Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HELP - Processador para CAD e 3D


leo_neves7

Posts recomendados

Ola pessoal !!

Estou querendo montar um micro TOP para trabalhar com AutoCad(2D) e Unigraphics (3D) na empresa em que trabalho. Segundo o que andei lendo por aqui, para este tipo de aplicação o Pentium é mais recomendado e poderia estar rendendo um pouco mais.

Apesar do AMD ser melhor em outros aplicativos, economizar energia etc, etc, etc, não vai importar muito. Acredito que o Pentium pode ser a melhor opção.

Se alguém puder me indicar uma configuração bacana eu agradeço muito:

Motherboard + Processador + DDR2 + Fonte + cooler + video

Gostaria de ressaltar que não vou querer nada que brilhe, pisque ou etc.

:D "Inicialmente" o valor a ser gasto não importa muito :D

Valeu

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que pelo que andei lendo, o A64 esta rendendo mais para Games.

Hoje usamos Workstations da DELL aqui, mas acho que poderiamos ter algo melhor. Só que como estou querendo lançar uma nova ideia por aqui estou atrás de praticamente 100% de sucesso !!! Pois também não quero me queimar !!

Esses caras abaixo me chamaram atenção atenção:

P4 - 3.4GHZ - 800 MHZ - HT

HD SATA - 200 GB - SEAGATE - SATA/150

Agora eu estou pensando em uma boa placa de vídeo, mas aqui assim como a preferência é por INTEL, as placas de vídeo nVidia também são muito bem vistas, aliás só elas são vistas. :D

Bem mas para isso ai em cima eu gostaria de uma ideia de uma boa Motherboard, preferencialmente que aceite DDR2.

De qualquer forma também aceito sugestões para o vídeo.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara vou fazer duas configs pa você escolha a que preferir:

A64 3800+

MSI K8N Neo4 Platinum

1GB DDR400 Corsair, Geil, OCZ, Kingston

ATI Radeon X800*

Pentium 4 550 3.4 Ghz

Asus P5ND2-SLI Deluxe (Lançamento Nforce4)

Asus P5AD2-E Premium

1GB DDR2-533 Corsair, Geil, OCZ, Kingston

ATI Radeon X800*

*Se você quiser uma placa super top troque a PV por uma X850XT Platinum (verifique o custo x benefício)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops... :palmas:

agora ta tomando rumo!!

Agora sabe-se lá em quanto isso vai parar ..$$$$$

Ainda temos a questão da placa ser nVidia :muro:

Mas vou ver a 6800GT que o amigo JUAREZSR indicou

e ja dei uma olhada e acho que vai ser uma boa opção, apesar de um preço bem salgado...

Mas beleza...Então por enquanto temos !!!

Pentium 4 550 3.4 Ghz

Asus P5ND2-SLI Deluxe (Lançamento Nforce4)

1GB DDR2-533 Corsair, Geil, OCZ, Kingston

HD SATA - 200 GB

Nvidia 6800GT

Esse P4 é **HT** ??????

PODEMOS COLOCAR 2 GB aqui ?????????

:-BEER

VAleu 477 ... pessoal...

té mais !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leo_neves7@08 de abril de 2005, 08:09

Ops...  :palmas:

agora ta tomando rumo!!

Agora sabe-se lá em quanto isso vai parar  ..$$$$$

Ainda temos a questão da placa ser nVidia  :muro:

Mas vou ver a 6800GT que o amigo JUAREZSR indicou

e ja dei uma olhada e acho que vai ser uma boa opção, apesar de um preço bem salgado...

Mas beleza...Então por enquanto temos !!!

Pentium 4 550 3.4 Ghz

Asus P5ND2-SLI Deluxe (Lançamento Nforce4)

1GB DDR2-533 Corsair, Geil, OCZ, Kingston

HD SATA - 200 GB

Nvidia 6800GT

Esse P4 é **HT** ??????

PODEMOS COLOCAR 2 GB aqui ?????????

:-BEER

VAleu 477 ... pessoal...

té mais !!

