser observada e é muito importante observar as fases.

Valeu Mr Meira Neto , abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá :bye:

Excelente tópico meiraneto, deveria ser pinado com toda a certeza.

Parabéns amigo, continue assim, procurarei coisas interessantes também para o fórum, logo logo, pode ter certeza,vamos fazer do CDH um fórum cada vez melhor.

Abraços, e parabéns novamente :joia:

Atenciosamente, OzzY :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, tá muito bom! Parabéns! Se eu morasse em uma casa fazia também, mas morando em apartamento e com uma cambada de vizinhos desocupados e encrenqueiros é capaz de cobrarem pra mim fazer o aterramento... hehe... EU AINDA ME LIVRO DELES!!! :P Mas só uma dúvida... o correto não é fazer o aterramento com 3 hastes fincadas no solo?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tássio

A quantidade de hastes usadas na malha dependerá do tipo do solo, da finalidade a que se destina o aterramento, umidade local, etc. Para aterramento de PC e com um local com boa umidade, uma única haste servirá ao propósito. Se for para aterramento de para-raios predial por exemplo, será necessário uma quantidade de hastes bem maior.

O formato da malha também varia conforme a situação e tamanho da malha. Será definida em projeto, quando existente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

hoje achei um terra no meu ap! atrás dum móvel, tava todo enrolado lá... medí o terra mais neutro e apareceu 0,3-0,2 no voltímetro... tá muito ruim? e tipo, esse fio tá meio longe de onde fica o meu pc, tá na cozinha, mais especificamente. Tem problema de eu passar o cabo até meu quarto na mesma tubulação onde passam os outros fios de energia, por uma distância razoável, de uns 15 metros?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... eu só tinha conectado TERRA + NEUTRO, e deu aquela tensão queu já disse. Daí hoje eu fui testar TERRA + FASE e NEUTRO + FASE. No segundo caso, apareceu a tensão de 126.2 volts, e no primeiro 127.6! O aterramento está ótimo ou alguém está com agum problema?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tássio

Fiquei meio na dúvida! Os valores a que se refere são 0.3 e 0.2V? Medidos entre neutro e terra?

Olha, são valores aceitáveis, mas a depender da distância entre a tomada e o ponto de conexão com as hastes de terra, pode indicar um aterramento "pobre"! Digo isso pois, fazendo as mesmas medições aqui, obtenho 0V entre N+T e o mesmo valor entre F+N e F+T, que varia conforme as oscilações da rede pública.

Como o seu caso é apartamento, a distância ao solo, influi nessas medições, já que, a resistência apresentada pelo cabo terra até alcançar a malha é um pouco maior que numa residência. No meu aterramento, a resistência do cabo até chegar na malha é praticamente desprezível e por isso, os valores são praticamente idênticos entre F+N e F+T e praticamente nulo entre N+T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o aterramento deve estar um pouco longe do meu apartamento. Mas o que eu fiquei na dúvida é que a medição NEUTRO + FASE dá 126 e uns quebrados, e TERRA + FASE deu 127 quase 128! E daí, isso é sinal de que o aterramento está legal ou o que? Eu refiz a medição várias vezes, e deu sempre a mesma coisa.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos ver matematicamente.

VF - VN = 126V

VF - VT = 128V.

Veja o seguinte. Numa instalação trifásica não equilibrada, como é o caso de um prédio, onde os vários apartamentos monofásicos não equilibram a carga nas 3 fases, faz surgir uma elevação no potencial(tensão do neutro) em relação à terra(0V). Ou seja, considerando valores núméricos teríamos:

VF = 130V para a fase do seu AP(em teoria), pois pode variar bastante de valor.

VN = 4V(valor adotado para facilitar a matemática)

VT = 2V(NULO se não houvesse a resistência do cabo e o aterramento fosse ideal).

Pois bem, vejamos os números:

130 - 4 = 126V Tensão da Fase em relação ao Neutro.

130 - 2 = 128V Tensão da Fase em relação ao Terra.

Isto nos mostra uma das razões pelas quais não devemos ligar o terra do equipamento, ao neutro da rede AC. Pois assim fazendo, estaríamos submetendo o terra do equipamento a um potencial de 4V! Sujeitando ainda, à variações, provocadas pelo aumento do desequilíbrio nas fases, que refletirá no neutro e consequentemente, no terra do equipamento!

Caso o seu aterramento fosse melhor e/ou o cabo de interligação não apresentasse nenhuma resistência ao longo do caminho, provavelmente, essa diferença notada por você, tenderia a ser maior.

Sendo o neutro de melhor qualidade(potencial próximo de ZERO), quase não haveria diferença entre as medições efetuadas e assim:

VF - VN = VF - VT e

VN - VT >>>>tenderia à ZERO!

PS.

Ia me esquecendo da sua pergunta final:

O aterramento tá aceitável. O neutro é que tá com potencial acima do que deveria, devido ao desequilíbrio do circuito trifásico!

Em resumo, não há mais nada que você possa fazer, pois para baixar a tensão do neutro, só mesmo equilibrando a carga!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera... Tenho algumas duvidas a respeito do sistema de aterramento...

Em minha residência, tenho dois aparelhos elétricos, que gostaria de aterrar, um deles obviamente é o computador; outro é a geladeira, "Pois vive dando choque em todo mundo ahuiahauihauiha <_< ", gostaria de saber se são necessários dois terras semelhantes a este do tutorial, para dar conta do recado? Outra coisa; os terras têm que estar necessariamente o mais próximo possível da tomada? e se essa possibilidade não existe, como é o caso de minha casa, só há espaço para o terra nos fundos :( . Mais é isso aí. Obrigado pessoal! :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gostaria te tirar algumas dúvidas, aqui onde trabalho andaram colocando umas hastes com 1500mm e algumas foram até serradas ao meio :ahh: há alguma possibilidade destes aterramentos funcionarem corretamente ? andei medindo alguns N+T com valores entre 3 e 5 e outros com 0 e fico meio com dúvida nos que dão 0 pois não sei se foi feito um terra ou colocaram o N como terra. Se por acaso não colocarem um terra quando medir F+N=0 correto? Outra ocorrência aqui é muito N invertido com o F existe algum problema neste caso? quando checo a saída do estabilizador com o teste a luz acende no F é claro e no N e chega a dar 220 em vez de 110 que é o correto.

Aqui na cidade onde moro é 220v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!