Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A64 3000+ 939 Winchester + nForce 4 SLI


TecToy

Posts recomendados

Bom.. está ai a pergunta. Um A64 3000+ Winchester numa pl-mãe com nForce 4 SLI fica melhor que um P4 HT de 3Ghtz?

Lembrando que vou mexer com edição e caputra de video, gravação de DVD e claro, rodar uns jogos.

Ps.: Em ambas confis vou usar 512MB + 512MB DDR400 de ram (dual chanel) Provavelmente da Cosair ou Kingstron (acho que escrevi errado)

Bom... E p/ futuros upgrades!? Será que vai ter A64 dual core p/ 939 no futuro?

Tem algum outro chipset além do nForce 4 que vocês me recomendam?

Queria pergar uma placa-mãe com SLI (pci express), DDR2 e SATA2 :goff: (nem sei se já tem pl com tudo isso)

Lemrando que vou por uma placa de som e uma pl de cap de video a mais no pc.

Ps.: Se puderem m recomendar uma placa-mãe tb agradeço! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por TecToy@17 de abril de 2005, 19:24

Bom.. está ai a pergunta. Um A64 3000+ Winchester numa pl-mãe com nForce 4 SLI fica melhor que um P4 HT de 3Ghtz?

Lembrando que vou mexer com edição e caputra de video, gravação de DVD e claro, rodar uns jogos.

Ps.: Em ambas confis vou usar 512MB + 512MB DDR400 de ram (dual chanel) Provavelmente da Cosair ou Kingstron (acho que escrevi errado)

Bom... E p/ futuros upgrades!? Será que vai ter A64 dual core p/ 939 no futuro?

Tem algum outro chipset além do nForce 4 que vocês me recomendam?

Queria pergar uma placa-mãe com SLI (pci express), DDR2 e SATA2  :goff: (nem sei se já tem pl com tudo isso)

Lemrando que vou por uma placa de som e uma pl de cap de video a mais no pc.

Ps.: Se puderem m recomendar uma placa-mãe tb agradeço!  B)

TecToy,

vamus lá...

você quer ddr2 sata2 e SLI..., fica mt difícil isso pois umas tecnologias tem só na intel e outra´só na AMD.,.

DDR2 só tem em placas-mãe intel... SLI tem pra A64, mas a MSi se não me engano lançou uma placa pra intel em SLI... SATA2 só tem em poucas placas...

bom o pentium terá uma melhor performance no q você quer fazer, menos nos jogos, mas acho q não vale a pena pois é mt caro!

en tuam na minha opinião você deveria pegar o A64 colocar uma A8n-Sli dA asUS e colocar uma duas pv em SLI...

quanto pode gastar nas placas de video?

valeu!!! :bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fumiko@17 de abril de 2005, 19:34

TecToy,

vamus lá...

você quer ddr2 sata2 e SLI..., fica mt difícil isso pois umas tecnologias tem só na intel e outra´só na AMD.,.

DDR2 só tem em placas-mãe intel... SLI tem pra A64, mas a MSi se não me engano lançou uma placa pra intel em SLI... SATA2 só tem em poucas placas...

bom o pentium terá uma melhor performance no q você quer fazer, menos nos jogos, mas acho q não vale a pena pois é mt caro!

en tuam na minha opinião você deveria pegar o A64 colocar uma A8n-Sli dA asUS e colocar uma duas pv em SLI...

quanto pode gastar nas placas de video?

valeu!!! :bandeira:  :-BEER

Opa! Percebi isso :/

Achei umas PLs da MSI com o nForce 4 Ultra com SATA (fala que tem 300Mbs,d eve ser SATA2) e outras com nForce 2 SLI

Na verdade, pretendo por só uma placa de video por enquanto. Se por duas, vou por uma ATI X700 ou geforce 6600GT e outra, vou por uma bem simples só p/ passar a imagem p/ tv. (Mas provavelmente vou pegar uma placa com saida p/ tv e vou por somente uma placa de video.)

Queria mais o SLI é pela tecnologia e o SATA2, que só vi oficialmente em chips nForce 4 SLI.

Bom, o principal que procuro mesmo é o DDR2, SATA2 e PCI Express 16x (pod ser só um mesmo rs)

Não pretendo gatsar mais de 800 na placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@18 de abril de 2005, 00:21

Nenhuma plataforma da AMD utiliza memórias DDR2, é utilizado apenas a DDR.

É, to vendo isso, realmeten é uma pena! ;/ Mas com over eu poderia aumentar o barramento? Lendo vi que o A63 tem barramento de 800/1000Mhtz, se tiver realmente 1000Mhtz, colocaria um over na memo e ficaria bem mais rápido, isso é verdade?

Tipo, um dual DDR400, ai joga cada DDR p/ un 460/ 480 tá bom, daria uns 920/960Mhtz. Será possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, só p/ esclarecer, acho que estou confudindo muito.. :blink: Eu quero um bom desempenho, se o A64 realmente tiver o barramento externo de 1000Mhtz, posso fazer um over na memória p/ ela ir mais rápido, então acho que DDR2 não seria tão necessário assim. Mas o SATA não tem ocmo 'fazer over', então queria uma pl com SATA2 que tem p/ A64 (da MSI, Albatron, etc) e PCI Express.