Sim o Pentium 4 550 é 3.4Ghz HT e usa o socket 775.

Sim 2GB é possível ( 4 x 512MB ou 2x 1024MB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: A 6800GT é uma excelente placa de video, a memória prefira uma das marcas que nosso amigo falou. (Kingston, Corsair, etc...). A placa mãe, sou fã das Abit, que considero muito melhor que a Asus. mas aí vai de cada um. Pode comprar 2 pentes de 1GB cada. Já conhece lojas com bons preços? tem a Pirainfo, mas o problema lá é que você tem que pagar e só depois eles enviam as peças. Como seu caso é empresa, pode não ser uma boa opção. Conheço outras com bons preços, qualquer coisa envie um e-mail. os melhores preços são sem nota. Um abraço e boa sorte.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Leo, depende o tipo de tarefa, mas os dois items mais importantes são o processador e a placa de video. Uma máquina dual ajuda pouco ou nada, pelo que me lembro o ACAD não tem otimização significativa para multiprocessamento, e pelo menos o bench oficial da autodesk não mostra ganho algum.

Ai um teste recente, com o Opteron (o mesmo que o Athlon 64 FX) versus o Xeon novo (mesmo core do prescott):

http://www.tecchannel.de/hardware/1441/ima...0016081_PIC.gif

Tem outros testes mais antigos, com versões anteriores do ACAD e não muda muita coisa.

você precisa é ter uma boa quantidade de RAM e uma placa de video boa.

Não sei as novas ATI, mas ATI sempre foi muito fraca para trabalho profissional. Até as FireGL não acompanham uma Quadro de mesma geração.

você deveria pesquisar sobre isso, mas em geral essas placas profissionais tem drivers otimizados e em determinadas aplicações são muito mais rápidos. Muita gente compra uma Geforce que permite modificação via software (rivatuner) para a Quadro, pois isso é a solução mais barata e eficiente que pode ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

Acontece o seguinte, na verdade o CAD não é o problema.

Usamos o UniGraphics aqui para desenhos em 3D. E esse sim, esse cara pede muuuito das maquinas.

Referencias sobre o UniGraphics.

http://www.ugs.com/products/nx/styling/integration.shtml

http://www.ugs.com/products/nx/design/

E na sexta ja comecei a largar algumas cotações e AQUI ESTÃO:::

***Configuração A ---- DUAL XEON***

2 CPU INTEL 604P XEON 3.06GHZ BOX 533MHZ 1MB CACHE1 MB XEON DUAL ASUS PC-DL DELUXE S/R 4 SATA

2 Memórias de 1 Gb - DDR -400 Mhz - ECC

1 HD de 120 Gb Serial ATA Seagate

1 Floppy de 1.44 Mb -Preto

1 Gravador de CD-RW 52x32x52x / DVD-ROM 16x

1 Placa de Vídeo PROLINK - GeForce6800GT - 256 MB - AGP/DH/TVout

1 Gabinete Leadership

1 Teclado Preto MTEK ABNT2 - PS2

1 Mouse Óptico Preto Leadership PS2

=============

Valor da Configuração A..........................................R$ 10.655,66 :cry:

*** Configuração B ***

1 CPU INTEL Pentium 4 3.4 Ghz BOX 800MHZ HT 1MB CACHE 1 MB

1 P4 775P 800M MSI 925XE NEO PLAT.54G

2 MEM DDR2 1024MB 533MHZ PC4200 ORIGINAL

1 HD de 120 Gb Serial ATA Seagate

1 Floppy de 1.44 Mb - Preto

1 Gravador de CD-RW 52x32x52x / DVD-ROM 16x (COMBO)

1 Placa de VídeoPCI EXP. 256Mb EVGA GF 6800GT DH/TVout

1 Gabinete Leadership Gamer X Transformer

1 Teclado Preto MTEK ABNT2 - PS2

1 Mouse Óptico Preto Leadership PS2

Valor da Configuração B.........R$ 8.600,55 :goff:

****************************************************************

Essa foi a primeira que recebi e infelizmente por ter que ser tudo com nota o

cara me disse que fica um pouco mais caro mesmo.

