Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SWAP num PC antigo


Igor Rizzo

Posts recomendados

Como podem ver, tenho um pc bastante antigo (o segundo da minha assinatura), um mero Pentium 166 com 32MB de RAM que uso para downloads de músicas e filmes, porque acho mais cômodo do que fazer isso no computador que uso regularmente.

Tenho nele instalado um Debian Woody, kernel 2.2.20; uma instalação bem light, sem interface gráfica, só o mínimo indispensável. Controlo a máquina via ssh.

Em geral, ele roda muito bem, com seus 32 MB de RAM quase totalmente ocupados e seus 64 MB de SWAP sempre vazios. Responde imediatamente aos meus comandos via ssh.

Mas quando um download acaba e vou copiar o arquivo baixado para o meu computador pessoal, ele começa a usar consideravelmente a SWAP por causa da transferência e depois disso, fico com uma boa parcela da SWAP ocupada e o desempenho do sistema cai consideravelmente. Ele não libera a SWAP depois disso.

Mesmo sabendo que não é algo recomendável, resolvi fazer um swapoff/swapon para forçar a limpeza da SWAP.

Conclusão 1: o sistema fica imediatamente mais rápido.

Conclusão 2: essa solução é meio estúpida, porque eu não sei o que está na SWAP no momento do swapoff, e como pude experimentar, isso acidentalmente finalizou um processo que não deveria ser finalizado.

Alguém tem uma solução melhor? Como posso me livrar apenas do "lixo"?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí cara!!!

bicho eu sei como é isso... eu tiña um Lentium 200 c/ 16 de RAM q era phod...

algumas soluções:

- crie um script p/ ele fazer isso automaticamente, tipo de cada 5 minutos.

- faça um arquivo de swap, aí ative ele e desative a outra swap. e vá revezando

- dê um sync quando ele começa a fica lento

- poe mais swap (se puder, hehehehhee)

- compre um barril maior

- se você usa ext2/3 passe o sistema todo pra reiserfs

dá uma fuçadae q tu acha!

té+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pela pronta resposta Firefox... deixe-me ver se eu me explico melhor:

Veja a utilização da minha memória e SWAP neste momento:


            total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:         30616      29632        984       8964       3168       8196
-/+ buffers/cache:      18268      12348
Swap:        64444          0      64444

Ou seja, o número de processos rodando atualmente é a conta certa pra preencher minha RAM, sem necessidade de usar a SWAP.

Quando faço a transferência de arquivos pro meu computador pessoal, a necessidade não atendida de mais memória vai ser suprida pela SWAP.

O meu problema é que quando a transferência acaba, por alguma razão, eu não volto ao estado anterior, quando a SWAP não estava utilizada. E o acesso aos meus HDs antigos é muito lento, por isso que eu tenho a conta certa para rodar tudo na memória.

O que eu quero é: acabada uma operação que requeira o uso da SWAP, voltar ao início e não usar mais SWAP.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí cara!

já dizia Robert Plant: "well... well... well..."

o linux faz isso sozinho. não tem como ele "descarregar tooooooooooooda a swap depois d liberar 1 mega na RAM". isso iria forçar o processador e hd a tramparem o tempo todo, +- como acontece no Windows.

aos poucos ele vai esvaziando a SWAP, movendo td pra RAM. mas isso só acontece qdu o sistema tá ocioso.

quanto á lentidão... ó cara, só tem duas formas de resolver isso: põe um HD maior/mais rápido ou coloca mais RAM. nem que você coloque 50Gb de SWAP a coisa não vai melhorar mtu não.

é soda mans é a verdade

té+

ps: po bicho, tu tens um micro só pra download... qta gente consegue ter isso? dx q seja lentão boy!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!