Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telas de Boot em CD's


NIRVANA

Posts recomendados

Galera, encontrei 1 BUG, quando digito qualquer opção do Menu, é como se tivesse teclado a opção SAIR, e ele retorna pro DOS.

Exemplo, escolho a opção A Executar o FDISK ele parece q vai executar o comando, e volta para o DOS. Claro q já observei todos os caminhos, e todos estão corretos, ou seja mesmos Patchs. :help:

Me ajudem a muito tempo q não mexo em DOS, e Recordar é Viver....

Anderson, baixei o Ontrack, e como se usa ele, pois vem com a extensão .RAR???

E o AVG for DOS mencionado no início. Não conheço como faço a instalação pelo

DOS só for Win, se vocês conhecem, mandem o link. Fico devendo + essa.

Valeu galera!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pra Todos! :-BEER

Pessoal, eu tenho percebido algumas dificuldades com relação aos BAT's principalmente pra os principiantes em DOS, mas vamos verificar uns itens importantes pra não baixar o tesão de ninguém e talvez solucionar alguns problemas que impedem dos Bats rodarem em certas máquinas!

Por favor leiam com atenção!

- Estes menus de arquivos de Lotes são indicados para máquinas rodando o DOS, Windows 3.11 ou 9X.

Porque? Porque todos estes sistemas tem uma base em DOS REAL! Os sistemas com Kernel NT (NT, 2000, XP e 2003) Emulam uma janela de DOS e precisam estar configurados pra rodar aplicativos em 16 bits.

Como configurar ? É necessário incluir no XP ou 2000 dentro da pasta System32 dois arquivos que são o: Autoexec.NT e o Config.NT.

Abaixo estão eles listados ou Baixe-o aqui!

Config.nt

dos=high, umb

device=%SystemRoot%\system32\himem.sys

files=100

buffers=65

Autoexec.nt

@echo off

REM Instalar as extensoes CD ROM

lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe

REM Instalar o redirecionador da rede (carregar antes do dosx.exe)

lh %SystemRoot%\system32\redir

REM Instalar o suporte DPMI

lh %SystemRoot%\system32\dosx

SET CLIPPER=//F:200 //DYNF:8 //SWAPK:65535 //SWAPPATH:"C:\TEMP" //TEMPPATH:"C:\TEMP"

Obs. é preciso criar a pasta temp no C:\ (c:\temp)

Ok, pra rodar as opções do choice, ele precisa estar no mesmo local onde o arquivo de lote está rodando (seja este local o CD ou uma pasta qualquer)

Você não tem o Choice? Putz! Que sorte agora você tem!!! Baixe-o aqui!

É também necessário dizer que embaixo do 2000 e XP os efeitos de piscar as letras não funcionam, como eu disse antes é porque o XP emula a janela do DOS.

E como este tópico é de DOS eu não imaginava que usuários que não estejam com o DOS ou Windows antigos fossem se interessar, mas pelo visto muita gente se amarra eu uma tela modo texto né? Dá pra inventar umas telas invocadas e fazer bonito nos boots!!!

Pessoal publiquem igual ao Anderson as telas que criaram !!!!

Nós queremos ver como é que está ficando as criações de vocês!!!

Super abraços e amanhã eu trago mais novidades!

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aramis

Galera, encontrei 1 BUG, quando digito qualquer opção do Menu, é como se tivesse teclado a opção SAIR, e ele retorna pro DOS.

Exemplo, escolho a opção A Executar o FDISK ele parece q vai executar o comando, e volta para o DOS. Claro q já observei todos os caminhos, e todos estão corretos, ou seja mesmos Patchs.

Me ajudem a muito tempo q não mexo em DOS, e Recordar é Viver....

Anderson, baixei o Ontrack, e como se usa ele, pois vem com a extensão .RAR???

E o AVG for DOS mencionado no início. Não conheço como faço a instalação pelo

DOS só for Win, se vocês conhecem, mandem o link. Fico devendo + essa.

Valeu galera!!!

--------------------------------------------------------------------

Caro Aramis

Tudo que foi dito foi apenas exemplos, como nosso grande Jorge Barros postou, era exemplos, mais tudo beleza!!!

