Ir ao conteúdo

Instalacao de HD SATA no XP

clapinto

Posts recomendados

Postado

Um amigo me falou que o XP não tem suporte para HDs SATA. Parece que é necessario preparar um disquete com informações que vem no material da placa-mãe antes da instalacao. Durante a instalacao, parece que o XP pergunta se o usuario ira instalar HDs SATA (ou outros perifericos que ele não da suporte) e, em caso positivo, pede esse disquete.

Esse amigo não soube me dar maiores detalhes sobre como preparar esse disquete e como fazer a instalacao, mas apenas falou de algo que ele havia ouvido de um conhecido.

Alguem poderia me explicar melhor como seria o passo-a-passo para fazer essa instalacao?

Minha configuração é:

Pentium IV 2.8 HT

ASUS P4C800E deluxe

1 Gb de Memoria Dual Channel

HD SATA 80 Gb

HD SATA 120 Gb 8Mb cache

MSI NVIDIA Geforce FX5200 TD128

cd-ROM LG

Gravador de DVD-ROM LG

Obs: A formatacao dos HDs tem que ser NTFS para trabalho com edicao de video.

Valeu.

Pinto

Postado
Postado Originalmente por clapinto@06 de abril de 2005, 20:01

Um amigo me falou que o XP não tem suporte para HDs SATA. Parece que é necessario preparar um disquete com informações que vem no material da placa-mãe antes da instalacao. Durante a instalacao, parece que o XP pergunta se o usuario ira instalar HDs SATA (ou outros perifericos que ele não da suporte) e, em caso positivo, pede esse disquete.

Esse amigo não soube me dar maiores detalhes sobre como preparar esse disquete e como fazer a instalacao, mas apenas falou de algo que ele havia ouvido de um conhecido.

Alguem poderia me explicar melhor como seria o passo-a-passo para fazer essa instalacao?

Minha configuração é:

Pentium IV 2.8 HT

ASUS P4C800E deluxe

1 Gb de Memoria Dual Channel

HD SATA 80 Gb

HD SATA 120 Gb 8Mb cache

MSI NVIDIA Geforce FX5200 TD128

cd-ROM LG

Gravador de DVD-ROM LG

Obs: A formatacao dos HDs tem que ser NTFS para trabalho com edicao de video.

Valeu.

Pinto

Dentro do CD_ROM que acompanha a Motherboard ASUS, tem um arquivo chamado MAKEDISK.EXE.

Faça o seguinte:

Coloque um disquete em branco no drive "A".

Clique 2 vezes em cima do arquivo MAKEDISK.EXE e ele irá gravar um arquivo no disquete que está no drive "a"

Quando você for instalar o seu Windows XP, ele irá perguntar se você irá instalar o drive SATA. Aí você aperta a tecla "F6", o Windows irá carregar o arquivo que está no disquete que você acabou de criar. Ele lerá o arquivo e proseguirá com a instalação normalmente, só que agora reconhecendo o drive SATA.

Se você tiver qualquer dúvida, poste aqui novamente que eu tentarei uma maneira de explicar mais detalhadamente, ok ?

Boa sorte !!!! :palmas:

• 2 anos depois...
Postado

Boa tarde!!!

Caros amigos, estou tentando fazer uma instalação do WinXP SP1, em uma placa-mãe Phitronics Model: k8V800-M, Mas sempre dá um erro quando eu tento carregar os drivers para instalar o HD Sata. O erro que esta dando atualmente é este: O arquivo RAID\winxp\\viamraid.sys causou um erro inesperado (18) na linha 2108 em d:\xpsp1\base\boot\setup\oemdisk.c.

O que pode estar acontecendo e como eu devo proceder para resolver este problema?Se alguem tiver alguma sugestão de como resolver o meu problema e puder me ajudar ficarei muito grata.

OBS: Placa mãe: Phitronics K8V800-M - HD SAMSUNG 160GB

PERGUNTA: Quais arquivos devem constar no disquete?

Aguardo resposta urgente!!!

Postado

Pode-se tentar usar um pendrive ao invés de um disquete para fornecer os drivers ao intalador do Windows. A placa-mãe deve suportar esse recurso.

Alguns pendrives tem uma formtação diferente. Use um utilitário de formatação da HP (Use por sua conta e risco). Já usei, assim, como muitos usaram e nada demais aconteceu ao pendrive.

O utilitário HP USB Disk Storage Format Tool pode ser baixado aqui:

http://downloads.pcworld.com/pub/new/utilities/peripherals/SP27608.exe

(No site da HP não achei, eles tiraram do site. Pode baixar, a pcworld é confiável)

O utilitário HP USB Disk Storage Format Tool serve para tornar o pendrive "bootável" para o ambiente DOS. Entretanto, na hora de formatar você não precisa copiar os arquivos de boot do DOS para o pendrive. Apenas os arquivos do driver SATA.

Segue os passos durante a instalação:

OBS: Coloque o pendrive antes mesmo de dar o boot no computador.

Dê boot pelo CD.

No rodapé da página irá aparecer escrito: "Pressione F6 se precisar instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros...".

Tecle F6 e aguarde até surgir uma tela em que verá escrito:

"Insira o disco com a etiqueta Disco de suporte do hardware fornecido pelo fabricante na unidade A:

Pressione ENTER quando estiver pronto"

Ao dar o ENTER, se a instalação conseguir acessar o pen (dá para ver pois o led, se tiver, do pendrive fica piscando). A seguir provavelmente aparecerá na tela uma lista de drivers para vários sistemas operacionais (windows 2000, XP, 2003, Vista). Selecione o driver para XP e tecle ENTER.

A próxima tela mostrará o driver a ser carregado e a opção de carregar drivers adicionais. Apenas tecle ENTER novamente para prosseguir a instalação.

-------------------

Outra maneira, é integrar os drivers ao CD de instalação do windows.

No link abaixo tem tutorial de como usar o N-lite para integrar os drivers SATA ao CD de instalação do Windows XP

http://www.guiadopc.com.br/2005/04/15/windows-xp-personalizado-com-o-nlite/

Use apenas a opção de Integração de Drivers e de criar Imagem ISO auto executável. As outras coisas não precisam.

Ao final o próprio N-lite irá gravar o CD customizado do Windows XP (não esqueça de colocar um CD novo para gravar).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!