Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Overclock com o Athlon 64

"Um guia passo-a-passo de como fazer um overclock com o seu processador Athlon 64, com diversas dicas que até mesmo usuários com alguma experiência no assunto aprenderão algo de novo."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• mês depois...
Postado

Tenho um AMD 64 3400+, 1Gb DDR400 Kingnston duas placas de 512MB.

Testei o overclock com a placa-mãe MSI K8T800 Neo, consegui um overclock de 240HMz usando o proprio programa da MSI (MSI CORE CELL), o pc fico estavel e não alterou muito sua temperatura.Também forcei o tempo de resposta da memória de 3.0 para 2.5 e 2.0 ciclos, obtive um aumento de desempenho fazendo isso (OBS. se as memórias não forem boas geralmete a maquina fica instável ao mudar o tempo).

OBS. Não uso o PC com overclock pois o AMD64 3400+ já é bem rápido, sendo assim não sei os efeitos dessas configurações a longo praso!!!! :blink:

• 4 meses depois...
Postado

só um detalhe..

Baixando o multiplicador do Athlon64, deixando ele em um valor quebrado (8.5, 9.5) ele vai obter uma queda de desempenho em testes de memória.

O ideal é trabalhar com um multiplicador inteiro.

• 8 meses depois...
Postado

shor de bola esse topico.... eu bem sabia que minha pc chips era quem amarrava o over aqui hauahauhu quando eu coloquei em 225Mhz num funcionou reinicei e *****#$¨%% tudo aqui ajiajahauhauah

• Membro VIP
Postado

Muito bom o artigo mesmo !!

Mas senti falta do "faça por sua conta e risco" e dos alertas sobre danos ao sistema.

Sei que é repetitivo, mas pode ser que algum iniciante ache que é fácil fazer overclock e faça alguma :priv:.

também acho que deveriam ter citado o "clear CMOS" pro caso do micro não bootar.

E uma pergunta, o aumento do clock PCI-E vai aumentar mesmo o desempenho gráfico ?

Abrass ! :bandeira:

Postado

E uma pergunta, o aumento do clock PCI-E vai aumentar mesmo o desempenho gráfico ?

eu também busquei por muito tempo a resposta da mesma pergunta relacionada ao barramento AGP

minha epox é idêntica à que ele usou pra postar as fotos (a minha só difere na falta do chipset controlador de SATA adicional) e tem aquela mesma opção de fazer over no barramento AGP mantendo o barramento PCI em 33MHz... mas não tem ajudado em nada, mesmo colocando o AGP em 100MHz

Postado

O problema que eu vejo (pelo menos aqui em casa) é que sempre em busca do over ideal os arquivos do Windows XP se corrompem!

Toda vez que vou inventar algo de novo da sempre o mesmo problema, aí tem que dar boot no CD do Win, chkdsk /p, chkdsk /r e tal...

• Membro VIP
Postado

eu também busquei por muito tempo a resposta da mesma pergunta relacionada ao barramento AGP

minha epox é idêntica à que ele usou pra postar as fotos (a minha só difere na falta do chipset controlador de SATA adicional) e tem aquela mesma opção de fazer over no barramento AGP mantendo o barramento PCI em 33MHz... mas não tem ajudado em nada, mesmo colocando o AGP em 100MHz

Então neckilljo, eu fiquei pensando nisso um pouco..

Só uma (ou mais) VGA muito faminta vai precisar de aumento do clock do PCI-E.

Mas aí eu acredito que o resto do sistema que vai amarrar a placa.

Postado

Overclock e Cool'n'Quiet são compatíveis?

É que o meu A64 2800+ 754 Clawhammer 130n (9 x 200 = 1.800Mhz default) com uma ASUS K8N4-E Deluxe e 512 Kingston 3200 tá rodando com tudo no automático e com o C'n'Q ligado, menos o clock que soloquei a 223Mhz (11% de OC), e nunca travou... temperatura sempre na entre 38 e 42 ºC, com cooler box!

Com o CPUID eu monitoro e ele só altera o multiplicador de 5 para 9, (1.115Mhz <-> 2.007Mhz) e a tensão fica ou 1,1V ou 1,5V, isto é, a tensão muda junto com o multiplicador, automaticamente.

Pra eu aumentar este clock, preciso aumentar a tensão para 1,6V, mas se eu fizer isso com o CnQ não vai dar problema quando baixar o multiplicador e a tensão continuar alta?

Como meu PC está me satisfazendo do modo que está, faço a pergunta mais por prevenção, porque quando começar a ficar fraco, vou aumentar o overclock dele, com certeza, mas aí não terei mais ninguém pra perguntar, hehehe, todos terão esquecido os velhos A64 754...

Obrigado pela ajuda, grande abraço!

Postado

Tenho uma dúvida, com o aumento do clock, mesmo mantendo o vcore original, a potência consumida pelo processadore aumenta muito? Sobregarrega mais a fonte?

• Membro VIP
Postado

Tenho uma dúvida, com o aumento do clock, mesmo mantendo o vcore original, a potência consumida pelo processadore aumenta muito? Sobregarrega mais a fonte?

Depende de quanto for seu overclock.. quanto mais alto, ainda mais com aumento do vcore, mior será o consumo e sim, vai demandar mais fonte.

Mas se você fizer OC com uma fonte genérica vai tomar bronca de muita gente.. e pode perder fácil o processador.

Se for uma boa fonte com boa corrente na 12v então sem problemas.

• 5 meses depois...
Postado

Depende de quanto for seu overclock.. quanto mais alto, ainda mais com aumento do vcore, mior será o consumo e sim, vai demandar mais fonte.

Mas se você fizer OC com uma fonte genérica vai tomar bronca de muita gente.. e pode perder fácil o processador.

Se for uma boa fonte com boa corrente na 12v então sem problemas.

cara... não consigo passar de 219 no clock base... e multiplicador sempre em 11x... se eu colocar 221 da tela azul do windows e ele não entra... 220 entra mais fica instavel... meu v-core tá em 1,425v

que se acha? vi que temos cpu's iguais... por isso perguntando...

abraço

• mês depois...
Postado

Ola amigos, desculpe estar "revivendo" um topico mais antigo, mas sempre fiz overclock em meus computadores, mas ultimamente estou tendo certa dificuldade com minha placa-mãe e processador, sendo eles uma PM Asus A8V-VM Ultra e um proc. Athlon 64 (socket 939) 3800+, li o tutorial, mas la fala de placas que permitem o overclock, minha placa "diz que pode" mas não sei como liberar seus componentes pra liberar tal overclock.

Sera que os amigos poderiam dar uma força.

Serei muito grato.

Obrigado !!!!!!!!!! :palmas:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...