Vou postar um exemplo resumido do meu comando para abrir o FDISK

@ECHO OFF

PATH C:\BRUTO\BOOT

CLS

FDISK.EXE

B.BAT

Vou explica-lo

1º eu desativo o echo

depois eu coloco a pasta para os comandos C:\BRUTO\BOOT - esta pasta é a pasta que sera o disquete de boot para o meu BRUTO, mas esta pasta contem tambem varios outros arquivos que eu uso durante a execução do BRUTO

o camando CLS como todos ja sabem faz com que a tela seja limpada e finalmente abre o FDISK.EXE - lembrando que esse bat que eu coloquei de exemplo pode estar em qualquer parte do HD ou até mesmo no DISQUETE ou CD-ROM, não vai fazer diferença ja que setei uma pasta para ele procurar os arquivos, mas temos que colocar o arquivo FDISK.EXE dentro da pasta c:\BRUTO\BOOT, deste modo os problemas não aparecerão

bom acho que isso todos ja sabiam, mas as vezes é bom lembrar....

Sobre o ONTRACK é muito simples, como você disse ele está zipado em estesão .RAR, para descompacta-lo você precisa-rá do winrar, acho que você deve ter ai no seu pc certo? se você não tiver este programinha você pode baixa-lo AQUI , você deve descompacta-lo salvar em disco, lembrando que este programa só funciona em modo DOS, então você tetá que reiniciar o seu computador e inicialo em prompt de commando, ou dar boot por qualquer disco de boot, entre na pasta onde você descompactou o arquivo ONTRACK.RAR e digite DM, assim o programa se abrirá, e pronto, dai é só mexer....

sobre a instalação do AVG em modo DOS eu tambem não conheço

bom se ficou alugma duvida quanto a isso é só dizer

ATENCIOSAMENTE

ANDERSON T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dead God

DEPOIS O JORGE VAI RESOLVER O SEU PROBLEMA SOBRE OS EXECUTAVEIS PORQUE EU também não SEI... :D

------------------------------------------------------------------------------

kazzz

QUANTO AO SEU PROBLEMA DO FDISK, VOC TEM certeza QUE DIGITOU CORRETAMENTE OS CAMINHOS PARA O ARQUIVO FDISK.EXE ? POIS SE VOC ERRAR UM LETRA O COMANDO TODO SAIRÁ ERRADO...

ATENCIOSAMENTE

ANDERSON T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amantes dos .BAT's :-BEER

Ok vamos ao que interessa!,

Existiram muitos programas de compilar arquivos de lote, mas em geral eles não eram freeware e nem sempre funcionaram muito bem, há muitos anos atrás (diga-se uns 12 anos he,he,he... :rolleyes: ) eu consegui um compilador que funcionava bem e gerava um arquivo .COM de um .BAT.

Notem algumas limitações:

1- Os arquivos de lote são interpretados como se fossem via um Run-time externo, vou dar um exemplo, Um programa criado em Access de Banco-de-dados, é necessário o Access pra ele rodar né? Então, os comandos que colocamos dentro de um .BAT são chamados de COMANDOS INTERNOS DO DOS, são eles do tipo: IF, GOTO, MD, CD, RD, ECHO, CALL e etc...

Estes comandos estão na verdade dentro do COMMAND.COM que é o interpretador de comandos de sistemas baseados em DOS. (PC-DOS, IBM-DOS, MS-DOS, DR-DOS etc...) como um arquivo binário e compilado (.COM) só pode ter no máximo 64 kbytes, apenas os comandos básicos estão dentro dele. Os demais comandos como o; FORMAT, EDIT, DELTREE e etc... São chamados de COMANDOS EXTERNOS DO DOS, e na verdade são pequenos aplicativos independentes que ficam dentro da pasta do DOS ou Command dos Windows 9X, e eles tem é um identificador de versão que identifica a versão do command.com e se for de uma versão diferente ele não deixa o comando ser executado e retorna a mensagem de erro. (versão incorreta do DOS... Era uma maneira de evitar pirataria e obrigar a usar a versão mais recente...)

2- Como os arquivos de lote são interpretados, a alocação de memória de sua execução é gerencianda pelo sistema, e em geral não afetam em nada as tarefas do seu PC. Mas ao se compilar um .BAT existe aí um risco da alocação de memória dar um crash, isso porque estes compiladores são baseados em compiladores de linguagem C++ para DOS onde se declara todo o ambiênte de execução incluso o acesso a memória ram.

O porque que eu estou falando sobre isso? Porque em certos casos em que as rotinas dos arquivos de lote vão executar outros executáveis ex: Ontrack, DM e etc... é melhor encerrar a execução do arquivo de lote e depois chamar o programa a ser executado ok?