Mas me ajudem, meu pensamento está certo? Tem como eu fazer esse over na memória p/ ela ter um barramento maior e usar mais o barramento do processador?

(Com tais overs, o A64 seria mais rápido mesmo que o P4 HT né?(ambos de 3000/3200Gtz (assim digamos, por comparação)))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Athlon 64 possui barramento externo, mas não é um barramento como o FSB tradicional do Athlon XP e do Pentium 4. Devido ao controlador de memória integrado no próprio processador (on-die) o Athlon 64 não possui FSB.

Os processadores K8 se comunicam com o Chipset através do HyperTransport (HTT) e com a memória a comunicação é feita através de um barramento exclusivo.

O HyperTransport é uma conexão direta, ponto-a-ponto de alta velocidade e trabalha com folga, no socket 754 a velocidade do HTT é de 800 MHz (200 x 4), no socket 939 é de 1000 MHz (200 x 5). O clock final do HTT assim com o do processador é alcançado através de um clock de referência, que em stock é de 200 MHz.

Ao fazer overlock você aumenta o clock base (ou de referência), mas deve ter cuidado para não ultrapassar o limite do clock padrão do HyperTransport, para fazer isso você deve reduzir o multiplicador do HTT.

Em relação as memórias, a velocidade delas estão diretamente ligado ao clock e ao multiplicador do processador, como o controlador é integrado o barramento de acesso as memórias funciona no mesmo clock do processador, por esse motivo existe um divisor que limita a velocidade dentro dos padrões das memórias DDR.

No caso do Athlon 64 3000+ (socket 939) os divisores são os seguintes:

200 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 1800 MHz (Clock do Processador) - > 1800 : 9 (Divisor da Memória) = 200 MHz (Velocidade da Memória)

200 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 1800 MHz (Clock do Processador) - > 1800 : 11 (Divisor da Memória) = 166 MHz (Velocidade da Memória)

200 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 1800 MHz (Clock do Processador) - > 1800 : 14 (Divisor da Memória) = 133 MHz (Velocidade da Memória)

Em overclock o clock do processador aumenta, mas o divisor das memórias permanece o mesmo, dessa forma você obtém o clock das memórias, por esse motivo é possível chegar a um clock elevado no processador utilizando memórias simples, para isso basta alterar na Bios a velocidade da memória para que seja aplicado um novo divisor.

Um exemplo de overclock:

Clock de referência em 250 MHz, aplicação dos divisores:

200 MHz (9):

250 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 2250 MHz (Clock do Processador) - > 2250 : 9 (Divisor da Memória) = 250 MHz (Velocidade da Memória)

166 MHz (11):

250 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 2250 MHz (Clock do Processador) - > 2250 : 11 (Divisor da Memória) = 204 MHz (Velocidade da Memória)

133 MHz (14):

250 MHz (Clock Base) x 9 (Multiplicador) = 2250 MHz (Clock do Processador) - > 2250 : 14 (Divisor da Memória) = 161 MHz (Velocidade da Memória)

P.S.: Lembre-se que a velocidade final do HyperTransport não deve ultrapassar o padrão, nesse exemplo o multiplicador do HTT seria alterado para 4, dessa forma o HyperTransport permaneceria em 1000 MHz (padrão).

O Athlon 64 em stock é mais rápido que o Pentium 4 em várias aplicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps.: A placa que pretendo usar com o A64 3000 Winchester 939: Epox 9NPA

http://www.epox.com/USA/product.asp?id=EP-9npaplusultra

Outras que pretendo tb:

Msi:

K8N Neo4 Platinum (Queria cofirmar se ela tem mesmo SATA2)

K8N Neo4 Platinum/SLI

DFI:

LANPARTY nF4 SLI-DR

LANPARTY UT nF4 SLI-DR

LANPARTY UT nF4 SLI-D

Chaintech:

VNF4 / VNF4 Ultra ZENITH VE

Gigabyte:

GA-K8N Ultra-9

GA-K8N Ultra-SLI

Asus:

A8N-SLI

A8N-SLI Deluxe

Gregori,

entendi o que você falou.. mas viajei um pouco... Nos exemplos você falou em memória com barramento de nomax 200Mhtz.. mas a DDR não vai até 400?

Não entendo muito essa parte de barramento do A64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DDR 400 transfere 2 dados por pulso de clock, seu clock efetivo é 400, mas o clock real é 200 MHz.

A K8N Neo4 Platinum possui SATA II, essa placa utiliza o Nforce 4 Ultra, uma das caracteristícas desse Chipset é o SATA II, para confirmar é só olhar no site da MSI que você mesmo passou:

NV RAID supports 4 SATA ports (SATA1-4). Transfer rate is up to 300MB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori@18 de abril de 2005, 08:15

A DDR 400 transfere 2 dados por pulso de clock, seu clock efetivo é 400, mas o clock real é 200 MHz.

A K8N Neo4 Platinum possui SATA II, essa placa utiliza o Nforce 4 Ultra, uma das caracteristísticas desse Chipset é o SATA II, para confirmar é só olhar no site da MSI que você mesmo passou:

NV RAID supports 4 SATA ports (SATA1-4). Transfer rate is up to 300MB/s.

Gregori,

obrigado pela luz! Estou meio sem tempo p/ ler sobre tudo isso, tinha visto isso, mas nas descrições gerias estava somente como SATA (por isso não sabia se era 150 ou 300)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!