Vou ter que cotar em outros lugares....... :help:

Mas o que ainda me atormenta é fazer a escolha ideal para a placa de vídeo...

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala cara, eu tb mexo com 3D, mexo no programa Softimage XSI e no 3D Studio Max, e tb estou montando uma máquina pra mim agora.

A minha maior dúvida é a mesma q a sua, qual processador pegar...

Por pesquisas minhas por enquanto o Pentium4 tá ganhando do Athlon 64 em velocidade, em pesquisas q achei na net!

http://www.tomshardware.com/cpu/20040106/a...64_3400-33.html

Ai o link de um teste q achei.

Em relação a placa de video, eu to com minha preferência na ATI Radeon 128Mb (256bit), ela custa em torno de 950 reais!

Por enquanto a máquina q quero montar é essa!

ASUS P4 P4P800-E DELUXE 800FSB SOM/REDE SATA BOX R$ 464,02

ATI RADEON 9800 PRO 128MB DDR 8X TV/DVI (256Bits) BBA BOX R$ 946,56

PENTIUM IV - 3.2GZ 1MB 800FSB 478PIN BOX R$ 928,05

MUSHKIN 1GB (2x512MB) DDR400 PC3200 DUAL R$ 588,12

HD MAXTOR 80GB 7200RPM ATA 133 R$ 258,03

GRAVADOR DVD LG DUAL LAYER GSA-4163B OEM R$ 299,90

DRIVE 3/5 1.44MB R$ 27,53

TECLADO MTEK PS/2 R$ 22,12

MOUSE MTEK OPTICAL USB R$ 43,58

Gabinete 4 baias, Fonte de 450 watts R$ 120,00

MONITOR LG 700P FLATRON 17 R$ 665,14

Esses preços eu vi no site do www.umpoukodetudo.com.br ... ainda pesquisei pouco o preço geral deu em torno de 4360 reais!

Sei q o ideal seria eu por 2Gb de memória, mas as condições financeiras hoje não vai permitir, e isso vou por mais tarde mais 1Gb. E o HD pra mim acho q 80Gb é de bom tamanho! Nunca consegui lotar o meu de 40Gb!

Espero ter ajudado, e de dicas tb, porque ainda não fechei meu PC, estou em fase de mudança ainda.. qualquer dica é bem vinda!

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um processador tem um melhor desempenho em 3D ele é o melhor para computação gráfica, lógico. Quando o 3Dmax vai iniciar pela 1º vez ele te pergunta qual API utilizar, que diga-se de passagem é a mesma do jogo. O A64 tem o melhor aproveitamento do dual channel com acesso direto a memória, fato importante para aplicações 3D. Eu iria de A64 de olhos fechados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:goff: Bem ai no cado do 3DS eu ja não sei. Mas no Unigraphics vai ser tanto uso de aplicações solidas quanto as 2D - Drafting

A Placa de vídeo, rs... apenas temos que decidir o modelo.

Mas será uma QUADRO FX 3400 ou uma QUADRO FX 4400G :-BEER

PCI EXPRESS é claro.

:palmas: Olhem a tabela do PCI Express no link abaixo: :palmas:

http://www.nvidia.com/object/IO_11761.html

Bem, a escollha se deve ao fato da serem boas placas para trabalho com engenharia e de elas estarem Homologadas pela Unigraphics do Brasil .

é isso ai .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem ai no cado do 3DS eu ja não sei. Mas no Unigraphics vai ser tanto uso de aplicações solidas quanto as 2D - Drafting

É a mesma coisa, só que ninguém vai dizer nem assumir que é. Tudo que é para indústria é maquiado que é diferente para o usuário comum e blabla. O 3dmax,maya etc são programas profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:ahh: Cara, vou te falar que eu ando devorando o Forum ..... e agora

com você me escrevendo isso eu realmente não entendo vocês.