Tipo, não use o comando CALL pra abrir outro arquivo de lote em um .BAT compilado.

Eu sugiro que façam testes com as rotinas exaustivamente antes de compila-las porque nem todos irão funcionar 100% (por experiência própria) e se o .BAT já vai com bug, é pior de descobrir depois de compilado...

Vale a pena compilar os .BAT? Vai depender de sua aplicação, se isso vai proteger seu investimento e se você não confia em seus clientes e etc...

A meu ver, trabalhar sem compilar é melhor mas o compilador em certas situações tem grande utilidade e garante o seu investimento contra os ratos de idéias!

Como compilar? é bem fácil, use assim

TBAT ARQUIVO.BAT -----> Ele cria um ARQUIVO.COM (e preserva o .BAT)

Onde eu encontro o TurboBat? Putz que sorte Baixe-o AQUI!

Vamos compilar??? Manda brasa ahê rapaziada

Tem coisas que só o DOS faz por você!!! (parace slogan de Banco...)

Anderson, você já terminou a versão final de seu BootCD?

Olha só Anderson, como você gosta de coisas incrementadas e diferentes, existe também um programinha (outro he,he,he...) muito interessante que dá um efeito de scroll no texto e substitue o comando ECHO, ele é bem adequado pra ser exibido no final do menu, quando alguma tecla foi escolhida e o errorlevel já executou a subrotina, o nome dele é TYPO.COM e o ele explode a frase, palavra na tela (em seu tamanho normal) e dá um pequeno som no speaker (autofalante)

Ele foi desenvolvido pra máquinas mais lentas (486 e penthium) e nestas máquinas e aparece com um efeito mais lento, nos PC novos ele vai bem rápido!

Como utilizar o Typo?, Crie uma linha no arquivo de lote e nele, inclua o comando typo, e a frase a ser exibida.

Ex: TYPO Forum do Clube do Hardware - 2005

Onde eu encontro o Typo? Adivinha?

Não é necessário dizer que o typo.com tem que estar na mesma pasta do .bat né?

Pessoal eu volto com mais umas dicas!

Mas vamos zoar e testar as coisas Pessoal!

É pra funcionar tudo que foi explicado sendo que é preciso ter todos os programas que se quer rodar, declarar nos BAT's o caminho e pasta corretos, e o Choice, BE e Typo junto na mesma pasta dos BAT's!

Abraços

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera

aí jorge

cara é o siguinte, eu testei o tbat.com e eu até agora nâo to acreditando no que ele pode fazer... cara isso é d+, finalmente eu vou poder por coisas impressionantes nos bats e não vou precisar ficar me preocupando com ingraçadinhos....

mas teve uma coisa que eu não entendi o typo.com, cara eu usei ele, mas tipo, a unica coisa que ele fez foi centralizar o texto na tela... tipo eu usei assim

typo e ak vai todo o testo que eu quero

e dai esse testo só apareceu centralizado na tela...

bom sera que eu to usando corretamente? ou tem outras opções? usei o

typo /? e adivinha? não saiu nada!!!!

to usando corretamente? se tiver ainda outras coisas me fala!!!

e sobre o "bruto boot cd personal v3.0" eu ainda não terminei, eu to fazendo os bat´s ainda, falta algumas coisas, ainda mais agora, antes eu fazia 9 arquivos, mas agora eu vou faze tudo em um unico arquivo, vou usar "goto" e "if", não gosto do "call".. e ainda falta fazer os ".inf" das instalações dos windows, isso eu acho que só no final de semana que vou ter tempo pra mexe....

então é isso

atenciosamente

anderson t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigos - :-BEER

Pessoal, olha só eu achei um menu antigo que eu usava nos PC que eu vendia para o público que não manjava nada de DOS e após carregar o autoexec chamava este menu. Note que ele já está com a acentuação correta no Texto, os .BAT's usam a Tabela ASCII e o Windows é ANSI.

Se quiser Baixe-o Aqui!

menu2.jpg

Os orelhas sêcas que não manjavam nada-de-nada, adoraram tanto que muitos deles diziam que haviam tentado digitar MENU e outros PC (tipo no trabalho, escola ect...) como não aparecia nada eles diziam pros donos - O seu micro veio incompleto!, falta o programa MENU! No meu tem e é facinho!... :P:P

Ha,ha,ha... Eles achavam que tinha o MENU em todas as máquinas... Bons tempos aqueles!...

