Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor faltando cor...


Raocama

Posts recomendados

Tenho um monitor antigo, de 14''. De uns tempos pra cá ele começou a não mostrar mais nada que fosse em vermlho e suas variações(as outras cores exibe normalmente), mas depois de de ficar ligado por algum tempo ele volta ao normal.

O que pode estar acontecendo?

Como resolver?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confira se não é o cabo do seu monitor que está rompido.

Se não for, pode ser os capacitores da unidade que trabalha com as cores, provavelmete estão naquela plaquinha que fica conectada no tubo. São três circuitos identicos, um para cada cor.

......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá Raocama

na grande maioria das vezes é o que se chama de solda fria. é quando devido ao aquecimento nos terminais do componente, a solda quebra ou racha e ai fica com mal contato. pode ocorrer em quaisquer das cores. a solução é simples. procure um técnico ou veja você mesmo se entender do assunto. você só vai precisar de um ferro de solda e estanho. abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Meiraneto.

concordo com sua analise, e pode ser mesmo apenas um mal contato, mas levando em conta o que foi dito..

"mas depois de de ficar ligado por algum tempo ele volta ao normal."

Pensei logo em um capacitor que esteja alterando o seu valor durante o período de trabalho.

Mas claro, ainda assim pode ser um mal contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei um problema exatamente igual a este e inicialmente também pensei que fosse culpa de um capacitor, mas, antes de mexer nos capacitores optei por refazer a solda dos transistores da placa (3 circuitos iguais) que fica presa ao tubo.

Para manter a lei de Murphy quando refiz a solda do ultimo transistor percebi que ele tinha uma perna do que as outras duas, e por isso, tratei de deixar todas com o mesmo tamanho e refazer a solda para evitar mau contato, após isto o problema foi completamente resolvido.

A marca do monitor era Monidata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Luis Eduardo..

Desculpe por minha ignorância, mas o q e a lei de Murphy e como ela se aplica aqui?

Para manter a lei de Murphy quando refiz a solda do ultimo transistor percebi que ele tinha uma perna do que as outras duas, e por isso, tratei de deixar todas com o mesmo tamanho e refazer a solda para evitar mau contato.

....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigobatista2000@29 Mar. 2003,02:32

Caro amigo Luis Eduardo..

Desculpe por minha ignorância, mas o q e a lei de Murphy e como ela se aplica aqui?

Para manter a lei de Murphy quando refiz a solda do ultimo transistor percebi que ele tinha uma perna do que as outras duas, e por isso, tratei de deixar todas com o mesmo tamanho e refazer a solda para evitar mau contato.

....

rodrigobatista2000, acredito que o nosso colega luis duarte fez referência à Lei de Murphy que diz o seguinte: se uma coisa qualquer a ser feita tiver uma probabilidade de dar errada, por menor que seja a probabilidade, vai dar errada. Então ele constatou que um dos transistores tinha uma "perna" maior que as outras duas. (Faltou a palavra maior). Então ele, para evitar a Lei de Murphy, e não para manter, deixou o transistor com as três "pernas" (leads) iguais. Do mesmo tamanho...

Coisa que, ao meu ver, não era necessário fazer. Bastava soldar bem para evitar mau contato! Mas foi uma precaução a mais que ele tomou!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Eu não queria ficar aproveitando o tópico dos outros, mas é que o fato do problema ser muito semelhante ao meu, me fez pedir uma ajuda aos mais entendidos aqui. É o seguinte: a única diferença em relação ao problema citado é q eu preciso "cutucar" a parte de trás do monitor bem na placa do tubo, para q as cores voltem ao normal.

A mesma solução acima se aplica ao meu problema também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Japa.SP, sem dúvida nenhuma! Trata-se de componentes que não estão mais atuando satisfatoriamente por estarem "soltos", com solda fria! Com muito cuidado e com um bom ferro de solda, pequeno, e solda apropriada para eletrônica, terão de ser refeitas essas soldas antigas.

Monitor desligado... É lógico!!

 :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo Fragoso, eu ralmente nunca tinha ouvido falar sobre esta tal lei de Murphy.

E o nosso colega a levou muito ao 'pé da letra mesmo, não necessitava "aparar" os terminais dos transistores.

Quanto ao nosso amigo japa, o problema dele pos ser mesmo mal contato, mas eu também gostaria de lembrar, que ele deveria tirar o soquete do tubo e dar uma limpezinha ali.

.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!