Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Lestak

Pra que servem aquelas "resistências"

Recommended Posts

Estive notando que a maioria das placas-mãe tem perto do socket uns componentes que parecem resistências. Algumas tem perto dos slots de memória também. Enfim, pra que servem?

Aqui uma imagem pra refrescar a memória...

http://lestak.sites.uol.com.br/socket.jpg

Se não abrir é só dar um "atualizar" ou colar em outra janela.

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não são resistores, são bobinas (indutores). Servem para, em conjunto com os capacitores, filtrar a tensão que vai para o processador.

Por filtrar, entenda-se eliminar as oscilações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida, no caso ela não evita as oscilações, simplesmente desviam toda corrente alternada (que é formada por oscilações), pra fazer com que so entre no processador corrente contínua.

Estou certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só filtra a tensão que vai para o processador, que é fornecida pelos reguladores de tensão da placa mãe. Estes reguladores, que se parecem com transistores de potência, mas, na verdade são CIs, também ficam próximos ao soquete do processador. Eles transformam a tensão de +5v ou +12v nos 1,5v, 1,6v, etc... usada pelo processador. Os capacitores e indutores servem para manter constante o valor desta tensão, respondendo às variações extremas e repentinas de consumo do processador, eliminando, também, o ripple, que é a variação frequente da tensão contínua. O termo tensão alternada não se aplica, pois, é tensão contínua flutuante.

Meus conhecimentos são apenas superficiais neste assunto (aliás, como em todos), portanto, por favor, corrijam meus erros.

Edit:

Apenas a título de curiosidade, vocês já imaginaram o trabalho árduo destes reguladores de tensão da placa mãe?

Eles tem que fornecer uma tensão de 1,5v, por exemplo, sob uma corrente que pode variar de 5A até 40A em questão de fração de segundo. :ahh:

40A é a corrente que um chuveiro elétrico consome. :devil:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consegui abrir as fotos, mas se são as bobinas mesmo, a explicação está correta...

Elas, em conjunto com os capacitores, estabilizam a corrente entregue ao processador e outros componentes.

Mas como foi falado, realmente é um troço maluco a corrente com a qual esses reguladores trabalham... Dizem que os P4 de 3.6Ghz consomem 115W, o que em 1.3V significa uma corrente de 88A! Isso é corrente pra caramba, realmente um chuveiro trabalha em média com 30A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×