Ok, mas vamos ao que interessa!

Pessoal, mais alguns comandos do BE, porém estes são avançados e tem utilidades

em Backup ou tarefas diárias ou em intervalos de dias da semana.

BE WEEKDAY (usando a opção /DEBUG ele exibe o errorlevel, apenas pra teste)

Retorna o dia da semana respecitvo em errorlevel

1- Domingo

2- Segunda

3- Terça

4- Quarta

5- Quinta

6- Sexta

7- Sábado

BE MONTHDAY (usando a opção /DEBUG ele exibe o errorlevel, apenas pra teste)

Retorna o dia do Mês em errorlevel

1- dia 01

2- dia 02

.........

31- dia 31

As opções de telas e texto tem suporte pra 7 cores.

Cores utilizadas no BE nos comando Window, ROWCOL, BOX etc...

Branco = WHITE

Amarelo = YELLOW

Vermelho = RED

Verde = GREEN

Azul = BLUE

Ciano = CYAN (azul calcinha...)

Rosa = MAGENTA (rosa calcinha...)

Preto = BLACK

Anderson, com eu havia dito, o Typo foi criado pra máquinas com clock mais lento e provavelmente o efeito em PC's novos são meio imperceptiveis. Mas como é comum em várias cidades ainda existir muitos PC's velhos tipo em Farmácias que usam ainda sistemas em DOS, na hora do boot dá um efeito do tipo ECHO mas da esquerda-pra-direita!

E com relação ao Help (/?) não tem porque eu compilei ele com o DEBUG em um código da revista PC Magazine, de mil novecentos e bolinha....

Pessoal é isso aí, Abraços!

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jorge barros - valeu pelas dicas e pela explicação typo.com, mas aqui não vai dá para usa-las, já que as maquinas que eu mexo não são tão lerdas, mas valeu, acho que alguem pode ter se interessado... agora eu quero ve se voc consegue desvendar esse mistério...

ou qualquer outro que puder ajudar....

o meu problema é o seguinte

como todos que estão lendo o tópico sabem que eu estou fazendo o "bruto boot cd personal v3.0" ou simplesmente "bruto 3", e como vocs já viram minha tela de boot a opção 2 é a formatção rápida da unidade c: , mas uma vez eu vi aqui mesmo no Clube do Hardware um cara postando um comando e esse comando me interessou bastante e então resolvi testa-lo para ver se realmente funcionava, pois bem o comando é este

format c: /v:local /q /s < forma.txt

estou tentando fazer esse comando para que quando eu formatar a unidade c: o usuario não precise digitar o nome da partição e nem confirmar a formatação, mas ai tem um problema, eu já testei esse comando de tudo que tem jeito e adivinhem -> funciona <- mas só as vezes...

não sei o que pode ser, porque as vezes para de funcionar e as vezes funciona novamente, e tipo, no arquivo forma.txt existe simplesmente uma letra "s" ou "y", isso vai depender da linguagem do seu format.com, bom eu aqui já testei com o inglês e com o portugues, mas ambos não funcionam corretamente....

então eu lanço o desafio pra ver quem consegue fazer esse comando funcionar, ou se alguem já conseguiu fazer esse comando funcionar sem que desse erros as vezes...

---------

jorge barros - que voc acha que pode ser? ahhhhh e tipo, o meu "bruto 3" já está em fase de beta testes, já está queimado em um cd-rw aqui, mas está com alguns bugs ainda, estou corrindo todos, mas este do format não ta indo não...

acho que é só isso...

atenciosamente

anderson t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Grande Anderson! Você é o cara dos desafios!!!! :ahh:

Olha só, Todos os comandos críticos do DOS, TEM que retornar uma pergunta!

Isso é por segurança! Na linha de comando que você está criando eu vejo a possibilidade de um ou dois erros, então vamos lá;

No format as opções que você está usando são:

/V:LOCAL = Esta opção é o preset do nome do volume formatado, ou seja o nome do disco C: será LOCAL.

/Q = Opção de formatação rápida ---> Talvez aí tenha um erro! Note que a opção de formatação rápida só pode ser utilizada em partições semalhantes, ou seja se você usar esta opção logo após criar uma partição com Fdisk pode ser que ele não aceite e te retorne um erro com uma pergunta. Tipo eu acredito que se tentar formatar uma partição de FAT16 pra FAT32 (estou especulando)

Tipos de Partições em FAT (File Alocation Table)

FAT12 = Partição de Disquetes flexivel e DOS 3.3 ou anterior.