Sem preconceito...... eu tenho AMD em casa.

Mas vejo todo mundo mostrando e fazendo testes de desempenho com processadores e placas.

:D Agora eu queria saber se os programas que fazem os testes também são maquiados pela indústrias?? :D

Sinceramente, a maioria do pessoal que fala de AMD esta sempre falando bem, bem, bem e no fim na frase coloca : " e é bem mais em conta que o P4 "

concordo com tudo, por isso também comprei um Atlhon

Sei que em varios testes, esses maquiados, o AMD rende muuuuito mais. Mas então se tudo isso é jogada de mercado porque todos compram AMD ??? Então, só pode ser por causa do preço mais em conta, correto ????

Agora se você me disse que estudos mostram isso, que o AMD rende mais eu te falo que eu ja li que o P4 rende mais no tipo de aplicação que eu preciso. Aqui mesmo.

Ai eu te falo, eu boto uma fé nesses estudos e testes. E como o dinheiro não importa nesse caso ( a escolha do processador ) vou botar uma fé no P4.

Consegui botar na cabeça também que a memória vai ser beeem importante.

Então quer saber, começamos com a escolha processadores TOP, mas agora analisando o conjunto você não concorda que ambos podem ter um desempenho maravilhoso com 2GB de memoria e uma placa de vídeo de 512MB.

E como ninguém me sugeriu ou comentou que o AMD teria um desempenho "fantástico" não estou querendo quebrar uma linha da empresa, que é comprar micros com processadores Intel. Se fosse o caso eu até poderia fazer, mas não é necessário pelo que comentaram aqui.

:palmas: Caro amigos...amigo Cassiano, desculpe-me por escrever tudo isso e até escapar do assunto, mas sempre pensei em levantar essa questão e você ainda colocou um "salzinho" no assunto falando que a industria maquia as coisas e etc ... eeheheh ficou interessante .....

Abraços ....

Léo ....

** agora imagina esse micro com 2 GB de RAM e video 512 !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigos...amigo Cassiano, desculpe-me por escrever tudo isso e até escapar do assunto, mas sempre pensei em levantar essa questão e você ainda colocou um "salzinho" no assunto falando que a industria maquia as coisas e etc ... eeheheh ficou interessante .....

Os testes da AMD não são maquiados, o que é maquiado é o que você usa em casa e o que você usa na indústria. Veja bem, eu tenho um catálogo de produtos industriais, e neles tem representantes vendendo placas mãe,de video etc para uso na indústria. Eu que estou acostumado com os modelos enxergo que as placas são as mesmas vendidas no mercado comum, mas quem não sabe vai comprar acha que é para industria tem mais desempenho e por aí vai. Agora, o cara que vende assumir que é isso não vai ter lá entendeu?

95% do mercado considera INTEL melhor para esta aplicação, ele é ruim claro que não. Bom sem olhar o preço, iria de A64 pela capacidade de performance maior que o P4. O A64 comunica com a memória mais rápido com o P4 e o desempenho 3D também é mais poderoso. São dados importantes para seu desempenho com seu software. Se é uma decisão técnica que você queria está aí, opiniões sobre esta escolha nem precisa procurar, o marketing da INTEL é melhor.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que em varios testes, esses maquiados, o AMD rende muuuuito mais. Mas então se tudo isso é jogada de mercado porque todos compram AMD ??? Então, só pode ser por causa do preço mais em conta, correto ???? 

A AMD não tem nenhum interesse em testes maquiados. Seu renome vem dos seus bons produtos.

Qual é mesmo a empresa líder em Marketing em informática?

Agora se você me disse que estudos mostram isso, que o AMD rende mais eu te falo que eu ja li que o P4 rende mais no tipo de aplicação que eu preciso. Aqui mesmo.

Ai eu te falo, eu boto uma fé nesses estudos e testes. E como o dinheiro não importa nesse caso ( a escolha do processador ) vou botar uma fé no P4

Realmente você tem razão. O Pentium4 geralmente se mostra bem superior nessas aplicações. Mas seria interessante tentar um P4 de 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.... Bem agora acredito que estou na fase 2.