FAT16 = Partição de MSDOS, Win95 e Win98

FAT32 = Partição de Win98SE

/S = Transfere os arquivos de sistema (command.com, IO.SYS e MSDOS.SYS e DBLSpace.bin) Isso habilita a partição (ATIVA) a ser inicializável.

< FORMAT.TXT = É o mesmo que a opção NULL ------> Eu uso a opção NULL com o símbolo maior-quê (>) e você usou ele ao contrário assim: (<)

A função do NULL é gravar em um arquivo em ASCII, uma mensagem que seria exibida na tela, ou seja, ele captura o conteúdo da mensagem da tela para o arquivo NULL (pode ser qualquer nome...) por vários motivos, ou seja ocultar do usuário decisões arbitrárias para ele não interagir por ser algo crítico ou mesmo esconder algum comando por sigilo.

Eu ainda acho que você podia usar a opção /Y que é a que responde o YES ou SIM para o comando, não importa se a versão do DOS é em inglês, porque o /Y é aceito mesmo em inglês por qualquer idioma.

Tipo você lembra da opção /Y do DELTREE ou mesmo do DEL?

A opção do NULL tem que ser direciona para um disco que possa ser escrito senão ele pode devolver o erro pra tela. Como o CD é read-only pode ser que dê pau...

Olha só rapá depois de terminar este seu Super Hyper Menu do Nirvana, publica ele hém velho?!? Eu quero testar daqui e depois que terminarmos bem terminado estes temas de Menus em DOS, vamos discutir Menus pra Windows e Autorun.inf e os cambau!!!

Olha só os .INF dos instalador dos Windows também publica ahê velho!!!

Forte abraço!

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz o Jorge.....

Meus amigos, amantes dos Batch`s........ :-BEER

Tenho tido muito trampo aq, mas sempre que posso, vou criando a minha tela do CD, Jorge valeu!!!!! você tira cada uma lá do fundo do Baú, parece até o SS :D a muito tempo q não mexo em Batch`s, DOS e confesso estou matando saudades.... e não conhecia tantos recursos. praticamente todos estão funcionando, :palmas: só falta ajustar alguns detalhes, como os Patch e etc.....

Valeu galera, continuem testando, vale a pena qualquer dúvida eu posto aq!!!!

Fui!!!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JORGE BARROS

CARA, VALEU PELAS INSTRUÇÕES... como UMA PESSOA PODE GUARDAR TANTAS COISAS NA CABEÇA? :D VALEU MESMO!!!

tipo VOC TAVA VENDO AS POSSIBILIDADES DE ERRO PRA MIM NÉ? MAS tipo, EU JA TINHA VISTO TUDO ISSO...

1º EU ESTAVA BUTANDO POR DISQUETES PARA EU PODER FAZER AS ALTERAÇÕES SIMULTANEAMENTE QUE AS IDEIAS IAM SAINDO, É BEM MELHOR!!!

2º O HD ESTAVA FILÉ E AS PARTIÇÕES TAMBEM...

AHHH TO COM PREGUIÇA DE ESCREVE TUDO O RESTO, você JA DISSE TUDO MESMO, NÃO VAI ADIANTA EU FALA NADA... MAS tipo, PODE PARECE DOIDERA MAS TUDO QUE VOC DISSE NÃO ERA.... não TO DIZENDO QUE VOC DISSE COISAS ERRONIAS, NÃO É ISSO, SÓ SEI QUE O PROBLEMA FOI RESOLVIDO COM UM NOVO BOOT E PRA FALA A VERDADE EU NEM QUERO MAIS MEXE NESSE COMANDO, PORQUE O QUE ELE JA ME DEU DE DOR DE CABEÇA

:muro: NÃO É BRINCADEIRA...

FOI MUITO UTIL ESSE ULTIMO POST, CARA VALEU MESMO, CABEI DE APRENDE NOVAS COISAS, BOM EU não SABIA DO "NULL" E DO /Y NO FORMAT, MAS DO RESTO JA TINHA UMA NOÇÃO, EU SÓ NÃO SEI SE vou deixar DO JEITO QUE você TA FALANDO, porque JA TA FUNCIONANDO CORRETAMENTE... NOSSA É TÃO LINDO VER O COMMANDO FUNCIONANDO CORRETAMENTE, ELE FORMATA SEM APERTAR NADA, TÃO LINDO DE SE VER.... :D

NOSSA AGORA EU JA ESTOU ME ANIMANDO MAIS AINDA, MENU DE WINDOWS... NOSSA CARA ISSO DEVE SER MUITO louco PRA FAZER... NÃO VEJO A HORA DE COMEÇARMOS...

TA EU NÃO IRIA POSTAR O MEU MENU AQUI NÃO, MAS JA QUE VOC FALOU EU POSTO ELE AK ASSIM QUE ELE ESTIVER PRONTO... O "BRUTO 3" JA ESTÁ + OU - 85% PRONTO, SÓ TA FALTANDO EU TERMINAR ESSE MENUZINHO...

CARA, MAS AGORA AS COISAS ESTÃO MUITO DIFICEIS, EU não TO TENDO TEMPO PARA MEXER COM OS .INF DO WINDOWS, CARA EU CHEGO EM CASA AS 23:45 DA NOITE E SAI AS 7:20 DA MANHÃ, NÃO DA TEMPO DE FAZE NADA, HOJE EU JA FIQUEI O DIA TODO mexendo COM O "BRUTO 3", CARA TA FICANDO MUITO louco.... DAI QUANDO ELE ESTIVER PRONTO EU MANDO TUDO ZIPADO, AHHAHA tipo, EU VOU MANDAR COMO MENU.COM... HAHAHAHAH... JA TO USANDO O TBAT.. MUITO BOM....

AGORA VEM AS PERGUNTAS :palmas:

tipo QUANDO EU DIGITAR NO DOS

MENU /?

como faz PRA APARECER UM ESQUEMINHA DE AJUDA...

NA VERDADE EU QUERO FAZER O SIGUINTE

QUANDO UMA PESSOA USA D+ O "BRUTO 3" E JÁ SABE AS OPÇÕES DO MENU EU QUERO POR UMA OPÇÃO DE QUANDO UMA PESSOA DIGITA ALGO tipo ASSIM..

MENU 2

DAI tipo, O COMMANDO JA EXECUTA A SEGUNDA OPÇÃO DO MENU

VOC ENTENEU? COMO faz ISSO?

CARA NO mIRC EU TAMBEM PROGRAMAVA, E NO mIRC EU USARIA UM COMANDO ASSIM

ALIAS MENU {

GOTO $1-

:1

:2

}

E ASSIM POR DIANTE, MAS tipo NO DOS PRA FALA A VERDADE EU AINDA NÃO TESTEI MAS ACHO QUE NÃO DÁ PRA FAZE DESSE JEITO!!! EU ACHO QUE TEM COMO FAZER DE OUTRO... VOC SABE como FAZ ISSO?

ISSO também SERIA MUITO INTERESSANTE não É MESMO?

BOM ESTOU INDO POR AQUI

ESPERANDO RESPOSTAS

ATENCIOSAMENTE

ANDERSON T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos os Viciados em Batchs!!! :-BEER

Esse é o meu amigo Anderson! O cara viaja e inventa cada uma...... :palmas:

Olha só, Vamos ver se eu entendi o que você quer...;

1- Você precisa compilar 2 ou 3 batchs dentro de um só do tipo se você digitar:

Menu 1 - (menu espaço 1) abra um menu de formatação (exemplo...)

Menu 2 - Abre o um menu de utilitários (exemplo...)

Menu 3 - Abre um terceiro menu de aplicativos etc...

Menu ? - Abra uma tela de ajuda e dicas

2- E tudo isso dentro de apenas um arquivo .COM (compilado) é isso??? :blink:

Se for é possivel SIM!!! :rolleyes: Mas nós vamos precisar de outro aplicativo super especial que eu preciso procurar (do fundo do Baú!...)

Confirme se é isso OK? Se for eu já posso adiantar o seguinte:

1- Crie as telas (sejam elas quantas forem 2 ,3 ou 4...) cada uma separada em seu .BAT, incluso crie um .BAT explicando as opções dos menus (um help) e salve-a como ?.BAT OK?

2- Compile todos .BAT com o TBAT cada um separado em .COM.

E o resto eu falo depois, porque eu preciso procurar um disquete no meio de milhares .... :wacko: Mas fique tranquilo que eu acho!!!