Apresentei as onfigurações ontem!

1 >>> 3.6 XEON + 2GB RAM + nVidia Quadro FX3400 256Mb

2 >>> 3.4 XEON + 2GB RAM + nVidia Quadro FX3400 256Mb

3 >>> P4 - 3.40GHZ - 2MB - 800FSB + 2GB RAM + nVidia Quadro FX3400 256Mb

Agora vou levantar e ver quanto pagamos em nossas workstations hoje (acho que em torno de R$14 mil) e comparar com o preço dessa (se tiver que ser DELL vai ficar em uns R$17 mil - com apenas um processador).

O fogo é que se for pegar um micro desses em uma loja não sai por mais de R$13,5 mil já com os dois processadores ! ! !

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vou levantar e ver quanto pagamos em nossas workstations hoje (acho que em torno de R$14 mil) e comparar com o preço dessa (se tiver que ser DELL vai ficar em uns R$17 mil - com apenas um processador).

Poucos computadores montados por grandes integradores como a Dell, por exemplo, tem o desempenho razoável à sua capacidade. Geralmente eles colocam um baita processador com uma placa mãe xulé.

Sempre que tiver oportunidade, prefira montar um computador a seu modo, com suas peças, e conforme sua vontade. Fuja dos integradores: não há bom custo x benefício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Leo, só pra mostrar que você deve tomar cuidado com o que você escuta, veja só os testes do Spec aplications, do módulo do Unigraphics (veja as outras aplicações profissionais, como Pro/Engineer, etc):

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showd...spx?i=2249&p=12

E vire a página e veja o consumo de cada máquina também (principalmente o A64 90nm).

Tem outro bem novo:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showd...spx?i=2353&p=11

São testes com placas de video não profissionais, mas acredito que o panorama não se altere tanto com uma quadro.

Mas se você não quer se arriscar (você sabe que o primeiro problema que der, irão logo te culpar), vai de P4 mesmo. Mas apresente esses resultados para outros ai na empresa.

O Xeon custa uma nota, placas bem mais caras e geralmente o barramento roda com clock menor (para ter maior estabilidade).

Por R$14mil eu acho que você consegue montar uma máquina dual (tem que ver qual o ganho no programa..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo os teste acho que com 14 mil reais, dava pra comprar uma senhora máquina. Por exemplo:

Athlon 64 FX55

DFI nf4 SR-DR (com mod vira uma SLI)

Dual Geforce 6800 Ultra PCI-E

2GB RAM

Acredito que o preço ficaria ainda um pouco abaixo disso aí e o desempenho seria bem maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Posso estar falando uma asneira sem limites, mas o que essas aplicações necessitam, além de uma excelente VGA, é o clock dos processadores? Em determinadas aplicações, isso faz diferença no desempenho, em outros não... onde a arquitetura melhor construída da AMD se destaca. Se for pelos clocks, de Intel ele deve ir mesmo.

Se o restante é Dell/Intel, penso que a alternativa mais segura seria seguir isso. De qualquer forma, não vi ninguém falando, mas já chegou a cotar um Pentium D? Me pareceu um ótimo processador nos testes. Se você deseja Intel mesmo, dá uma pesquisada sobre os modelos Dual da Intel.

Mas não feche os olhos pra AMD porque eles estão, como todos sabem, muito avançados em tecnologia e isso não deve ser ignorado, mesmo que ela fique rodeada de inimigos, hehe.

Placa mãe, ouvi coisas ótimas sobre a Abit. É uma solução excelente pro seu uso.

Gente, aproveitando... desculpem fugir do assunto, mas qual é a aplicação da nVidia® Quadro FX 4400G 512MB ? Eu estava comparando preços dela no xicomputer.com, e em SLI está MUITO mais cara que uma 7800GTX 512MB, também em SLI. Deu pra perceber que é uma placa profissional, mas qual seria a real utilidade que justifique os seus preços?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!