Ô Moleque você é f.o.d.a.!!! Você só inventa desafio!!!! :D

Confirme estas opções acima que dá pra deixar o seu Menu no padrão INDUSTRIAL!!!

Abraços!

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRANDE JORGE BARROS!!!!

O CARA entendeu PERFEITAMENTE O QUE ESTOU QUERENDO...

É ISSO MESMO QUE EU ESTOU QUERENDO, PODE deixa QUE EU vou FAZER OS .BAT´s SEPARADOS E TRANSFORMA-LOS EM .COM´s ISSO VAI ME DAR UM TOTAL DE 9 BAT´s E MAIS O .BAT DE AJUDA...

PODE deixa E EU ESTOU AGUARDANDO, O MEU "BRUTO 3" VAI FICAR D+

ATENCIOSAMENTE

ANDERSONT .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pra todos Malucos por DOS! :-BEER

Galera, Anderson, P.u.t.z! Este tópico tá só paulera!!!

Olha só eu achei o software que eu estava procurando que dá pra fazer uns coisas bem maneira

com seus .BAT compilados com o TBAT.

Este programa é um soft do tipo Library Container (Tipo um repositório) onde você consegue

criar um ARQUIVO.COM com vários arquivos .COM internamente! Tipo ele engole os arquivos e

pra chamar basta digitar o nome dele mais o arquivo que está dentro!

Ex: Se você incluiu dentro dele o arquivo menu.com , então o comando seria o seguinte:

Prog menu (Prog é o nome do container, e menu é o programa interno adicionado)

Ok, vamos aos detalhes, o nome deste programinha chapado é XEQ, e ele é um arquivo XEQ.COM

e para utiliza-lo é bem simples.

XEQ /? - Ajuda/Help

XEQ /L - Lista o conteúdo adicionado dentro dele

XEQ /A - Adiciona um arquivo .COM para compor sua libray.

XEQ /D - Apaga um arquivo .COM adicionado dentro dele

xEQ /E - Extrai um arquivo .COM adicionado dentro dele

Basicamente ele inclui dentro de apenas um arquivo, vários arquivos .COM (incluso o Choice.com)

mas existem restrições!

1- Ele não aceita arquivos LinkEditados .EXE (Cabeçario MZ) apenas .COM (Binários Compilados)

2- O Tamanho Maxímo de um arquivo .COM é de 64 Kbytes, ou seja, além dos 6 Kbytes do próprio

XEQ, ele só adiciona mais uns 57 ou 58 Kbytes de arquivos .COM dentro dele!

Então este aplicativo só é indicado para pequenos arquivos .COM, tipo arquivos de lote compilados!

3- Eu havia comentado que poderia ser utilizado o caracter (?), MAS NÃO PODE! estes caracteres são exclusivos

para o sistema operacional. Para isso crie um arquivo de lote com o texto da ajuda e salve-o como

ajuda.bat ou mesmo help.bat, compile-os em help.com. Pra usar basta usar assim

XEQ help

Ok, mas deixemos os detalhes pra depois, baixem o XEQ aqui! e alguns .BAT pra teste, basta compila-los com

o Tbat, e depois inclui-los no XEQ e por fim renomear o XEQ (com os arquivos) para MENUS.COM. baixem os BATS aqui!

Daí usem assim:

MENUS AJUDA = Uma ajuda pro usuário

MENUS HELP = Igual ao acima

MENUS UM = Carrega o menu UM.com

Obs. Coloque o Choice dentro do XEQ também!

É isso aí! Vamos por mãos na massa e inventar???

Boa sorte e comentem!!!

Abraços a todos!

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ISSO aí JORGE BARROS FIZ O DOWNLOAD DO ARQUIVO MAS EU NÃO vou PODER TESTAR AGORA, QUANDO EU ESTIVER COM RESULTADOS MAIS COMPLETOS EU POSTO AK

EU FIZ ALGUMAS MODIFICAÇÕES NO MEU .BAT (POR ENQUANTO É .BAT) ESTOU mexendo MUITO NO BAT ACHI, NA AREA GRAFICA NÃO TO MEXENDO MUITO, ESTOU MEXENDO NOS COMANDOS, PARA QUE DE TUDO CERTO SEM CONFLITO, DEPOIS EU POSTO UMA SHOT NOVA DO MEU MENU.BAT, FIZ ALGUMAS ALTERAÇÕES MAS NÃO SEI SE VOU FAZER MAIS ALGUMAS (ALTERAÇÕES VISUAIS) MAS AGORA COM certeza EU VOU USAR O "XEQ.COM" ACHO QUE VAI FICAR MUITO BOM ESSE MENU ASSIM QUE FICAR PRONTO

MAS É ISTO AI, VALEU MESMO

VALEU JORGE BARROS O DEVORADOR DE .BAT´s :P

ATENCIOSAMENTE

ANDERSON T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera!!!!!!!

Maluco!!!!! esse tópico tá a maior pauleira, :ahh: como falei antes, estes umtimos dias to cheio de trampo aq, mas em breve, tarei publicando minhas telas ak!!!

JOrge, de onde você consegue tudo isso??? Tem programinhas q eu nunca ouvi falar, mas vivendo e aprendendo!!!

Saudações aos amantes dos Batch`s

Abraços a todos!!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRANDE JORGE BARROS

GRANDE GALERA TAMBEM

JORGE TO COM A SEGUINTE IDEIA

COMO DISSE EU ESTOU FAZENDO UM MENU louco, E tipo, EU QUERO QUE ELE FIQUE DO JEITO QUE EU ESTOU PENSANDO

VE SE voce CONSEGUE ENTENDER

ESTOU QUERENDO FAZE UMA LINHA NO FINAL DO MENU, PRA SER MAIS EXATO NA PENULTA

E NESSA LINHA EU ESTAVA QUERENDO POR AS SEGUINTES COISAS

EU não SEI SE TEM COMO, MAS EU ESTOU QUERENDO POR ISSO AK

A DESCRIÇÃO DO HD, TAMANHO, PARTIÇÕES (QUANTIDADE) - QUANTIDADE DE MEMORIA - CLOCK DO PRECESSADOR

CARA EU TIVE ESSA IDEIA MAS não SEI SE TEM COMO POR, MAS tipo, O HD EU PRECISO SABER PELO MENOS SE TEM ALGUM DETECTADO...

tipo, QUANDO O CD É BOOTADO EU QUERIA QUE O MENU IDENTIFICASSE UM HD, ISSO PRA MIM FAZER ALGUMAS CONFIGURAÇÕES DE COMPARAÇÕES, CARA SE EU CONSEGUISSE FAZE ISSO O MENU IRIA FICAR MUITO MAIS MASSA...

ALGUEM entendeu O QUE EU QUERO? ACHO QUE DEU PRA TER UMA ideia NÉ?

A PRIORIDADE DAS COISAS QUE EU QUERO É A SEGUINTE

SE EXISTE ALGUM HD LIGADO AO PC, SE EXISTIR MOSTRAR, DESCRIÇÃO, TAMANHO E PARTIÇÕES (QUANTIDADE) - TAMANHO DA MEMÓRIA - CLOCK DO PROCESSADOR

É ISSO aí QUE EU TO QUERENDO, ACHO QUE DESSA VEZ EU EXAGEREI NÉ?

MAS É ISSO aí

ATENCIOSAMENTE

ANDERSON T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Anderson me velho, você cheirou cola???? :tantan:

Ok, :P falando sério!, O que você quer NÃO se pode fazer em Batch!

Nem se eu fosse fera em C++ iria conseguir isso, talvez em Assembler...

Mas isso aí já vai fugir do tópico sobre Batch! Ou seja, abordar como fazer as telas, scripts, compilar os Batchs, ou inclui-los em um menu.

O que você quer é um aplicativo qualquer dentro deste menu, que faça o que você quer, seja ele o DM, Ontrack e etc...

Mas não vamos perder o foco né?

Não importará muito o que o menu vai chamar, porque cada um irá colocar o aplicativo que desejar, e modifica-lo a seu gosto. Mas os comandos de lote é o que ser pode modificar. E foi isso que nós nos propusemos a fazer né?

Juntamente os scripts .INF também são de certa forma Batch's e isso é também interessante discutir.

Eu creio que o que você vai precisar, pode ser conseguido com o Partition Magic 8.0 versão de DOS, ele vai te abrir uma tela informando o tudo sobre a partição e HD's disponíveis, mas como eu disse, isso é apenas outro aplicativo que o menu irá executar...

Mas o mais importante é dividir e publicar os .INF e os .BAT para que cada um modifique e aplique em sua própria necessidade, incluso estes que você está fazendo!

Ok, meu amigo?

Quando você publica o seus Menus?

Abraços

Jorge Barros - B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!